Buscar

PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - atividade reflexiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ATIVIDADE REFLEXIVA I
	NOME DO(A) ALUNO(A): Ali de Medeiros Castro
	 RGM: 22302298
A utilização das novas tecnologias e ferramentas digitais pedagógicas para o desenvolvimento do educando
	Atualmente com a utilização do ensino remoto devido à Pandemia de Covid-19, muitos recursos digitais têm sido de grande mais-valia para facilitar a aprendizagem dos alunos, tornando as aulas mais interativas e interessantes. A BNCC nos traz na sua competência geral de número 5 o seguinte: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.
	Esta competência pode ser desenvolvida através da metodologia de utilização das diversas ferramentas digitais, as quais surgiram com maior expressividade neste período de aulas remotas, onde na maior parte das instituições de ensino a própria aula se faz através da plataforma do Google Classroom, e com aulas síncronas através do Google Meet. Os educandos e educadores necessitam, para isto, de alguns tutoriais de utilização, e claro, de acesso à internet e de equipamentos como computador, notebook, celular ou tablet.
	Dentro deste ambiente virtual, que já apresenta uma grande oportunidade de inserção do aluno no ensino digital, podem ser utilizadas ferramentas de aprendizagem muito interessantes, desde que o aluno possua acesso à internet. O professor pode elaborar uma aula síncrona, e nela, compartilhar um link e um código de acesso, onde os alunos participam em tempo real de um jogo de perguntas e respostas, ou criam uma pesquisa com tabelas e gráficos, participam em grupo de uma “Brainstorming” (tempestade de ideias) em sites como Kahoot!, Mentimeter, Socrative, etc. Podem também, postar como uma tarefa ou desafio individual de cada aluno, jogos educativos previamente selecionados ou criados pelo professor, em sites como o Wordwall.
	Além de recursos de terceiros, o próprio Google possui ferramentas de criação de texto colaborativo, onde o compartilhamento do arquivo permite que vários alunos editem a mesma atividade, colaborando uns com os outros. Esta metodologia pode ser aplicada a todos os anos e componentes da educação, bastando para tal, que o professor tenha alguns conhecimentos prévios de utilização das mesmas.
Links dos sites mencionados:
· Site: https://www.mentimeter.com/
· Site: https://wordwall.net/pt
· Site: https://kahoot.com/
· Site: https://www.socrative.com/

Continue navegando