Buscar

O papel da mulher na Era Vitoriana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha sobre O papel da mulher na era medieval /vitoriana, transcrevendo direitos e deveres
O casamento para muitas mulheres na era vitoriana era a oportunidade ou pelo menos pensava ser, para alcançar a tão sonhada liberdade. 
Com uma educação rígida, uma sociedade bem diferente da atual, as mulheres apenas serviam para ter filhos e cuidar do marido. O casamento era a “salvação” pois junto com a garantia de sobrevivência dava um status perante a sociedade e não corriam o risco de serem taxadas de “tias velhas e solteironas”.
As mulheres eram ensinadas, antes de casar que seriam responsáveis pela felicidade do marido, pela educação dos filhos e pela organização da casa, além de sofrer calada.
O divórcio era considerado uma tragédia na vida da mulher, pois sofreria preconceito e até rejeição social. 
Se a mulher deixasse o marido antes do divórcio, perderia a custódia dos filhos bem como qualquer bem material que trouxesse para o casamento. A lei de custódia de criança de 1839 permitia que a mãe tivesse a custódia do filho menor de7 anos após provar sua reputação e que não estava vivendo com outro homem. 
Já o marido, poderia pedir divórcio em caso de traição por parte da esposa, mas isso não seria suficiente para a mulher se divorciar ou pedir divórcio. A mulher precisaria comprovar crueldade, incesto ou brutalidade do marido para com ela. 
Nos casos de viuvez, como a expectativa de vida era de quarenta anos muitas mulheres morreriam durante o parto, os homens eram aconselhados a casar-se novamente, para ter uma companheira e dar aos filhos uma mãe e ter alguém para cuidar da casa. Enquanto que a mulher viúva ou separada, somente se casaria novamente se fosse bonita e jovem. Mulheres com idade próxima a trinta anos ou mais estavam destinadas a viver sozinhas. Então o papel da mulher na Era Vitoriana era apenas almejar um casamento e ter filhos para assim ter respeito e lugar na sociedade, com muitos deveres e pouquíssimos direitos.

Continue navegando