Buscar

Degenerações Hialinas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Mecanismos Fisiopatológicos – I
Degeneração Hialina e Amiloidose
Lesão celular decorrente de alterações bioquímicas resultando no acúmulo de PROTEÍNAS no interior da célula.
· Degeneração hialina intracelular: agregados, vacúolos ou gotículas redondas e eosinofílicas dentro do citoplasma.
Mecanismos patogênicos gerais: aumento da captação de proteínas (endocitose), aumento da produção (acúmulo de proteínas ou inclusões de origem virótica) e condensação de filamentos intermediários e proteínas (alterações mediadas por EROs). 
· Corpúsculo de Mallory: Ocorre nos hepatócitos (aparece como grumos citoplasmáticos bem rosas - eosinofilicos). Comum em pacientes com cirrose, doença hepática alcóolica e NASH. 
Ocorre devido a formação de radicais livres. Radicais livres – Peroxidação proteica – Condensação de proteínas do citoesqueleto (citoqueratina) – Filamentos de grumos acidófilos no citoplasma dos hepatócitos. 
· Corpúsculo de Councilman – Rocha Lima: Ocorre nos hepatócitos (geralmente aparece como acidofilia citoplasmática, tamanhos variados e apoptose). Ocorre em pacientes com hepatites virais A ou B e febra amarela.
 Em hepatites virais, são vistos hepatócitos encarquilhados, com citoplasma muito condensado e acidófilo, conhecidos como corpúsculos de Councilman-Rocha Lima
· Degeneração Cérea de Zenker: Injúria grave de fibras musculares esqueléticas e cardíacas. Causada por endotoxinas (febre tifoide, leptospirose, sepse e choque anafilático) ou por agressão a linfócitos T e macrófagos (miocardite chagásica). 
O sarcoplasma perde a estriação adquirindo aspecto homogêneo e róseo. 
IL-1 e TNF alfa induzem atividade catabólica ativando proteossomas citoplasmáticos e proteases intracelulares levando a degeneração dos miofilamentos (degeneração hialina) e resultando em necrose. 
· Corpúsculo de Negri: Acúmulo de proteínas virais e/ou produtos da reação à infecção viral. São inclusões intracitoplasmáticas em neurônios infectados na raiva. (É patognomômico para raiva).
Patognomônico: significa que a característica é específica para doença. 
· Corpúsculo de Russel: Ocorre em plasmócitos (acúmulo de IgG no citoplasma). Aparece em inflamações excessivas e plasmocitomas. Síntese ativa de imunoglobulinas. O reticulo endoplasmático se encontra distendido e com inclusões eosinofílicas e homogêneas. 
Ocorre quando a célula libera muitas imunoglobulinas e elas se acumulam no citoplasma devido a falta de liberação delas. 
· Goticular: Proteinúria; ocorre por endocitose elevada de proteínas nos túbulos renais proximais. Ocorre em pacientes com problemas glomerulares. 
Se o problema glomerular for cessado a degeneração é reversível. 
· Degeneração Hialina Extracelular: 
· Hialinose – Transformação Hialina: Ocorre em vários órgãos; fenômeno normal do envelhecimento, porém é mais comum em pacientes com hipertensão arterial e diabetes melitus. 
Ocorre deposição de substância hialina entre o endotélio e túnica média de arteríolas aferentes glomerulares. 
· Rim – HAS: extravasamento de proteínas do pasma através das células endoteliais que se depositam no MEC, depois de um tempo isso ocorre no glomérulo alterando a filtração glomerular e levando ao acúmulo Goticular no glomérulo. É irreversível. 
· Queloide: Deposição de material fibrilar proteico em substituição ao parênquima tecidual. Fibras colágenas tumefeitas, espessas, homogêneas e com perda de aspecto fibrilar normal. 
Produção exacerbada de MEC e/ou mecanismos de degradação reduzidos. 
· Amiloidose: Grupo heterogêneo de doenças que cursam com o depósito intersticial de substância hialina amorfa, decorrente do dobramento incorreto de proteínas. 
- São constituídos de polímeros de subunidades proteicas pequenas (monômeros) que se repetem indefinidamente. 
- É uma proteína dobrada em uma conformação extremamente estável. Sua cadeia de aminoácidos fica disposta em forma de pregueamento beta. 
- Cada amiloide possui um tipo diferente de monômero que permite a sua classificação. 
- Proteína amiloide, fibrilar com pregueamento beta. 
- As moléculas se associam formando bainhas pregueadas. 
- Vermelho congo: associação em paralelo com dobras das bainhas da proteína. Para diagnosticar como amiloidose deve utilizar a coloração de vermelho congo (cora as bainhas dobradas e com isso é possível a visualização do amiloide no microscópio óptico).
- A amiloidose ocorre pela acumulação da cadeia leve da imunoglobulina ou por uma infecção crônica sustentada. 
- Diversidade estrutural das proteínas amiloides: Fibrila (proteína dobrada de forma errada), Proteína Al (proteína produzida em quantidade anormal em plasmócitos – proteólise limitada), Proteína AA (produção anormal de proteínas, ativação de macrófagos em células do fígado proteólise limitada) e Proteína ATTR (produção anormal de proteínas mutantes – agregação).
- Classificação: localizada (coração, laringe) ou sistêmica. (primária, idiopática: hereditária ou não hereditária ou secundária: doenças inflamatórias crônicas e até mieloma múltiplo).
-Morfologia:	 Macroscopia: aumento do volume do órgão – atrofia do parênquima e rigidez
		 Microscopia: hialinização dos órgãos afetados. HE. Substância hialina: homogênea e eosinofilica. Positivo para o vermelho Congo – verde à luz polarizada.
· Amilóide AL: Tipo mais comum de amiloidose sistêmica. Produção exacerbada somada com o efeito de degradação de cadeias leves. Ocorre em 15% dos pacientes com mieloma múltiplo/plasmocitoma.
· Amiloidose sistêmica reativa: Associado a condições inflamatórias crônicas. Depósito do amiloide AA. Precursor: SAA (elevação sustentada). Ocorre por degradação incompleta da SAA ou por anomalia estrutural dela. 
· B Amilóide: Aparece na doença de Alzheimer. Tem sua causa desconhecida. Material amolóide formando as chamadas placas senis (neurônios e vasos cerebrais).

Outros materiais