Buscar

Exercício de fixação Gestão por competência Tema 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em	sábado, 5 Mar 2022, 17:59
Estado	Finalizada
Concluída em	sábado, 5 Mar 2022, 18:12
Tempo empregado	12 minutos 18 segundos
Avaliar	5,00 de um máximo de 5,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Para a maioria dos autores americanos, o debate sobre competência tem como foco o alinhamento entre competências individuais às competências organizacionais, por isso a importância do mapeamento das competências necessárias ao funcionamento da organização.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
Sobre as críticas à perspectiva americana de competência, marque a opção correta.
Escolha uma opção:
a. A relevância dada às competências do cargo poderia aproximar a perspectiva americana aos modelos taylorista e fordista. 
b. A perspectiva americana considera o mundo do trabalho como algo em constante mutação.
c. Para os americanos, a identificação das competências se dá especialmente na execução prática das atividades e tarefas.
d. Os autores americanos entendem que mesmo que se possua experiência profissional e formação isso pode não significar competência.
Feedback
Sua resposta está correta.
A importância concedida pelos americanos às competências necessárias à execução do cargo desperta a discussão sobre em que medida a perspectiva não estaria próxima dos antigos métodos de organização da produção taylorista e fordista, nos quais o funcionário não conhecia o todo, mas era altamente especializado somente naquela etapa que realizava.
A resposta correta é: A relevância dada às competências do cargo poderia aproximar a perspectiva americana aos modelos taylorista e fordista.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em sua publicação The Competente Manager: a model for effective performance, Richard Boyatizis apresentou, no ano de 1982, características que considerava que norteariam a construção de um perfil ideal de gestor.
BITENCOURT, C. C. BARBOSA, A. C. Q. Gestão de competências: articulando indivíduos, organizações e sociedade. In: Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. p. 175-195.
Sobre a publicação de Boyatizis, marque a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Para elaboração do estudo, o autor coletou dados primários, por meio de entrevistas.
b. Para o autor, elementos como inteligência e personalidade não teriam relação com desempenhos diferenciados.
c. O autor não entende as competências como atributos inatos ao indivíduo, que permitiriam melhores desempenhos.
d. O modelo que o autor propõe foi criado com base na avaliação das competências do cargo. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Boyatizis propõem um modelo para identificação de 21 características que acredita serem importantes para o gestor ideal. Esse modelo é baseado nas competências do cargo. O foco nas competências empresariais e na busca pelo alinhamento das competências individuais a essas primeiras é uma característica da visão americana de competência.
A resposta correta é: O modelo que o autor propõe foi criado com base na avaliação das competências do cargo.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O norte-americano David Clarence McClelland inaugurou a discussão sobre competência ao publicar, no ano de 1973, seu trabalho Testing for Competence Rather Than for Intelligence (Teste para competências ao invés de inteligência).
DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2009.
Considerando o trabalho de McClelland sobre competência, analise as afirmações a seguir.
I - O artigo propunha mudanças no método utilizado para seleção de pessoas, que em vez de ser por meio de testes de inteligência, seria por meio de competências.
II - Embora tenha sido publicado em uma revista de psicologia, o artigo chamou a atenção também de administradores, por abordar o processo de seleção de pessoas.
III - O conceito de competência utilizado por McClelland não foi aceito entre os pesquisadores e por isso sua visão não foi utilizada para dar suporte a processos de gestão de pessoas.
IV - Tendo como foco os gestores, o artigo tinha por objetivo apresentar um rol composto por 21 competências que o autor considerava fundamentais ao gestor ideal. 
Agora, marque a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Escolha uma opção:
a. I e III.
b. II e III.
c. I e IV.
d. I e II. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A afirmativa I está correta, o artigo de McClelland buscava justamente discutir a utilização de testes de inteligência para seleção de pessoas, apresentando o uso de competências como uma alternativa mais eficaz. A afirmativa II está também correta, uma vez que, embora o artigo tenha sido publicado em uma revista que tinha como público-alvo os psicólogos, o tema do artigo – seleção de pessoas em empresas - acabou despertando o interesse de administradores.
A resposta correta é: I e II.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Zarifian destaca-se como o precursor da discussão a respeito do tema competência na França. Seu trabalho apresenta alinhamento com a preocupação francesa sobre o descompasso entre o que as empresas buscam e a formação oferecida às pessoas.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Sobre a visão do francês Zarifian, marque a opção correta.
Escolha uma opção:
a. O autor considera fundamental buscar o alinhamento entre competências individuais e organizacionais.
b. Competência estaria relacionada à capacidade de executar atividades não rotineiras, sem, no entanto, executar uma reflexão crítica.
c. Para o autor, as empresas não estão inseridas em ambientes estáticos, o que prejudicaria o alinhamento entre competências individuais e organizacionais. 
d. Competência estaria relacionada ao fato de estar apto a executar com excelência as tarefas rotineiras.
Feedback
Sua resposta está correta.
Para Zarifian, o fato das empresas estarem inseridas em ambientes mutáveis, faz com que seja difícil identificar as competências da organização e buscar alinhar as individuais às primeiras. Competência, para o autor, estaria mais relacionada à capacidade de executar tarefas não rotineiras, urgentes e imprevistas, assumir responsabilidades e realizar uma reflexão crítica sobre o que está fazendo.
A resposta correta é: Para o autor, as empresas não estão inseridas em ambientes estáticos, o que prejudicaria o alinhamento entre competências individuais e organizacionais.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Embora o tema competência seja debatido no mundo todo, há duas vertentes que contribuíram como base para grande parte dos livros e artigos produzidos. Uma delas é a perspectiva americana de competência e a outra é a francesa.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
Sobre a perspectiva francesa de competência, marque a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Assim como na perspectiva americana, a francesa busca o alinhamento das competências individuais às empresariais.
b. A discussão sobre competências surge na França com foco no aumento da empregabilidade. 
c. O debate surge na França com a identificação de que as formações disponíveis se encontravam plenamente alinhadas às necessidades das empresas.
d. Diferentemente da perspectiva americana, a francesa vê o mundo do trabalho como algo estático.
Feedback
Sua resposta está correta.
O debate sobre competências surgiu na França a partir da identificação de que as capacitações disponíveis não estavam alinhadas às necessidades empresariais, o que
prejudicava a empregabilidade dos franceses.
A resposta correta é: A discussão sobre competências surge na França com foco no aumento da empregabilidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando