Buscar

Reflexão da Palestra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Reflexão da Palestra
A palestra foi realizada no dia 31 de agosto 2021, no horário do estágio supervisionado, Ana iniciou sua fala explicando como foi o início do plantão psicológico, que era um estágio, e atualmente é um projeto de extensão que a partir do 4º período os alunos da UFMG poderiam participar.
Ana relatou que com a pandemia, no final de março e inicio de abril, o Departamento de Relações Internacionais pediu um auxilio para os alunos e professores intercambistas que não conseguiram reingressar para o Brasil, com isso voltaram aos atendimentos de forma online, e virou aconselhamento psicológico, sem marcação previa e realizado em duplas.
Ressaltou que o objetivo do aconselhamento psicológico é acolher a pessoa numa demanda de urgência psicológica, que é um atendimento único, que dura em média de 1 hora, podendo durar até 1 hora e meia, dependendo do caso. Além disso, ao contar das sua experiencias disse que o proposito não é fornecer respostas para a pessoa, e sim amenizar aquele sofrimento.
Ana frisou a importância de ter tranquilidade , de não ter medo de “ errar” que ela buscou fazer do erro um acerto , que temos que ter consciência que não teremos todas as respostas e buscar entender da melhor forma possível a queixa da pessoa, no mesmo sentido falou da função espelho que na duvida perguntar se é isso mesmo, devolver aquilo que ouvimos, por fim explicou do ambiente adequado para realizar os atendimentos, que no online estamos sujeitos a quedas de internet , entre outros fatores.
Diante disso, foi uma palestra muito esclarecedora, demonstrou alguns aspectos diferentes do que será o nosso estagio, contudo outros que se assemelham bastante, que é encaminhar o cliente da melhor forma possível.

Continue navegando