Buscar

Adg2 - Relações Interpessoais e Administraçao de Conflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Adg2 - Relações Interpessoais e Administraçao de Conflitos
1)O que é o fenômeno bullying? Você já ouviu falar ou já presenciou? Por que acontece? Esses foram alguns questionamentos realizados durante as entrevistas com o objetivo de identificar o conhecimento dos profissionais da área educacional a respeito do assunto e como eles lidavam com esse complexo fenômeno. "Brincadeira violenta", "Briguinhas", "Não sei falar não", "Eu vejo como algo natural", "É típico do adolescente mesmo". Essas foram algumas falas extraídas das entrevistas realizadas com as profissionais da instituição. A desinformação e a naturalização sobre o fenômeno foram constantes nos discursos, contribuindo para que o bullying fosse retratado como evento típico da idade. Respostas banalizadas e até irresponsáveis, sob a visão educacional, compuseram respostas evasivas e pouco comprometidas com mudança.
Fonte: TORO, Giovana Vidotto Roman; NEVES, Anamaria Silva; REZENDE, Paula Cristina Medeiros. Bullying, o exercício da violência no contexto escolar: reflexões sobre um sintoma social. Psicol. teor. prat.,  São Paulo ,  v. 12, n. 1, p. 123-137,   2010
Agora, com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)No Bullying ocorre em uma relação de equilíbrio de poder, onde encontramos um autor (aquele que comete a violência) e uma vítima (aquele que sofre a violência), sendo praticada entre iguais, não tendo diferenças quanto à autoridade.
· b)A vítima de bullying tem alta autoestima e acredita que merece vivenciar o que o autor de bullying comete.
· c)O autor de bullying necessita de um espectador, de uma plateia. Nesse sentido, o bullying não é praticado somente entre autor e vítima. Existe um silêncio e uma passividade entre aqueles que assistem as cenas de violência que acomete a vítima.Alternativa assinalada
· d)O Bullying é um acontecimento com repetidas ações por pouco tempo.
· e)No Bullying há uma única conduta violenta, e não são utilizados diferentes tipos, como por exemplo, agressão verbal.
2)A violência escolar manifesta-se de diversas formas e afeta diretamente professores, funcionários, alunos e a comunidade ao redor da escola. É um tipo de violência que não se apresenta de forma independente ou isolada de outros contextos, sendo apenas uma das várias formas às quais uma pessoa pode ser exposta ao longo do seu desenvolvimento. Stelko-Pereira e Williams citam diversas variações dessas manifestações no contexto escolar: pode ocorrer como depredação do patrimônio, agressão por parte dos professores aos alunos e vice-versa, práticas institucionalizadas de violação de direitos (violência simbólica) e agressão entre pares (ou bullying).
Fonte: SANTOS, Mariana Michelena; PERKOSKI, Izadora Ribeiro; KIENEN, Nádia. Bullying: atitudes, consequências e medidas preventivas na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Temas psicol.,  Ribeirão Preto ,  v. 23, n. 4, p. 1017-1033, dez.  2015.
Agora, com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)No Brasil, foi promulgada uma lei Antibullying, que entrou em vigor em 06/02/2016. Essa lei institui um Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) e considera intimidação sistemática todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva que ocorre sem motivação evidente.Alternativa assinalada
· b)Aguado aponta que para a vítima, causa “medo e rejeição no ambiente em que sofre a violência, perde a confiança em si mesmo e nos outros”. O agressor não se identifica com este estilo de violência e facilita o estabelecimento de relações positivas com o meio que o cerca.
· c)Tanto a escola quanto a família podem trabalhar em separado para erradicar os problemas que levam a consumação do bullying. Contudo, não é preciso ensinar valores, respeito e equidade aos sujeitos.
· d)A cizânia deve fazer parte da educação dos indivíduos, aprendendo a se colocar no lugar do outro. É importante aprender alternativas violentas de resolução de conflitos e valorizar a si mesmo.
· e)Para enfrentar os casos de bullying em espaços de convivência é necessário incluir no currículo valores fundamentais à humanidade. Atualmente, é supérfluo que as instituições escolares compreendam que a escola, além de transmitir conteúdos, tem a finalidade de formar sujeitos numa perspectiva de educação para a paz.
3)“Jacques Delors (1998), coordenador do "Relatório para a Unesco da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI", no livro Educação: um tesouro a descobrir, aponta como principal conseqüência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida (Lifelong Learning) fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e da formação continuada. Esses pilares podem ser tomados também como bússola para nos orientar rumo ao futuro da educação.”
Fonte: GADOTTI, MOACIR. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspec.,  São Paulo ,  v. 14, n. 2, p. 03-11,  Junho, 2000
 
Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir
 
I– O primeiro pilar é denominado aprender a conhecer e apresenta um tipo de aprendizagem voltada à compreensão. Não é possível continuarmos com uma educação em que os sujeitos tenham o papel de absorver o que lhe é transmitido.
II– O segundo pilar é o aprender a fazer que está ligado ao pôr em prática os conhecimentos adquiridos. É um pilar voltado ao mundo do trabalho e ao desenvolvimento da formação profissional, a partir da relação entre educação e trabalho.
III– O terceiro pilar é menos importante para a inserção do sujeito numa cultura de paz e o ensino da não violência na escola. É um desafio, pois é necessário aprender a viver juntos, aprender a ser como os outros. Tem como pressuposto a descoberta de si no outro, o conhecimento de outras culturas e leva a propostas cooperativas, cujo objetivo é uma finalidade egoísta, por meio de uma ação individual.
IV– O quarto pilar é o aprender a saber. Neste pilar a educação deve desenvolver o sujeito na sua integralidade, ou seja,  basta ensinar o patrimônio cultural da humanidade, pois é preciso desenvolver o sujeito dentro da perspectiva exclusivamente racional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
· a)Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
· b)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
· c)Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
· d)Apenas as afirmativas I e III estão corretas.Alternativa assinalada
· e)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
4)A cooperação é um conceito, de certa forma, ambíguo, permite múltiplos usos. É usado para definir ações, relações entre indivíduos, ou é empregado como um conceito de organização institucional. Para Erik Boettcher, cooperação é a atuação consciente de unidades econômicas (pessoas naturais ou jurídicas) em direção a um fim comum, pela qual as atividades dos participantes são coordenadas através de negociações e acordo. Portanto, em princípio, a cooperação é entendida como uma ação consciente e combinada entre indivíduos ou grupos associativos com vista a um determinado fim.
Fonte: FRANTZ, Walter. Educação e cooperação: práticas que se relacionam. Sociologias,  Porto Alegre ,  n. 6, p. 242-264,  Dez.  2001.
Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)É mitológico o trabalho com valores dentro do currículo escolar. Observa-se  a relevância em aderir a estas convicções do outro.
· b)Frente a um cenário de conflitos, as instituições escolares têm a incumbência de desenvolver procedimentos competitivos, cujo objetivo é promover o competição irrestrita entre pessoas e grupos, conscientizando os sujeitos da importância das contendas escolares para atingir objetivos egoístas.
· c)Um desafio a educação do século XXI é a implantação de uma cultura de guerra, numa sociedade que se torna mais violenta a cada dia.
· d)Um dos valores a apresentar no campo educacional é a tolerância. A tolerância não pode ser compreendida como uma competência aser desenvolvida, e sim, como um valor a ser considerado na educação dos sujeitos.Alternativa assinalada
· e)Os valores podem ser considerados hábitos para a vida e diante de uma situação conflitante, espera-se o  esquecimento dos mesmos pelos sujeitos. Este trabalho na escola pode ser visto como um caminho para a construção da cidadania.

Continue navegando