Buscar

AV2 PROC CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO 
Nome do(a) Aluno(a): Miguel Cardoso Caribé_____
	
Matrícula:_201802475346__________________
	Disciplina: CCJ0037 DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	 Data: 15/06/2021
	Período: 2021.01 AV2 Turma:1001
Professora: Ana Paula Belfort
	
ATENÇÃO: 1. A prova deverá ser entregue através da plataforma Teams, na aba tarefas, até às 12:30 do dia 16/06/2021, impreterivelmente.
 2. Diante de qualquer problema técnico, o aluno deve enviar a respectiva prova respondida para o email profaanabelfort@gmail.com
 3. NO ATO DA CORREÇÃO SÓ SERÃO CONSIDERADAS AS RESPOSTAS QUE ESTIVEREM NO GABARITO ABAIXO.
 4. Não serão aceitas provas entregues após o horário acima estipulado.
Marque aqui seu gabarito:
	1) D
	6)A
	2) C
	7)C
	3)B 
	8)E
	4) A
	9)A
	5) D
	10) B
1 – No julgamento de um recurso de apelação em órgão colegiado de tribunal de justiça, o relator votou no sentido de não conhecer do recurso por ausência de requisito de admissibilidade recursal. Posteriormente, houve divergência entre os outros dois desembargadores que participavam do julgamento: um deles acompanhou o voto do relator; o outro discordou quanto à admissibilidade porque entendeu pelo conhecimento da apelação.
Nessa situação hipotética, de acordo com o previsto no CPC e com a jurisprudência do STJ, a técnica de ampliação do colegiado com a participação de outros julgadores
a) não deverá ser aplicada, porque o CPC expressamente veda a ampliação do colegiado para debater questão de natureza processual.
b) não deverá ser aplicada, porque somente é cabível quando há divergência quanto ao mérito e quando a apelação é provida por maioria.
c) somente será aplicada caso haja expressa manifestação do interessado pelo prosseguimento do julgamento com a convocação de novos julgadores.
d) deverá ser aplicada de ofício, sendo possível o prosseguimento do julgamento, na mesma sessão do tribunal, caso estejam presentes outros julgadores do órgão colegiado aptos a votar.
e) deverá ser aplicada de ofício, sendo vedado, em qualquer hipótese, o prosseguimento do julgamento na mesma sessão de julgamento do referido órgão do tribunal.
2 - Tendo em vista a falibilidade do ser humano, não seria razoável pretender-se, fosse o juiz homem imune de falhas, capaz de decidir de modo definitivo sem que ninguém pudesse questioná-lo em sua fundamentação ao julgar. Sobre o recurso em geral, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( V ) Em regra, no ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de deserção. 
( F ) O recorrente poderá, a qualquer tempo, com a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. 
(V ) O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. 
(V ) A decisão pode ser impugnada no todo ou em parte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V, V, V, V
b) V, V, F, F
c) V, F, V, V
d) V, F, F, V
e) F, F, V, V
3 - Ana Paula ajuizou apelação contra sentença dentro do prazo. Ainda no prazo, a outra parte do processo, Marta, apresentou embargos de declaração que foram acolhidos e implicou na modificação da decisão recorrida por Ana Paula. Neste caso, o que o juiz deve fazer?
a) Ana Paula será intimada para apresentar apelação, apenas.
b) Marta tem o direito de complementar ou alterar suas razões, nos exatos limites da modificação, no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação da decisão dos embargos de declaração.
c) Marta será intimada da decisão para recorrer daquela decisão apenas.
d) O juiz encaminhará ao tribunal os dois recursos.
e) O Tribunal analisará a decisão original e a segunda e decidirá de acordo com o que for justo.
4 – A empresa Master impetrou um mandado de segurança em face de um ato praticado pelo magistrado de primeira instância na apreciação de uma demanda por esta proposta. O mandado de segurança pleiteou uma liminar que foi negada pelo relator do mesmo. Diante desta decisão, a empresa pretende interpor Agravo. Desta feita, marque a alternativa correta.
a) O agravo será dirigido ao colegiado, que intimará o agravado para manifestar-se sobre o recurso no prazo de 15 (quinze) dias, ao final do qual, será incluído em pauta e lavado a julgamento.
b) O agravo será interno e dirigido ao relator, que intimará o agravado para manifestar-se sobre o recurso no prazo de 15 (quinze) dias, ao final do qual, não havendo retratação, o relator levá-lo-á a julgamento pelo órgão colegiado, com inclusão em pauta.
c) O agravo será interno e dirigido ao relator, não havendo intimação do agravado para manifestar-se sobre o recurso, pode haver juízo de retratação e não havendo retratação, o relator levá-lo-á a julgamento pelo órgão colegiado, com inclusão em pauta.
d) O agravo será de instrumento e dirigido ao relator, não havendo intimação do agravado para manifestar-se sobre o recurso e não cabendo juízo de retratação. O relator levá-lo-á a julgamento pelo órgão colegiado, com inclusão em pauta.
e) O agravo será de instrumento e dirigido ao relator, que intimará o agravado para manifestar-se sobre o recurso no prazo de 15 (quinze) dias, ao final do qual, não havendo retratação, o relator levá-lo-á a julgamento pelo órgão colegiado, com inclusão em pauta.
5 - Rafael ajuizou ação, pelo procedimento comum, contra determinado ente federativo, pedindo anulação de decisão de tribunal de contas. Durante a instrução processual, o juiz indeferiu pedido de juntada superveniente de documento feito por Rafael.
a) poderá ser objeto de agravo de instrumento que terá de ser interposto diretamente no tribunal.
b) será irrecorrível, mas poderá ser impugnada por mandado de segurança.
c) poderá ser objeto de agravo retido, sob pena de preclusão da decisão interlocutória.
d) poderá ser objeto de recurso em apelação ou contrarrazões de apelação.
e) não poderá ser impugnada por recurso nem por ação autônoma de impugnação.
6 - Matheus ajuizou ação contra seu Município, buscando reparação de danos morais alegando que seu nome foi equivocadamente inscrito no cadastro de inadimplentes. O Município apresentou contestação. A ação foi julgada improcedente e o Município condenado a pagar as custas e honorários advocatícios em favor de Matheus. Diante da situação hipotética, o Município, por meio de sua procuradoria, deverá
a) opor embargos de declaração no prazo de dez dias, endereçado ao juiz da causa para que ele corrija a sentença. 
b) interpor apelação no prazo de quinze dias, endereçada ao juiz da causa para que ele modifique a sentença.
c) opor embargos de declaração no prazo de cinco dias, endereçado ao tribunal para que a sentença seja reformada.
d) opor embargos de declaração no prazo de quinze dias, endereçado ao juiz da causa para que ele modifique a sentença. 
e) interpor agravo de instrumento no prazo de quinze dias, endereçado ao tribunal para que a sentença seja reformada.
7 - Em relação ao recurso de embargos de divergência, é correto afirmar:
a) cabem embargos de divergência quando o acórdão paradigma for da mesma turma que proferiu a decisão embargada, desde que sua composição tenha sofrido alteração em, no mínimo, um terço dos seus membros.
b) é cabível nos processos de competência originária do Supremo Tribunal Federal.
c) é embargável o acórdão de órgão fracionário que, em recurso especial ou extraordinário, divergir do julgamento de qualquer outro órgão do mesmo tribunal, sendo um acórdão de mérito e outro que não tenha conhecido do recurso, embora tenha apreciado a controvérsia. 
d) não poderão ser confrontadas teses jurídicas contidas em julgamento de recursos e de ações de competência originária. 
e) se os embargos de divergência forem desprovidos, o recurso extraordinário interposto pela outra parte antes da publicação do julgamento dos embargos de divergência sempredeverá ser ratificado.
8 - Luís ingressou com uma demanda contra Natanael, sendo que a sentença determinou a parcial procedência desse pedido. Nesse momento o advogado de Luís acaba de ser intimado da sentença. Diante dessa situação, assinale a alternativa correta.
a) Caberá recurso de agravo de instrumento para ambas as partes, tendo em vista que houve sucumbência recíproca, tendo 15 dias para interporem o recurso, cada qual referente à parte que perdeu.
b) O advogado de Luís poderá orientá-lo a não recorrer nesse momento, alertando-lhe da possibilidade de fazer uma apelação adesiva, que terá total independência do recurso eventualmente proposto por Natanael.
c) Interposta a apelação, obrigatoriamente serão conferidos os efeitos devolutivo e suspensivo, independentemente da matéria discutida por Luís e Natanael nos autos.
d) Antes de interpor recurso de apelação, como condição de admissibilidade desse recurso, Luís deverá prequestionar os fatos por meio de embargos de declaração.
e) O recurso a ser manejado por Luís, caso pretenda ter total procedência no julgamento, é o de apelação, cujo juízo de admissibilidade deve ser feito pelo Tribunal.
9 – Acerca da ação monitória, é correto afirmar: 
a) Acolhida a inicial, o juiz ordenará a citação do réu para pagar, entregar a coisa ou cumprir a obrigação de fazer ou não fazer no prazo de 15 (quinze) dias. 
b) Acolhida a inicial, o juiz ordenará a intimação do réu para pagar ou entregar a coisa no prazo de 15 (quinze) dias. 
c) Desnecessária a citação ou intimação do réu, pois o juiz determinará a expedição do mandado monitório. 
d) O mandado monitório é idêntico ao relativo à ação executiva, de modo que o prazo para o cumprimento da obrigação é de 24 (vinte e quatro) horas. 
e) Os embargos não dispensam o preparo.
10 – Sobre a ação de consignação em pagamento, é correto afirmar que:
a) O réu não poderá alegar, em sua contestação, justa causa na recusa do pagamento.
b) Para alegar, em sua defesa, que o depósito pelo autor não é integral, necessita o réu indicar o montante que entende devido, sob pena de inadmissão de sua alegação.
c) Quando a ação for fundamentada, pelo autor, em dúvida sobre quem seja o legítimo credor, e comparecendo mais de um credor, o juiz deverá declarar efetuado o depósito e extinta a obrigação, passando a correr o processo, sob o procedimento ordinário, unicamente entre os credores, independentemente das alegações por estes apresentadas em suas defesas.
d) A sentença que concluir pela insuficiência do depósito imputará ao autor os ônus sucumbenciais e autorizará o réu a mover ação de conhecimento própria para a cobrança da diferença devida.
e) Ela é admitida apenas para a consignação de quantia certa em dinheiro.

Continue navegando