Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Apol1 aspectos ludicos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Apol Aspectos Ludicos Nota 100
1-Leia as afirmativas a seguir e após analisá-las assinale a alternativa correta  em relação aos objetivos das Oficinas Psicopedagógicas.
	
	A
	O objetivo de uma Oficina Psicopedagógica é estreitar as relações entre os participantes de um grupo em que estão presentes conflitos relacionais sérios e que necessitam de uma intervenção terapêutica por parte do ensinante.
	
	B
	As Oficinas Psicopedagógicas tem como objetivos recuperar conteúdos escolares em defasagem, levar a tomada de consciência dos erros e aumentar a autoestima do aprendente.
	
	C
	O objetivo central das Oficinas Psicopedagógicas é possibilitar a expressão de problemas emocionais, mobilizando a expressão dos sentimentos, angústias e conflitos presentes nas relações entre os componentes do grupo.
	
	D
	As Oficinas Psicopedagógicas tem como objetivos avaliar de modo integral os sujeitos em situações de produção coletiva em que podem expressar sentimentos e pensamentos e intervir mediando, levando-os a aprendizagem.
2-Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em relação ao roteiro para a organização das Oficinas Psicopedagógicas. Em seguida marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
(   ) O planejamento é fundamental na organização das Oficinas Psicopedagógicas sendo o primeiro passo definir um tema e os objetivos que se pretende alcançar.
(   ) O item “público” do planejamento das Oficinas Psicopedagógicas pode ser considerado secundário, uma vez que se relaciona aos participantes que são apenas observadores do processo.
(   ) A seleção dos materiais com antecedência e a definição do espaço e do tempo é essencial para a organização de uma oficina psicopedagógica.
(   ) A parte fundamental de um roteiro de Oficina Psicopedagógica  é a “dinâmica”, parte em que definem e descrevem as atividades que serão desenvolvidas.
	
	A
	VVFF
	
	B
	VFVV
	
	C
	FVFF
	
	D
	VFVF
3-Piaget apresenta uma classificação dos jogos que pode ser utilizada nas Oficinas Psicopedagógicas para orientar a seleção de materiais. Assinale a alternativa que apresenta essa classificação.
	
	A
	Jogos de exercício psicomotor; jogos de representação corporal; jogos de representação gráfica e jogos de regras.
	
	B
	Jogos sensório-motores; jogos pré-operatórios e jogos operatórios.
	
	C
	Jogos de exercício psicomotor; jogos simbólicos e jogos de regras.
	
	D
	Jogos de exercício sensório-motores; jogos de exercício do pensamento e jogos de exercício de regras.
4-Assinale a alternativa que apresenta a justificativa para a utilização do Sistema ESAR de classificação de jogos e brinquedos na seleção de materiais, na aquisição de brinquedos e jogos para atividades lúdicas:
	
	A
	O Sistema ESAR, foi criado por Denise Garon, no Canadá, com o objetivo de facilitar a organização de brinquedotecas, servindo como referência para todos aqueles que trabalham com jogos e brinquedos.
	
	B
	O Sistema ESAR classifica brinquedos e jogos, servindo como um esquema de análise para avaliar a contribuição pedagógica dos objetos de brincar, servindo principalmente para orientar as escolhas dos pais.
	
	C
	O Sistema ESAR foi criado no Brasil, por Denise Garon, auxiliando professores e demais profissionais na seleção de materiais para compor o acervo de brinquedos.
	
	D
	O Sistema ESAR foi criado como instrumento de auxílio para o professor escolher materiais para a realização de atividades pedagógicas em sala de aula.
5-Ao longo do processo de desenvolvimento infantil a criança brinca de diferentes maneiras. Relacione o tipo de brincadeira com o que a caracteriza. Marque em seguida a alternativa que apresenta a sequência correta:
Tipos de brincadeira:
(1) Brincadeira Cooperativa
(2) Brincadeira Solitária
(3) Brincadeira em grupo com interação
(4) Brincadeira em grupo sem interação
 
Característica:
( 3  ) Aproxima-se de outras crianças para brincar, o que pode acontecer com ou sem conflitos, estabelecendo relações que podem durar por toda brincadeira ou acabar rapidamente. Inicialmente realiza as atividades que todos estão realizando de modo a integrar-se ao grupo e progressivamente envolve-se em uma mesma atividade, sendo mais importante a conversação e a interação, cujo conteúdo nem sempre tem relação com a atividade lúdica que está sendo realizada.
(  1 ) A criança se interessa pelo brinquedo tendo a necessidade de pertencer ao grupo, brincando em conjunto, momento em que compartilha, divide, aguarda, conversa com os colegas sobre a brincadeira.
( 2  ) A criança dirige sua atenção ao brinquedo e a ação de brincar. Explora integralmente o brinquedo, seus atributos e possibilidades, permanecendo em silêncio, absorta e isolada, pode falar, mas consigo mesma.
( 4 ) Observa e se interessa pelo brinquedo e pela brincadeira dos outros. Interesse que se manifesta pela observação fortuita ou por uma observação atenta, momento em que se apresenta absorta e envolvida na brincadeira de outrem, mas sem interação ou conversação.
	
	A
	3124
	
	B
	1243
	
	C
	2413
	
	D
	3214