Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO - UDF
Alunos: Graciele Teixeira de Morais Paiva RGM: 22386874
Kalleb Gabriel Marques Aiello RGM: 
Questão 01
 As ondas curtas é um recurso da termoterapia, caracterizado como uma eletrotermoterapia de alta frequência por ação de radiofrequência. 
Analise o caso abaixo e responda: 
Uma paciente apresentando dor lombar procurou um fisioterapeuta para iniciar tratamento. Na anamnese, o fisioterapeuta deve questionar a paciente sobre algumas condições, para avaliar a possibilidade ou não de utilizar o Ondas Curtas. As contraindicações que não permitem a indicação deste recurso na região lombar e que testes são necessários realizar antes da aplicação do recurso são:
 A. tumores, marcapasso e implantes ativos, deficiência circulatória local, sangramento ativo, tecidos desvitalizados e testes de sensibilidade térmica e tátil. 
B. gravidez, tumores, marcapasso e implantes ativos, epífise de crescimento ativa, deficiência circulatória local, sangramento ativo, epilepsia e testes de sensibilidade tátil 
C. gravidez, tumores, marcapasso e implantes ativos, epífise de crescimento ativa, deficiência circulatória local, sangramento ativo, tecidos desvitalizados e testes de sensibilidade térmica e tátil. 
D. gravidez, tumores, marcapasso e implantes ativos, deficiência circulatória local, sangramento ativo, tecidos desvitalizados e testes de sensibilidade térmica e tátil. (Resposta correta). 
E. gravidez, tumores, marcapasso e implantes ativos, epífise de crescimento ativa, deficiência circulatória local, sangramento ativo e testes de sensibilidade térmica.
Caso clínico 2 - Questão 2
Capsulite adesiva do ombro
A capsulite adesiva conhecida como “ombro congelado’ é uma patologia caracterizada por uma inflamação crônica da cápsula articular da glenóide, com consequente espessamento, fibrose e aderência que resultam em dor e rigidez passiva e ativa do ombro.
Apresentação fisiológica da fase de lesão:
Reação inflamatória da capsula, com infiltrado perivascular e membrana sinovial, o que conduz a formação de aderências especialmente na prega axilar e na fixação da capsula junto com o colo anatômico do úmero, e o volume articular é reduzido. 
Intervenção fisioterapêutica: Reduzir a sintomatologia, eliminar o desconforto, e restaurar a ADM e a função do ombro, empregando técnicas de terapia manual combinado com recursos da eletroterapia. Iniciamos com Crioterapia durante 30 minutos, duas a três vezes ao dia, para auxiliar na redução do processo inflamatório e na formação do edema, e alivio da dor. Utilizado TENS (Neuroestimulação elétrica transcutânea), onde ambos servem para diminuição da dor, fortalecimento muscular, combinados com exercícios de mobilização passiva do ombro, alongamentos dos principais músculos do ombro, realizado exercícios de Codman .
Nos efeitos atérmicos pode se observar na terapia com o Ultra - som terapêutico, a estimulação da regeneração e reparo dos tecidos, aumento do fluxo sanguíneo, alivio da dor. 
As ondas do ultrassom têm efeitos de aquecimento profundo, quando penetra no corpo nos efeitos térmicos, levam ao alivio da dor e diminuição da rigidez articular. A mobilização passiva ou ativa é eficaz, os exercícios passivos são os procedimentos fundamentais para o aumento da ADM.
A intervenção fisioterapêutica levará em conta o grau de acometimento da lesão do paciente., sendo que aplicados de forma precoce, resultados positivos serão mais fáceis de serem alcançados.
Referencias bibliográficas:
JUNIOR, Irineu, et al. Intervenção fisioterapêutica em pacientes com capsulite adesiva de ombro em clínicas particulares de Floriano-PI. Publicado em 19 a 21 de outubro, 2012.
SILVA, Rosiclere Carvalho. Abordagem fisioterapêutica na capsulite adesiva do ombro. Publicado em Ariquemes 23/11/2017.

Mais conteúdos dessa disciplina