Buscar

trabalho ava2 praticas empreendedoras

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
AVA2-TRABALHO DE PRÁTICAS EMPREENDEDORAS
Paulo Roberto Curti De Oliveira
Matrícula - 2021110339
Cabo Frio - 2021
A pandemia provocada pelo novo coronavírus virou de pernas para o ar tanto a rotina da população quanto a economia de todo o país. E uma das pessoas que mais sofrem com isso é o dono de pequeno negócio, que precisou fechar as portas de seu estabelecimento físico e ficar em casa para diminuir a propagação da doença. Dito isso no caso de uma pequena empresa que vende doces finos, uma alternativa muito boa para ser acolhida, seria um investimento nas redes sociais e na divulgação para o aumento de pedidos por delivery. 
O problema é que o fechamento repentino das lojas físicas provoca queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento das empresas. Muitos empreendedores, agora, não sabem como vão fazer para manter o negócio funcionando, pagar fornecedores e funcionários, arcar com as dívidas e até mesmo colocar comida dentro de casa. O atendimento por delivery é basicamente a única alternativa na verdade para que esse prejuízo seja corrigido. A palavra chave para esse momento em que estamos vivendo é “inovar”, você pode ser um microempreendedor individual ou até mesmo ter uma pequena empresa, não importa o tamanho do seu negócio, a inovação deve ser uma meta constante. E agora, em um momento de crise como esse, é por meio dela que vai poder ver um novo horizonte e salvar o seu negócio. Inovar não é necessariamente implementar uma nova tecnologia, mas criar uma nova maneira de lidar com um problema, oferecendo uma solução rápida e que atenda as necessidades.
 De acordo com o site de notícias “exame” mais de 50 empresas aproveitaram a pandemia para inovar, exemplos são Reserva cujo transformou vendedores das lojas físicas em online, Walmart que Integrou lojas físicas e digitais onde os clientes podem comprar pelo site ou pelo app e retirar os produtos em 2.500 lojas com a comodidade. A empresa lançou também o delivery em 1.000 lojas, que prometem entregar os pedidos online em 2 horas.
A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus expõe a necessidade de as marcas saberem se comunicar, sendo flexíveis e se adaptando às mudanças. Afinal, quando o cenário se altera e todos passamos a viver em uma nova realidade, é preciso agregar valor, agir de maneira empática e evitar o oportunismo, e isso está relacionado a uma boa presença nas redes sociais, para ficar próximo dos seus consumidores em tempo de isolamento social. Com a quarentena, todo mundo está na internet atrás de produtos e serviços o tempo todo. Com isso conclui-se que a melhor forma de passar dessa fase ruim é se inovar e tentar sempre manter alta comunicação com seu cliente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Ingizza, Carolina. 5 alternativas que as empresas podem adotar antes de pensar em demitir. Exame, 2020. Disponível em <https://www.google.com.br/amp/s/exame.com/pme/5-alternativas-que-as-empresas-podem-adotar-antes-de-pensar-em-demitir/amp/>. Acesso em: 27, maio de 2021

Continue navegando