Buscar

Avaliação Final Objetiva- Lógica Matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) – Lógica Matemática0
1- Afirmação do consequente é uma falácia formal que consiste em confundir condição suficiente com necessária. Baseia-se contrária à negação do antecedente. Baseado nisto, complete a frase com a conclusão que fundamenta uma Afirmação do Consequente, na proposição Lógica "Se ganhar na Loteria, fico rico. Fiquei rico, logo ..."
A- Se não ganho não fico rico.
B- Não ganho na loteria.
C- Ganhei na loteria.
D- Fico rico.
2- Estudamos os conceitos de tautologia e contradição. Entretanto, existem casos em que as conclusões lógicas diferem destes dois. Aferimos, nestes casos, que eles se tratam de contingências. Uma contingência é uma proposição composta cuja última coluna da tabela-verdade:
A- Possui somente o valor lógico V.
B- Possui dois valores lógicos V e dois valores lógicos F.
C- Possui somente o valor lógico F.
D- Possui, obrigatoriamente, ao menos um valor lógico V e um F.
3- Na lógica de predicados, a utilização dos quantificadores é importante na formalização para denotar o universo quantificado. Logo, sobre a sentença: "Nenhum escritor é feliz". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta sua negação:
A- Algum escritor é infeliz.
B- Nenhum escritor é infeliz.
C- Todo escritor é feliz.
D- Algum escritor é feliz.
4- A disjunção exclusiva é uma operação sobre dois ou mais valores lógicos que retrata tipicamente os valores de duas proposições, sendo que produz um valor verdadeiro apenas se a quantidade de operadores verdadeiros for ímpar. Qual das proposições compostas a seguir apresenta uma disjunção exclusiva?
A- q: Paulo é professor ou médico.
B- r: Saulo é pagodeiro ou padeiro.
C- s: Janaina é bonita ou simpática.
D- p: Jairo é adulto ou criança.
5- Na ilustração a seguir, temos quatro conjuntos A, B, C e D representadas por circunferências que se interceptam. Estas regiões estão numeradas de 1 a 13. Por exemplo, o número 1 representa a intersecção entre os quatro conjuntos. Sendo assim, qual das alternativas apresenta a numeração que compreende a região delimitado por:
A- 10 e 11.
B- 1, 3 e 4.
C- 3, 5, 7, 9 e 13.
D- 2 e 6.
6- O silogismo dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois sua conclusão é extraída das premissas. Baseado nisto, com as premissas:
1. Caso ou compro uma bicicleta.
2. Não caso.
Assinale a alternativa CORRETA que a conclusão é baseada no silogismo dedutivo:
A- Não comprarei uma bicicleta casado.
B- Casarei.
C- Não comprarei uma bicicleta.
D- Compro uma bicicleta.
7- A formalização de uma sentença pode conter variáveis, quantificadores, predicados e sujeitos. Logo, para escrever uma sentença de forma correta, devemos nos ater a algumas regras para que a simbologia e a forma apresentada tenham um padrão. Segundo as regras atribuídas no estudo da Lógica Matemática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto aos predicados, utilizamos letras maiúscula do alfabeto.
(    ) As variáveis são objetos individuais que atribuímos letras minúsculas do alfabeto como x.
(    ) Existem apenas dois quantificadores, o de existencial e hipotético.
(    ) O sujeito deve ser apresentado com uma letra minúsculas do alfabeto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- F - V - V - F.
B- V - F - V - V.
C- F - F - V - F.
D- V - V - F - V.
8- Na tabela-verdade, as células de ambas as colunas são preenchidas com valores lógicos V e F, de modo a esgotar todas as possíveis combinações dentro de um argumento. Podemos analisar as colunas das premissas e sua conclusão para verificar a veracidade do argumento. Analise os argumentos a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
A- Somente a sentença I está correta.
B- As sentenças II e III estão corretas.
C- As sentenças I e II estão corretas.
D- As sentenças I e III estão corretas.
9- Na escola, a semana foi agitada. Isto porque havia uma seleção com prova escrita para as funções de coordenador e presidente do grêmio estudantil. Durante a aula de Matemática, o professor perguntou pelos alunos: Bianca, Leandro e Cíntia. Após informações dadas pelos colegas, o professor fez as seguintes afirmações:
I- Leandro concorre ao cargo de presidente do grêmio estudantil ou Bianca ao cargo de coordenadora do grêmio estudantil.
II- Se Cíntia está fazendo a prova, então ela está concorrendo ao cargo de presidente do grêmio estudantil.
Com base nas afirmações do professor, e considerando a falsidade das mesmas, qual das proposições a seguir necessariamente é verdadeira?
A- Leandro concorre ao cargo de coordenador do grêmio Estudantil e Bianca concorre ao cargo de presidente do grêmio estudantil.
B- Leandro não concorre ao cargo de presidente do grêmio estudantil e Cíntia concorre ao cargo de coordenadora do grêmio Estudantil.
C- Cíntia está fazendo a prova ou Bianca concorre ao cargo de coordenadora do grêmio Estudantil.
D- Cíntia não está fazendo a prova e Bianca não concorre ao cargo de coordenadora do grêmio Estudantil.
10- Ao desenvolver o conhecimento de representação por meio simbólico de um argumento, aprendemos alguns conectivos, os quais realizam as ligações entre as proposições envolvidas. A negação é uma operação unário, que quando aplicada, produz o valor falso de uma proposição. É necessário ter cuidado ao realizar a negação de argumentos que utilizam como ligação a conjunção e a disjunção (inclusiva ou exclusiva). Com relação a esta observação, a equivalência lógica proposicional à negação da frase "Marta é paulista ou Carlos é mineiro", é:
A- Marta não é paulista e Carlos não é mineiro.
B- Marta não é paulista ou Carlos não é mineiro.
C- Marta não é mineira ou Carlos não é paulista.
D- Marta é mineira e Carlos é paulista.
11- (ENADE, 2014) Em uma festa infantil, um grupo de 7 crianças - Ana, Beatriz, Carlos, Davi, Eduardo, Fernanda e Gabriela - reuniu-se próximo a uma mesa para brincar de "esconde-esconde". Para efetuar essa escolha, as crianças se dispuseram em um círculo na mesma ordem descrita anteriormente e, simultaneamente, mostraram um número de dedos das mãos. Os números de dedos mostrados foram somados, resultando em uma quantidade que vamos chamar de TOTAL. Ana começou a contar de 1 até o TOTAL, e, a cada número dito, apontava para uma criança da seguinte forma: 1 - Ana, 2 - Beatriz, 3 - Carlos, 4 - Davi, e assim por diante. Quando chegasse ao número TOTAL, a criança correspondente a esse número seria aquela que iria procurar as demais. Se o número TOTAL é igual a 64, qual é a criança designada para procurar as demais é:
A- Beatriz.
B- Davi.
C- Ana.
D- Carlos.
Aumentar fonte
Clique para baixar o arquivo

Continue navegando