Buscar

Atividade Tematica 4 Ambiente e estrutura escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: ANA BEATRIZ AGESSI FERREIRA
	RGM: 19897359
	Instituição: CRUZEIRO DO SUL UNIFRAN
	Data: 28/11/2021
	Curso: EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA
	1. Disciplina: ESTAGIO CURRICULAR PLANO EMERGENCIAL
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade. O texto deve ter de 25 a 30 linhas. 
Digite aqui o seu texto:
A gestão escolar tem como principais características a função de organizar todos os elementos que, direta ou indiretamente, influenciam no trabalho pedagógico. Sua função é garantir que as ações tomadas garantam a qualidade do processo de ensino aprendizagem.
A gestão escolar democrática é um princípio para toda a gestão escolar. Ela é caracterizada pela participação e a integração da comunidade escolar em que pais, estudantes, professores, funcionários e a sociedade em sua totalidade nos processos da instituição. 
Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar como no planejamento, implementação e avaliação seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.
De forma participativa, a comunidade escolar é envolvida nas decisões para a elaboração do Projeto Político Pedagógico, para o uso dos recursos financeiros e para o acompanhamento dos processos de aprendizagem.
O sentido da gestão escolar democrática é aproximar a escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania.
Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos. Portanto, faz-se necessário garantir oportunidade de acesso à educação, com um ensino contextualizado com a realidade de cada comunidade.
Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem. Nessa perspectiva, o modelo tradicional de organização da escola ainda é um grande obstáculo, conferindo ao diretor ou equipe diretiva as prerrogativas de decisão sobre a escola, e sua comunidade.
Mesmo com a existência de legislações que amparem a construção de uma gestão descentralizada, é preciso que a própria instituição escolar transforme sua cultura na perspectiva do diálogo igualitário, da horizontalidade e do equilíbrio entre as forças que compõem a comunidade escolar. O envolvimento de todos os sujeitos que compõem a comunidade educativa é de extrema importância, pois o processo se torna reflexivo, dinâmico, ativo e crítico na realidade em que está inserido.

Outros materiais