Buscar

Psicologia da Educação e da Aprendizagem AV1 UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 A criança tem conhecimento do mundo a partir de sua inserção na sociedade, pois, à medida que seu desenvolvimento permitir, faz com
que ela interaja com as pessoas, observando os acontecimentos ao seu redor, compreendendo instruções e assimilando o que é correto ou incorreto. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Ao longo do desenvolvimento humano, ocorrem mudanças no comportamento, no jeito de andar da criança, no vocabulário e nas horas A	de sono.
B O desenvolvimento humano propicia a compreensão dos fatos do cotidiano ocorridos no dia a dia das pessoas.
Ao estudar as fases do desenvolvimento humano, percebe-se a evolução intelectual e na estrutura cerebral das pessoas ao longo do ciclo
C vital.
D A partir dos estudos sobre desenvolvimento humano, é possível compreender como se dá o desenvolvimento embrionário do bebê.
2 Quando priorizamos a educação, estamos prontos para enfrentar qualquer adversidade que se faça presente. O conceito de educação é um
conceito amplo e, mediante esta amplitude, divide-se em educação formal, não formal e informal. Sobre a educação formal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(	) A educação formal restringe-se ao convívio familiar, no qual são transmitidos às crianças crenças e valores. (	) Consiste em favorecer experiências de cunho positivo no que tange à aprendizagem e ao ajustamento.
(	) Na educação formal, favorece-se e reforça-se momentos em que professor e alunos aprendem juntos a conviver em grupo. (	) Os principais teóricos da educação consideram a escola um ambiente nulo, quando tratam da educação formal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A	V - F - F - V.
B F - V - V - F.
C V - V - F - V.
D F - F - V - F.
3 É possível afirmar que a psicologia da educação serve para o aluno como uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e
a educação, em que um dos objetivos são os processos de mudanças significativas para o aluno. Diante desta afirmativa, analise as sentenças a seguir:
I- A psicologia da educação promove apenas o professor nos aspectos etiológicos da profissão. II- A psicologia da educação é inútil quando é colocada em ambiente não escolar.
III- A psicologia da educação promove constantemente as situações estáveis entre sujeito e objeto.
IV- A psicologia da educação adapta as pesquisas psicológicas em consonância com o comportamento humano. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
 (
C
As sentenças I e IV estão corretas. D
As sentenças I e III estão corretas.
4
Motivação, psicologicamente, é o processo que se desenvolve no interior do indivíduo e o impulsiona a agir, mental ou fisicamente,
 
em
)função de algo. O indivíduo motivado encontra-se disposto a despender esforços para alcançar seus objetivos. A motivação foi classificada em dois tipos, conforme Campos (1987), motivação intrínseca e motivação extrínseca. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Segundo a autora, a motivação intrínseca é quando o elemento mobilizador da aprendizagem é interno, é o desejo de aprender. ( ) A motivação intrínseca está naquilo que se aprende e na satisfação pessoal de saber, de adquirir novas informações, de ampliar conhecimentos, compreender ou se apropriar de algo novo.
(	) Esta motivação está consorciada com um tipo de aprendizagem mais significativa e mais desconstrutiva, já que, o desejo de aprender é interno.
(	) Percebe-se assim, o mínimo papel do professor neste caso, já que, para incentivar tal motivação, ele não é necessário. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1987.
A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - F.
5 O professor ocupa um lugar de grande importância. No que condiz a orientar vivências, é um elemento crítico e questionador de valores.
O professor, ao estimular os alunos, no que tange ao desenvolvimento do espírito crítico, pode aproveitar fatos e informações importantes que visem a auxiliar a criança e o adolescente a estruturar sua personalidade. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
O papel do professor é prioritariamente consultivo. É a família quem deve propiciar um ambiente que estimule a atividade reflexiva para a A	criança, já que é competência do professor ensinar os conteúdos para os alunos e atender a suas demandas emocionais.
Para que alguém aprenda, é necessário que queira aprender. Ninguém consegue ensinar nada a uma pessoa que não quer aprender. Por B	isso, é muito importante que o professor saiba incentivar os seus alunos.
A aprendizagem propiciada pelo ambiente familiar não é relevante. É o conhecimento aplicado pela escola que verdadeiramente C	importa.
O professor é a pessoa menos recomendada para transmitir seu conhecimento e suas ideias aos alunos. Cabe a ele prepará-los e incentivá- D	los à realização de atividades significativas ao mundo do trabalho.
6 A atuação do psicólogo na escola não se limita ao diagnóstico, à orientação e ao encaminhamento dos casos mais difíceis. Sobre as
competências do psicólogo escolar, propostas por Del Prette (1999), analise as sentenças a seguir:
I- Assessorar a elaboração, implementação e avaliação permanente do projeto pedagógico, norteado por objetivos claramente definidos por todos os setores da unidade escolar.
II- Assessorar a execução de instrumentos e procedimentos para avaliação dos alunos, de acordo com a CLT.
III- Auxiliar na preparação de programas especiais de ensino para as atividades regulares de sala de aula, inclusive relacionados às propostas de atendimento e integração dos portadores de necessidades educativas especiais.
IV- Assessorar a elaboração de programas e atividades complementares, em áreas pertinentes à consecução do projeto educativo, como desenvolvimento emocional, relações interpessoais, orientação profissional e preparação para o trabalho, orientação sexual, prevenção de uso de substâncias psicoativas, criatividade etc.
FONTE: DEL PRETTE, Z.A. Psicologia, educação e LDB: novos desafios para velhas questões? In: GUZZO, R.S.L. (Org.) Psicologia escolar: LDB e educação hoje. Campinas, São Paulo: Alínea, 1999, p. 11-34.
Assinale a alternativa CORRETA:
7 (
A
Somente a sentença IV está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas. 
C
As sentenças I, II e III estão
 
corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão
 
corretas.
)Foi na Idade Média que a escola tornou-se responsável pela educação, ou seja, um lugar específico para a aprendizagem com pessoas
qualificadas em transmitir informações, atendendo aos filhos das famílias com mais poder na sociedade. Depois deste período, a escola passou por diversas transformações, sendo que a mais relevante foi a tendência à universalização. Sobre esta fase, assinale a alternativa CORRETA:
A	A tendência à universalização prevê que a escola atenda exclusivamente a crianças com necessidades inclusivas. B	A escola pôde desempenhar suas funções de maneira individual.
C A tendência à universalização preconiza que a escola deve atender a todas as crianças da sociedade.
D A universalização busca desempenhar as funções da saúde, da clínica e das organizações sociais na escola.
8 A escola surgiu para transmitir habilidades instrumentais, produto da acumulação cultural, como a escrita e a leitura, mas foi passando
cada vez mais a ocupar-se do conhecimento científico, que é o conhecimento abstrato, baseado em princípios gerais. Isto foi possível graças aos enormes progressos que a ciência realizou a partir do Renascimento e, posteriormente, ao sucesso de suas aplicações tecnológicas que mudaram a forma da sociedade. O conhecimento científico é aquele que os cientistas buscam com métodos, que variam de uma ciência para
outra. É um conhecimento que tenta encontrar as causas e os princípios gerais e que está em contínuo desenvolvimento, motivo peloqual seus resultados são vistos sempre como provisórios (DELVAL, 2001). Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação propostas entre elas:
I- O que a escola transmite com mais frequência são os resultados desse conhecimento, os quais, nessa forma de transmissão, transformam-se em algo fixo e definitivo. Por exemplo, a escola tende a transferir as informações por meio de repetição, da memorização e de enunciados que, geralmente, os estudantes não entendem.
PORQUE
II- O conhecimento construído na escola é sistemático, organizado, baseado em princípios universais e, muitas vezes, opostos ao conhecimento cotidiano, porque se fundamenta em hipóteses que aparentemente contradizem a experiência imediata.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DELVAL, Juan. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: ArtMed, 2001. A	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras e se complementam.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira. D	As asserções I e II são proposições falsas.
9 Motivação tem sido um dos processos intervenientes na aprendizagem mais evidenciados. Isso se deve ao fato de que toda a mobilização
cognitiva que a aprendizagem requer precisa nascer de um interesse, de uma necessidade de saber, de um querer alcançar determinadas metas. Logo, despertar psicologicamente o indivíduo para algo é o objetivo da motivação. Com referência ao objeto da aprendizagem, isto é, a matéria a ser aprendida, a motivação foi classificada em dois tipos, conforme Campos (1987). Que tipos são estes?
FONTE: CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1987. A	Motivação intrínseca e motivação psíquica.
B	Motivação intrínseca e motivação extrínseca. C	Motivação externa e motivação extrínseca.
D	Motivação intrínseca e motivação interna.
aprendizagem quando precisar alcançar o que deseja, por exemplo, uma viagem de férias, um ponto na média, um brinquedo novo. Esse tipo de meta faz com que os alunos se envolvam menos na solução de problemas com maior nível de complexidade. Com base no exposto e na imagem anexa, assinale a alternativa CORRETA:
FONTES: CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1987.
FONTE DA IMAGEM: http://ew-willianlira.blogspot.com/2012/07/o-importante-nao-e-aquilo-que-fazem-de.html. Acesso em: 19 mar. 2020.
A	Não é papel fundamental do professor incentivar o aluno. Ele deve aprender o que precisa, por conta própria. B	A motivação e, consequentemente, a aprendizagem não é garantia de boa notas na escola.
A motivação é um fator decisivo no processo da aprendizagem. Não poderá haver, por parte do professor, direção da aprendizagem se o
C	aluno não estiver motivado, se não estiver disposto a despender esforços.
A motivação é um fator decisivo no processo da aprendizagem. Todavia, não é função do professor motivar o aluno. Ele deve, D	isoladamente, estar disposto a despender esforços para aprender.

Continue navegando