Buscar

ATIVIDADE 1- Praticas ensino fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 
Nome: Francisco Ermesson Lemos da Silva
RGM: 37155121
Curso: Licenciatura em Pedagogia 
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que estabelece os conhecimentos, habilidades e competências que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. A BNCC define as competências gerais que devem ser trabalhadas em todas as etapas e modalidades de ensino. Ao estabelecer conhecimentos, competências e habilidades, podemos notar o envolvimento do educador com esse planejamento. 
Em primeiro lugar precisamos apresentar as 10 competências da BNCC onde temos:
· Conhecimento;
· Pensamento científico, crítico e criativo;
· Repertório cultura;
· Comunicação;
· Cultura digital;
· Trabalho e projeto de vida;
· Argumentação;
· Autoconhecimento e autocuidado;
· Empatia e cooperação;
· Responsabilidade e cidadania.
Essas competências são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do século XXI e contribuindo para a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos. É fundamental trabalhar com as metodologias ativas, onde temos a prática de projetos, o uso dos jogos, a sala de aula invertida, além do projeto de vida.
Apesar disso, a indicação das competências e habilidades a serem avaliadas em diferentes modalidades de provas e questionários de contextos deverá estar fundamentada numa compreensão clara do conceito de competência e habilidade, tal como se expressam na BNCC, com os mesmos princípios, conhecimentos e valores que a constituem.
Preocupar-me que a desigualdade social, na revolução digital, ora em curso, se tornará maior ainda, a não ser que aprendamos na escola habilidades e desenvolvamos competências, como aprender a argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis; formular, negociar e defender ideais, pontos de vista e decisões comuns; posicionar-se eticamente em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Por fim, a comunicação e o repertório cultural, (competências grifadas) se conectam com o uso das informações presentes no ambiente educacional considerando a socialização e a base horizontal presente na educação básica.

Continue navegando