Buscar

Montessori-Mariana Carvalho RGM 28056035

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Aluna: Mariana Carvalho RGM 28056035
Matéria: Prática de Ensino Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).
Atividade proposta:
- Apresentação da Metodologia de trabalho e da(s) competência(s) da BNCC.
 - Análise crítica da metodologia apresentada, levando-se em conta as
Competência(s) gerais da BNCC.
Seguindo as diretrizes da BNCC, a metodologia da Italiana Maria Montessori nos anos iniciais (Fundamental I), mostra como os alunos desenvolvem uma formação integral, tendo contato direto com a realidade do mundo contemporâneo. Aprendem os valores da cidadania, se sensibilizam sem dispensar o lado humano.
A criança trabalha suas capacidades de acordo com a sua faixa etária, sendo respeitada, aprendendo a socializar, desenvolver sua autoestima e construir sua identidade, utilizando diversas linguagens. Visando assim, uma formação do intelecto, da mente e corpo, do concreto para o abstrato, sentido moral e desenvolvimento da consciência, desenvolvendo para o futuro um adulto integrado, participativo, responsável pela sociedade, sendo um adulto independente e consciente. 
Segundo Maria Montessori “... é preciso educar as crianças para a paz, para podermos transformar o mundo”. Neste método, o adulto tem função de conhecer a fundo os interesses e necessidades dos alunos para que possa fornecer tudo que ela precisa para desenvolver-se e se libertar possibilitando a conquista da autodisciplina. Propondo, sugerindo e plantando a semente do conhecimento na criança, promovendo um ambiente preparado para ensina-las, gerando autonomia e relações sociais.
Portanto, o método Montessori proporciona através das diretrizes da BNCC, todas as dez competências base necessárias, mas trabalhando de forma lúdica, cognitiva, psicossocial, em um processo de autoeducação, aprendizagem ativa, proporcionando o crescimento, onde as crianças optam por seus interesses ao aprender brincando. Proporcionando assim, a possibilidade de aprender adequadamente de acordo com a sua faixa etária.
Referências
BNCC para Educação Infantil, o Ensino Fundamental 1. Disponível em: https://bb.cruzeirodosulvirtual.com.br/bbcswebdav/pid-12814268-dt-content-rid-130633246_1/xid-130633246_1. Acesso em: 26/02/2023.
Características do Segundo Plano: 6-12 anos. Ahuma. 2023. Disponível em: https://www.ahuma.com.br/artigos/caracteristicas-do-segundo-plano-6-12-anos. Acesso em: 26/02/2023.
O Ensino Fundamental I. Montessori-al. 2023. Disponível em: https://montessori-al.com.br/ensino-fundamental-1. Acesso em: 26/02/2023.
Sistema Montessori. Escola Saci. 2023. Disponível em: http://www.escolasaci.com.br/pt/ensino/sistema-montessori. Acesso em: 26/02/2023.

Outros materiais