Buscar

GESTÃO POR COMPETÊNCIA - EXERCÍCIO TEMA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO POR COMPETÊNCIA
EXERCÍCIO TEMA 3
1 - O norte-americano David Clarence McClelland inaugurou a discussão sobre competência ao publicar, no ano de 1973, seu trabalho Testing for Competence Rather Than for Intelligence (Teste para competências ao invés de inteligência).
DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2009.
Considerando o trabalho de McClelland sobre competência, analise as afirmações a seguir.
I - O artigo propunha mudanças no método utilizado para seleção de pessoas, que em vez de ser por meio de testes de inteligência, seria por meio de competências.
II - Embora tenha sido publicado em uma revista de psicologia, o artigo chamou a atenção também de administradores, por abordar o processo de seleção de pessoas.
III - O conceito de competência utilizado por McClelland não foi aceito entre os pesquisadores e por isso sua visão não foi utilizada para dar suporte a processos de gestão de pessoas.
IV - Tendo como foco os gestores, o artigo tinha por objetivo apresentar um rol composto por 21 competências que o autor considerava fundamentais ao gestor ideal. 
Agora, marque a opção que apresenta as afirmativas corretas.
R: A afirmativa I está correta, o artigo de McClelland buscava justamente discutir a utilização de testes de inteligência para seleção de pessoas, apresentando o uso de competências como uma alternativa mais eficaz. A afirmativa II está também correta, uma vez que, embora o artigo tenha sido publicado em uma revista que tinha como público-alvo os psicólogos, o tema do artigo – seleção de pessoas em empresas - acabou despertando o interesse de administradores.
A resposta correta é: I e II.
2 - Embora o tema competência seja debatido no mundo todo, há duas vertentes que contribuíram como base para grande parte dos livros e artigos produzidos. Uma delas é a perspectiva americana de competência e a outra é a francesa.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
Sobre a perspectiva francesa de competência, marque a opção correta.
R: O debate sobre competências surgiu na França a partir da identificação de que as capacitações disponíveis não estavam alinhadas às necessidades empresariais, o que prejudicava a empregabilidade dos franceses.
A resposta correta é: A discussão sobre competências surge na França com foco no aumento da empregabilidade.
3 - Zarifian destaca-se como o precursor da discussão a respeito do tema competência na França. Seu trabalho apresenta alinhamento com a preocupação francesa sobre o descompasso entre o que as empresas buscam e a formação oferecida às pessoas.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Sobre a visão do francês Zarifian, marque a opção correta.
R: Para Zarifian, o fato das empresas estarem inseridas em ambientes mutáveis, faz com que seja difícil identificar as competências da organização e buscar alinhar as individuais às primeiras. Competência, para o autor, estaria mais relacionada à capacidade de executar tarefas não rotineiras, urgentes e imprevistas, assumir responsabilidades e realizar uma reflexão crítica sobre o que está fazendo.
A resposta correta é: Para o autor, as empresas não estão inseridas em ambientes estáticos, o que prejudicaria o alinhamento entre competências individuais e organizacionais.
4 - Em sua publicação The Competente Manager: a model for effective performance, Richard Boyatizis apresentou, no ano de 1982, características que considerava que norteariam a construção de um perfil ideal de gestor.
BITENCOURT, C. C. BARBOSA, A. C. Q. Gestão de competências: articulando indivíduos, organizações e sociedade. In: Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 175-195.
Sobre a publicação de Boyatizis, marque a opção correta.
R: Boyatizis propõem um modelo para identificação de 21 características que acredita serem importantes para o gestor ideal. Esse modelo é baseado nas competências do cargo. O foco nas competências empresariais e na busca pelo alinhamento das competências individuais a essas primeiras é uma característica da visão americana de competência.
A resposta correta é: O modelo que o autor propõe foi criado com base na avaliação das competências do cargo.
5 - Para a maioria dos autores americanos, o debate sobre competência tem como foco o alinhamento entre competências individuais às competências organizacionais, por isso a importância do mapeamento das competências necessárias ao funcionamento da organização.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
Sobre as críticas à perspectiva americana de competência, marque a opção correta.
R: A importância concedida pelos americanos às competências necessárias à execução do cargo desperta a discussão sobre em que medida a perspectiva não estaria próxima dos antigos métodos de organização da produção taylorista e fordista, nos quais o funcionário não conhecia o todo, mas era altamente especializado somente naquela etapa que realizava.
A resposta correta é: A relevância dada às competências do cargo poderia aproximar a perspectiva americana aos modelos taylorista e fordista.

Continue navegando