Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

1.2 Educação formal, não formal e informal
A educação prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida. Sendo assim, a educação é algo permanente na vida de todo cidadão. Ou seja, é um processo contínuo, e permanece em durante toda a vida.
	Os termos, formal, não formal e informal são de origem anglo-saxônica, surgidos a partir de 1960. Outros termos importantes a serem compreendido são: Educação formal, não formal e informal. Podemos encontrar em LIBÂNEO, informações sobre a educação formal.
A educação se divide em educação-formal, não formal e informal. A educação formal é aquela que ocorre dentro das instituições de ensino devidamente registradas, autorizadas e credenciadas por seus órgãos competentes, e que necessita de organogramas e diretrizes pré-estabelecidas para nortear as suas ações. A educação formal é aquela que acontece nos espaços onde há a sistematização dos processos de ensino-aprendizagem. “Educação formal seria, pois, aquela estruturada, organizada, planejada intencionalmente, sistemática. Nesse sentido, a educação escolar convencional é tipicamente formal” (LIBÂNEO, 1998, p.81).
A educação informal é aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados. Ou seja, a educação informal pode ocorrer em vários espaços e envolve valores e a cultura própria de cada lugar. E podemos encontrar em GOHN, informações sobre a educação informal.
Já a educação informal é aquela aprendida nos vários espaços e momentos de convivência, seja ela familiar, cultural e/ou social, fora das instituições escolares, nos diversos espaços de sociabilização do indivíduo. “A informal opera em ambientes espontâneos, onde as relações sociais se desenvolvem segundo gostos, preferências, ou pertencimentos herdados” (GOHN, 2006, p. 3).
A educação, em suas diversas formas, trata-se de uma ferramenta para combater as injustiças. Freire (2000) diz que a educação é um instrumento para mudar o mundo, que torna a se transformar, pois esse processo é continuo e pode levar ao desenvolvimento de um espírito crítico fundamental para se evitar novas formas de opressão.
	A educação tem sofrido mudanças, e vem se ampliando para outros
espaços, ultrapassando os muros da escola, alcançando diferentes ambientes. Libâneo (2005) diz que: 
	 Ocorrem ações pedagógicas não apenas na família, na escola, mas também nos meios de comunicação, nos movimentos sociais e outros grupos humanos organizados, em instituições não-escolares. Há intervenção pedagógica na televisão, no rádio, nos jornais, nas revistas, nos quadrinhos, na produção de material informativo, tais como livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, guias de turismo, mapas, vídeos e, também, na criação e elaboração de jogos, brinquedos. (LIBÂNEO, 2005, p.27)

Mais conteúdos dessa disciplina