Buscar

AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA -GESTÃO E LIDERANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE SANTA TEREZINHA (CEST)
CURSO:TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RH PERÍODO: 4º 
DISCIPLINA: GESTÃO E LIDERANÇA
PROFESSOR (A): CHRISTIANE SILVA SOUSA DINIZ
ALUNO(A) :______________________________________________
DATA: 06/12//2021
Avaliação SUBSTITUTIVA DA APRENDIZAGEM 
· A avaliação deverá ser feita de forma individual e deverá ser entregue EXCLUSIVAMENTE através da Plataforma Google Classroom até o dia 06/12/2021 até às 23:59h. 
· Esta avaliação regimental terá peso de 100% na composição da Nota.
· A interpretação dos enunciados das questões faz parte da avaliação, não cabendo explicação dos mesmos.
· Cada questão corresponde ao valor entre parênteses.
· A divulgação do resultado será no sistema da Instituição posteriormente lançado pelos docentes, onde o aluno poderá consultar a sua nota no seu portal. 
· Será considerada nula a avaliação que apresentar respostas iguais considerando que cada questão refere-se ao entendimento do discente frente ao conteúdo ministrado e referenciado na literatura bem como respostas plagiadas.
1) (1,0) "Pensava-se que uma pessoa já nascia com as qualidades de um líder ". Dentre suas atribuições, o líder deve atuar como facilitador entre os objetivos da empresa e os objetivos individuais dos seus liderados. Na obra “Gestão de pessoas”, Chiavenato (2009) afirma que se a organização quer alcançar os objetivos da melhor maneira possível, ela precisa canalizar os esforços das pessoas para que estas também:
(a) Entendam seus objetivos individuais.
(b) Alcancem seus objetivos individuais.
(c) Analisem seus objetivos individuais.
(d) Decidam seus objetivos individuais.
(e) Programem seus objetivos individuais
2) (1,0) As teorias sobre Liderança são classificadas em três grandes grupos. As teorias de estilos de liderança buscam explicar a liderança por meio dos diferentes comportamentos do líder perante os seus liderados e a maneira que ele se comporta quando orienta seus colaboradores durante suas tarefas. Essas teorias indicam estilos diferentes de liderança. Elas são:
 (a) A liderança burocrática, a democrática e a liberal.
(b) A liderança autocrática e a democrática.
(c) liderança democrática e a liberal.
(d) liderança decisória, a democrática e a liberal.
(e) liderança autocrática, a democrática e a liberal.
3)(1,0) Um elemento importante em qualquer definição de liderança é o consentimento dos liderados. Ou seja, só há liderança quando o liderados seguem o líder espontaneamente. Características como persistência, autoconfiança, motivação e adaptabilidade são algumas das percebidas nos líderes. As pessoas que já nascem com essas qualidades têm maior facilidade de se tornar líderes? Certo ou Errado ? Justifique a sua resposta.
4) (1,0) A liderança eficaz é aquela que com influência interpessoal, em determinada situação, por meio da comunicação, consegue atingir a meta/objetivo”.Considerando a liderança transacional e a liderança carismática (transformadora), assinale a alternativa que apresenta algumas das formas básicas de gerenciamento de comportamentos da liderança transacional.
(a) Recompensa contingencial, gerenciamento ativo por exceção, gerenciamento passivo por exceção e laissez-faire.
(b) Consulta aos seus seguidores, monitoramento do desempenho, feedbacks negativos ou repreensões e foco nas interações.
(c) Carisma ou influência idealizada, motivação inspiracional, estimulação intelectual e consideração individualizada.
(d) Visão compartilhada de futuro, autoridade burocrática, busca da melhor performance dos indivíduos e transações.
(e) apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias, dos seguidores. 
5) (1,0) A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal . O poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as decisões e ações das outras pessoas, mesmo quando elas possam resistir. Analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA:
(a)Uma postura de não conformidade indica o poder de uma pessoa no grupo.
(b)Ainda que simpáticos a uma maioria, em geral as pessoas seguem publicamente a opinião da maioria.
(c) Uma maioria pode persuadir de forma invisível membros de uma maioria a mudar suas opiniões.
(d) Uma maioria em um grupo pode ser influenciada por uma maioria inflexível em sua opinião.
e) a autoridade é o poder legítimo, ou seja, o poder que tem uma pessoa em virtude do papel ou posição que ocupa em uma estrutura organizacional.
6) (1,0) A teoria dos traços de personalidade refere que características marcantes de personalidade possuídas pelo líder como inspirar confiança, ser inteligente, perceptivo e decisivo. Apesar de objetivos semelhantes, cada teoria parte de premissas diferentes e utiliza métodos diversos para chegar a esse resultado.Sabendo disso, sobre a Teoria do Estilo de Liderança, assinale a afirmativa correta.
(a) Preconiza que quanto mais um funcionário acredita na sua capacidade de realização de determinada tarefa, mais ele tende a ficar motivado. 
(b) Acredita que a utilização de mecanismos intrínsecos de motivação possui um impacto mais evidente nos resultados, caso não sejam misturadas com os extrínsecos. 
(c) Interpreta o funcionário como um indivíduo determinado, que tende a evoluir quando assume novas responsabilidades e se depara com desafios.
(d) Leva em consideração as diferenças individuais para desenvolver planos de ação com uma perspectiva hierárquica das necessidades a serem enfrentadas. 
(e) Preconiza que a liderança pode ser orientada para a tarefa e para as relações humanas
7) (1,0) A liderança é necessária em todos os tipos de organizações humanas. É essencial em todas as funções administrativas. À ordenação contínua de autoridades que estabelece os níveis de poder e importância, de forma que a posição inferior é sempre subordinada às posições superiores dá-se o nome de
(a) aristocracia.
(b) autarquia. 
(c) cronologia.
(d) oligarquia.
(e) hierarquia.
8) (1,0) O LÍDER precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas. Determinada organização possui, como característica, a alocação de profissionais em cargos de chefia de acordo com o contexto, após uma análise do perfil de cada funcionário. Por exemplo, em setores em que as condições são extremas e desfavoráveis, utiliza-se o profissional com características orientadas para tarefa, em detrimento daqueles mais focados nos relacionamentos.
Analisando a situação dessa organização à luz dos conceitos de liderança, é correto afirmar que essa política se fundamenta nas teorias
(a) contingenciais. 
(b) emergentes. 
(c) transacionais. 
(d) transformacionais.
(e) dos traços de personalidade.
09) (1,0) A teoria da liderança situacional ou contingencial segundo Modelo de Tannenbaum e Schmidt enfatiza que a emergência e a manutenção de um líder eficaz estão relacionadas a aspectos do meio ambiente no qual o líder está inserido. Certo ou Errado? Explique sua resposta 
10) (1,0) Para Fiedler, a liderança envolve influenciar outros a alcançar objetivos que são importantes para eles e para a organização, pois traduz-se como a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho. Dessa forma, embora a liderança seja uma função principal do gerenciamento, ela não é o mesmo que gerenciamento. Considerando tais pressupostos esta afirmativa está Certa ou Errada? Explique sua resposta.
TENHA UMA EXCELENTE AVALIAÇÃO

Outros materiais