Buscar

Enfermidades Micóticas Na Avicultura

Prévia do material em texto

Julia Silva
Enfermidades Micóticas Na Avicultura
A indústria avícola brasileira cresce anualmente e se torna cada vez mais representativa na produção e exportação dos seus produtos. Os cuidados com a sanidade avícola têm acompanhado e favorecido essa evolução, entretanto, patógenos que afetam o peso e a qualidade da carcaça continuam a provocar grandes prejuízos à produção avícola, entre elas estão as enfermidades fúngicas.
Aspergilose
A aspergilose ou pneumonia micótica é causada por diversas espécies de fungos do gênero Aspergillus é a micose mais comum em aves. É uma micose oportunista, que acomete principalmente indivíduos imunocomprometidos. Dentre estas diversas espécies, podemos citar principalmente o Aspergillus fumigatus e o Aspergillus flavus como as duas principais espécies envolvidas em surtos de aspergilose (OSÓRIO et al., 2007).
Esse fungo pode estar presente no solo, água, ar, cama/ninho, ovos sujos, nos tratadores e em outros animais. Sua micotoxina é inalada causando a forma clássica (respiratória) da doença, que afeta os pulmões e sacos aéreos – sinais de dispneia, asfixia, anorexia e depressão. Em necropsia é possível notar nódulos caseosos, hiperemia, sacões aéreos espessados e na histologia necrose caseosa com identificação das hifas fúngicas. 
Pode se manifestar de outras formas:
· Forma ocular – oftalmite
· Forma nervosa – encefalite 
· Forma cutânea – dermatite
· Forma articular – artrite 
A prevenção deve ser feita por meio de testes/exames da cama, casca dos ovos, do ar, da penagem e micologia do pulmão em necropsia. 
Candidíase 
Candidiase, ou também conhecida como moniliose ou sapinho, é o termo utilizado para definir processos micóticos causados por fungos do gênero Candida sp, presente normalmente na microbiota intestinal sendo um fungo oportunista – aves imunossuprimidas. O desequilíbrio populacional dessas leveduras leva ao aparecimento da doença no sistema digestório, a Candida sp pode infectar também o sistema reprodutivo, olhos e tornar-se sistêmica. Este desequilíbrio pode ocorrer devido à imunossupressão, ao estresse, ao uso incorreto de antibióticos ou mudanças no pH intestinal (CUBAS & GODOY, 2008).
Sinais de anorexia, fraqueza, emaciação, regurgitação e em necropsia placas diftéricas, erosões ou úlceras diagnostico diferencial de bouba aviaria, deficiência de vitamina A e micotoxicose. 
O diagnóstico se baseia nos sinais clínicos e nos achados por meio de esfregaços de swabes da cavidade oral ou fezes coradas pelo método de Gram. É possível visualizar estruturas arredondadas eosinofílicas compatíveis com leveduras (em brotamento ou não), hifas e bactérias. 
Fonte: garden-pt.desigusxpro.com
Micotoxicoses
São doenças causadas por ingestão de alimentos contaminados por micotoxinas. A principal fonte de micotoxina para a ave é o milho e/ou a ração. São produzidas por fungos, portanto qualquer aparência de contaminação (porções azuladas ou mofadas), no milho ou ração, deve ser imediatamente descartada. Os principais fungos são:
· Aspergillus spp. – aflatoxina 
· Penicillinum spp – ocratoxina 
· Fusarium spp – tricotecenos, zearolenonas, fumonisinas 
As toxinas podem ser nefrotóxicas (acrotoxinas), podem agir no sistema linfoide e hematopoiético causando imunossupressão, destroem células de revestimento (úlceras em cavidade oral), afeta intestino destruindo células epiteliais absortivas. Aflatoxinas são hepatotoxicas (hemorragias), causam lesões em endotélio vascular, ossos, pele e em órgãos reprodutivos (comprometimento da casca dos ovos). 
O diagnostico se dá pela análise dos alimentos (cromatologia liquida) e pelo tecido (imuno-histoquímica/histopatológico). O controle por meio de armazenamento adequado, uso de adsorventes e adição de vitamina C deve ser feita.
OBS: Na presença de micotoxinas deve-se eleminar a ração contaminada, fornecer dieta rica em proteínas e gordura, polivitamínicos, metionina e cistina. 
REFERENCIAS
CUBAS, Z. S.; GODOY. S.N.; Candidíase sp, Disponível em: <http://canarilalmada.com/download/dowload/Dossierdedoencas.pdf>;
OSÓRIO, L. G; XAVIER, M. O; CABANA, Â. L.; MEINERZ, A. R. M; ALBANO, A. P.; LEITE, A. M.; FILHO, R. P. S; MEIRELES, M. C. A. Desinfecção ambiental no controle de aspergillus spp. No centro de recuperação de animais marinhos. 2007.

Continue navegando