Buscar

simulado base de gestão

Prévia do material em texto

sc.: BASES DE GESTÃO   
	Aluno(a): INGRID VOLKER FIGUEIREDO
	202103468853
	Acertos: 10,0 de 10,0
	01/06/2021
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Realizando uma análise sobre o impacto na vida das pessoas que estão na organização e para o crescimento dos negócios, o que você analisa como fundamental na realização de uma gestão de qualidade, conforme as alternativas abaixo elencadas:
		
	
	Uma gestão que avalia seus talentos anualmente e considera mais os pontos fracos para que seja melhorados
	
	Uma gestão que atende primeiramente o mercado externo para depois olhar para dentro da organização
	
	Uma gestão pautada no processo de crescimento financeiro de uma organização
	 
	Uma gestão que considera a complexidade do mundo atual e o cenario em que estão inseridas as organizações contemperâneas
	
	Uma gestão pautada na relação de poder e das regras existentes na organização
	Respondido em 01/06/2021 10:37:45
	
	Explicação:
A complexidade do mundo atual e o cenário em que estão inseridas as organizações contemporâneas exigem uma reflexão sobre o que pode ser considerado o estado da arte em gestão.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A eficiência, segundo Maximiano (2011), depende da forma como os recursos estão sendo utilizados e seu princípio geral é a relação entre esforço e resultados. Quanto menor for o esforço para produzir um resultado, mais eficiente é o processo. Sabendo disso, o gestor Renê decidiu tomar uma decisão para tornar o seu setor mais eficiente. Assinale a alternativa que pode ser essa decisão relacionada à eficiência:
		
	
	Aumento do quadro de colaboradores para o atingimento das antigas metas. 
	
	Aumento do número de horas trabalhadas para compensar os retrabalhos que precisam ser feitos constantemente. 
	
	Substituição de tecnologia nova por mais antiga, estas um pouco menos produtivas, mas foram muito baratas para serem adquiridas. 
	
	Mudança do portfólio dos produtos com a finalidade de agradar o consumidor final. 
	 
	Substituição de máquinas antigas por máquinas novas, mais rápidas e produtivas. 
	Respondido em 01/06/2021 10:40:24
	
	Explicação:
Substituição de máquinas antigas por máquinas novas, mais rápidas e produtivas. (EFICIÊNCIA)
Aumento do quadro de colaboradores para o atingimento das antigas metas. (INEFICIÊNCIA)
Substituição de tecnologia nova por mais antiga, estas um pouco menos produtivas, mas foram muito baratas para serem adquiridas. (INEFICIÊNCIA)
Mudança do portfólio dos produtos com a finalidade de agradar o consumidor final. (EFICÁCIA)
Aumento do número de horas trabalhadas para compensar os retrabalhos que precisam ser feitos constantemente. (INEFICIÊNCIA)
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Depois de um planejamento realizado, a empresa Topflower , está no processo de distribuir o trabalho e estabelecer as responsabilidades das áreas e pessoas que nelas atuam. No passado, as empresas preocupavam-se em estabelecer rígidas estruturas hierárquicas para garantir a produção em massa de forma eficiente. Este é um momento importante, é definido quem faz o quê. Este processo é chamado de:
		
	
	Controle
	 
	Organização
	
	PDCA
	
	Direção
	
	Planejamento
	Respondido em 01/06/2021 10:41:49
	
	Explicação:
O processo da organização vem depois do Planejamento. Ali são criadas uma série de tratativas que irão delimitar como será trabalhado, as hierarquias, funções, locais e locação de recursos.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A fábrica de equipamentos de respiradores, de uso hospitalar, utiliza uma série de controles em sua produção. Quando as matérias-primas que compõem a estrutura da base chegam, elas são inspecionadas para ver se não possuem algum defeito, que possa a vir quebrar.
Que tipo de controle é feito neste momento, de acordo com (SOBRAL; PECI, 2008)?
		
	
	Básicos
	
	Comparativos
	
	Simultâneos
	
	Posteriores
	 
	Preventivo
	Respondido em 01/06/2021 10:42:52
	
	Explicação:
O controle da matéria-prima é feito antes do processo de produção do produto, por isso é chamado de preventivo. Ele previne que não ocorram problemas depois.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Em um congresso sobre gestão de pessoas, foram feitas as afirmativas abaixo:
I. É importante que as organizações mantenham um banco de dados para catalogar candidatos a emprego que se apresentem espontaneamente, ou que não tenham sido considerados em recrutamentos anteriores.
II. Um banco de dados em RH deve ter, como critério, uma classificação de acordo com as qualificações mais importantes das pessoas, tomando por base o curriculum vitae dos candidatos ou dados da proposta de emprego.
III. Ao se buscar um candidato externo, a primeira providência deverá ser a consulta ao banco de dados, a fim de identificar talentos que tenham as qualificações específicas para as necessidades da empresa.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	 
	I, II e III.
	
	II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	Respondido em 01/06/2021 10:45:22
	
	Explicação:
A sustentação do sistema de informação é o banco de dados que armazena e acumula os dados, os quais o autor define como um conjunto integrado de arquivos, relacionados logicamente, organizados de forma a melhorar e facilitar o acesso aos dados e eliminar a redundância. Assim, a Gestão de Pessoas utiliza de vários bancos de dados interligados, tais como: cadastro de pessoal, cadastro de cargos, cadastro de seções, cadastro de remuneração, cadastro de benefícios, cadastro de treinamento, cadastro de candidatos, cadastro médico e outros, dependendo das particularidades de cada organização.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Afirmação I: Na produção puxada, observa-se a redução de custos com estoque.
No entanto
Afirmação II: Se não houver uma boa política de vendas, a empresa que adotar esse modelo corre o risco de ficar ociosa quando não há pedidos, o que pode comprometer os resultados da empresa.
		
	
	As afirmações estão corretas e não se relacionam.
	
	As afirmações não se relacionam.
	
	A afirmação II está correta e não complementa a afirmação I.
	 
	A afirmação II complementa a afirmação I.
	
	A afirmação I está correta e não tem relação com a afirmação II.
	Respondido em 01/06/2021 10:46:28
	
	Explicação:
Na produção puxada o departamento de vendas precisa estar ligado diretamente com a produção e com o compras, pois o planejamento de compra de suprimentos estará relacionado diretamente com o quanto por vendido.
 
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Sustentabilidade nunca esteve tão em alta, atualmente vemos em propagandas das empresas explorando o tema, diferentes gerações levando o assunto a debates. Em 1994 John Elkington lançou o termo Triple Bottom Line - Tripé da Sustentabilidade, em seu artigo The Triple Bottom Line: What is It and How does it Work?. A proposta do autor é definir o conceito de sustentabilidade sob quais perspectivas?
		
	
	Social, Econômica e Sustentável
	
	Cooperativista, Sustentavel e Econômica
	 
	Econômica, Social e ambiental
	
	Ambiental, Cooperativista e Social
	
	Econômica, Financeira e Ambiental
	Respondido em 01/06/2021 10:47:39
	
	Explicação:
DE acordo com o autor, a sustentabilidade só se torna viável se estas três bases são alcançadas. Se não tem viabilidade econômica, uma empresa não sobrevive, mesmo com as demais bases conquistadas. Sem a sustentabilidade social, cada vez mais a sociedade se coloca contra a marca e a empresa não sobrevive por muito tempo ou não consegue clientes fidelizados, que se preocupam com o lado social. Ainda sob este aspecto, a empresa pode estar promovendo a economia se socialmente oferece oportunidades também. E por fim, a sustentabilidade ambiental cada vez é mais cobrada das empresa, pois elas devem se adequar a regras contra poluição, economia de energia, reciclagem de lixo, entre outras, de forma que viabilizesua sobrevivência e se esteja adequada às leis. Ainda podemos aliar a esta vertente, que os clientes vêem positivamente e abraçam marcas com esta preocupação ecológica.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo Samuelson e Nordhaus (2004) a Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Nessa definição estão presentes três conceitos fundamentais:
Escassez - Representa o objeto da economia e consiste em uma restrição física, afinal, temos meios de produção e recursos insuficientes para atender aos desejos e necessidades de todos os seres humanos.
Eficiência - Está relacionada à combinação ótima dos insumos produtivos (trabalho, capital e terra) para obter a máxima produção e ao uso racional dos meios disponíveis para alcançar um objetivo previamente determinado.
Equidade - É a distribuição justa da prosperidade econômica entre os membros da sociedade. A desigualdade de renda é consequência de uma baixa equidade.
 Com base nas afirmações acima podemos concluir que:
		
	
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I e III são verdadeiras
	
	Todas as afirmações não são verdadeiras
	Respondido em 01/06/2021 10:48:54
	
	Explicação:
Segundo Samuelson e Nordhaus (2004) a Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como os distribuem entre os vários indivíduos. Observe que, nessa definição, estão presentes três conceitos fundamentais:
Escassez - Representa o objeto da economia e consiste em uma restrição física, afinal, temos meios de produção e recursos insuficientes para atender aos desejos e necessidades de todos os seres humanos.
Eficiência - Está relacionada à combinação ótima dos insumos produtivos (trabalho, capital e terra) para obter a máxima produção e ao uso racional dos meios disponíveis para alcançar um objetivo previamente determinado.
Equidade - É a distribuição justa da prosperidade econômica entre os membros da sociedade. A desigualdade de renda é consequência de uma baixa equidade.
Atualmente, podemos perceber que a equidade talvez seja o grande desafio de ser colocado em prática de forma ampla. Alguns economistas, para explicar a situação da desigualdade de renda, afirmam ser preciso esperar o bolo crescer para depois distribuir, pois não se pode distribuir o que não foi produzido. Assim sendo, todas as afirmações são verdadeiras.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Considerando os conceitos da Análise de Custo, Volume, Lucro, analise as seguintes afirmativas:
I. O Ponto de Equilíbrio Contábil será obtido quando a soma das margens de contribuição totalizar o montante suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixos; esse é o ponto em que contabilmente não haveria nem lucro nem prejuízo.
II. A margem de segurança é o excedente da receita da empresa sobre a receita no ponto de equilíbrio. Consequentemente, representa o quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo para a empresa.
III. A margem de contribuição unitária representa a parcela do preço de venda que resta para a cobertura dos custos e despesas fixos e para a geração do lucro por produto vendido.
Quais estão corretas?
		
	
	I e II.
	
	I, apenas.
	
	II e III.
	
	III apenas.
	 
	I, II, III.
	Respondido em 01/06/2021 10:53:21
	
	Explicação:
(Correta) I. O Ponto de Equilíbrio Contábil será obtido quando a soma das margens de contribuição totalizar o montante suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixos; esse é o ponto em que contabilmente não haveria nem lucro nem prejuízo.
(Correta) II. A margem de segurança é o excedente da receita da empresa sobre a receita no ponto de equilíbrio. Consequentemente, representa o quanto as vendas podem cair sem que haja prejuízo para a empresa.
(Correta) III. A margem de contribuição unitária representa a parcela do preço de venda que resta para a cobertura dos custos e despesas fixos e para a geração do lucro por produto vendido.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na área de vendas, temos algumas ferramentas que colaboram com a formação de preços analisando diferentes aspectos que vão inteferir na formação desse valor, desta forma, sendo o metódo Survey, um desses utilizados, analise a alternativa que mostra corretamente seu conceito:
		
	
	Há apenas uma maneira precisa de definir em qual circunstância deve-se usar ou não esse tipo de ferramenta independentemente da organização ou do produto, é um tipo de pesquisa muito fechada em sua estrutura.
	
	Esse método colabora que a empresa saiba extamente quanto deve coprar pelo produto
	
	Esse método mostra os dados dos custos de um determinado produto e assim ajuda a organização na definização de um valor
	
	Esse método possibilita que as pessoas que utilizam o determinado produto possa conhecer mais sobre ele, é uma forma de fazer marketing. 
	 
	Esse método é uma forma de coletar dados e informações a partir de características e opiniões de grupos de indivíduos, para saber se as pessoas comprariam e seus diferentes níveis de preços.
	Respondido em 01/06/2021 10:54:51
	
	Explicação:
O método survey consiste em fazer uma pesquisa para saber se as pessoas comprariam um determinado produto com diferentes níveis de preços.

Continue navegando