Buscar

Marina_Cabrini_lideranca_e_motivacao_matriz_ai

Prévia do material em texto

Atividade individual
	
	Matriz de análise
	Disciplina: Liderança e Motivação
	Módulo: 7
	Aluno: Marina Cabrini
	Turma: PGO_LMPOSEAD-36_08112021_7
	Tarefa: Atividade Individual
	Introdução
	O principal objetivo desse trabalho é aplicar o conhecimento adquirido nas aulas de Liderança e Motivação, elaborando uma crítica sobre um filme escolhido pelo aluno. O filme que será abordado nessa Atividade Individual, será o o “Diabo veste Prada”.
O filme “O diabo veste Prada” retrata a jornada da personagem Andrea Sanchs (Andy) que acabou de se formar em jornalismo na Universidade Northwesten e está à procura de um novo emprego. Embora Andy não seja uma aspirante do mundo da moda e acredite que a superficialidade desse “mundo” seja algo banal, ela consegue um emprego como assistente pessoal de Miranda Priestly que é a editora-chefe da revista Runway.
Andy aceita o trabalho na Runway com a finalidade de no final de sua experiência de 1 ano, conseguir um novo emprego como repórter ou escritora em outro lugar, logo no início já conseguimos notar que o tratamento dentro da empresa é um tanto arrogante, humilhante, explorador e aproveitador da parte de Miranda.
De início, Andy acaba se atrapalhando com o seu trabalho e não consegue boa sintonia com seus colegas de trabalho que por muitas vezes falam de seu modo de vestir e de seu comportamento nada convencional no mundo da moda. No entanto, Nigel que é um diretor de arte a ajuda emprestando a ela roupas de grife da Runway e com isso ela começa a se adaptar aos padrões da Revista. No decorrer do filme nota-se que Andy, aprende com rapidez suas responsabilidades e começa a se vestir de acordo com os padrões da empresa para evidenciar seu eforço e empenho no trabalho. 
Andy se entrega de cabeça em seu trabalho e passa cada vez mais tempo atendendo as necessidades de Miranda, com isso começa a surgir problemas em seu relacionamento amoroso e com seus amigos, que não entendem a dedicação dada ao trabalho e sua chefe.
Miranda por sua vez fica impressionanda com o trabalho que Andy desempenha e começa a demandar a função de confiança que é a entrega do “Livro” em sua casa, que antes era função de Emily (sua colega de trabalho). O “Livro” trata-se de uma revisão da próxima edição da revista Runway que contém todas as anotações e opiniões de Miranda que avalia as escolhas dos outros editores.
Nessas idas em casa de Miranda, Andy leva junto a roupa em que Miranda usará em determinado evento. Na primeira entrega do “Livro”, Emily instruiu brevemente Andy todo o procedimento em que era para ser feito na casa de Miranda, sobre onde deixar o Livro e roupa e para não falar com ninguém dentro da casa. Porém quando Andy chega na casa de Miranda percebe que as orientações que Emily passou eram vagas e enquanto ela tenta descobrir o que fazer, as filhas de Miranda dizem que ela poderia deixar o livro com elas, mentirosamente assim como Emily teria feito em outras ocasiões.
Quando Andy sobe as escadas para levar o Livro, ela acaba encontrando Miranda e seu marido em uma discussão e os interrompem com sua presença. Andy logo percebe que caiu em uma armadilha de criança das filhas de Miranda e logo sai, deixando o livro no topo da escada. No dia seguinte, Miranda diz que quer o livro inédito do Harry Potter para suas filhas e caso Andy não conseguisse uma cópia do livro, ela seria demitida.
Desesperada Andy procura por todos os meios encontrar o livro do Harry Potter, porém sem sucesso. Em determinado momento já achando ser impossível encontrar a cópia do inédito livro, ela quase desiste de encontrar, mas finalmente consegue através de contatos de Christian (um colega de trabalho). Com essa atitude, Andy surpreende positivamente Miranda, não somente por encontrar o livro, mas também por deixar cópias para suas filhas na estação de trem, não deixando nenhuma dúvida que Andy realizou uma tarefa quase que impossível.
No decorrer do filme Andy conquista a confiança de Miranda e com isso Miranda convida Andy para ir com ela para Paris, na semana da moda mais esperada do ano. O único problema é que essa viagem era originalmente destinada a Emily que já vinha se preparando há meses para o evento. Miranda faz com que Andy conte para a Emily sobre a decisão dela sobre quem iria no evento de Paris. Quando Andy liga para Emily com que se distrai e é atropelada. No hospital onde Emily está internada, Andy conta sobre a decisão da chefe sobre quem iria participar do evento de Paris, Emily por sua vez não aceita e pede para que Andy vá embora do hospital se recusando a continuar a conversa. A viagem a Paris não só atrapalha a relação com a Emily, como também com o Nate (seu companheiro), e faz com que eles acabam decidindo por darem um tempo na relação.
Enfim o grande dia chega e Andy e Miranda vão a Paris e após alguns dias de árduo trabalho com desfiles e festas com grandes marcas da indústria da moda, Andy encontra Miranda chorando por assuntos relacionado a vida pessoal. Mostrando mais uma vez o quanto Miranda confia em Andy, ela então conta a Andy que está se separando pela segunda vez por sempre se dedicar plenamente ao seu trabalho, dando muita atenção a vida profissional e deixando de lado a vida pessoal. Andy se mostra disposta a ajudar e cancelar o almoço do dia seguinte, mas Miranda acha bobagem e quer seguir com os negócios como se nada estivesse acontecendo na sai vida pessoal. 
Ao sair do quarto de Miranda, Andy encontra-se com Christian que após o jantar e algumas taças de vinho, passa uma noite com ele. Na manhã seguinte, ao acordar e encontrar a próxima edição da Revista Runway no quarto, ela questiona Christian sobre o conteúdo. Christian por sua vez diz a Andy que Miranda sairá da Runway e será substituída por sua “inimiga” Jacqueline Follet.
Andy vai em desencontro as ideias de Christian que diz que Miranda é um recurso caro para a Runway e que Jacqueline faria um trabalho tão bom quanto o de Miranda por um preço muito menor. Andy desesperada para avisar a Mirando o que ficou sabendo sobre essa decisão, corre a procura dela e a encontra no quarto do hotel com o diretor da editora Runway onde estão conversando, mas Miranda expulsa Andy da porta do quarto e não dá atenção para o que ela tinha para falar, deixando Andy confusa.
Na festa/ almoço onde Jacqueline a princpio assumiria o papel de Miranda, Andy tenta avisar Miranda novamente sobre a decisão, porém sem sucesso, já que Miranda não dá ouvidos a Andy. Chegando no discurso anunciando a nova editora chefe da Runway, Miranda é chamada para anunciar Jacqueline como sócia do estilista James Holt, deixando Andy surpreendida com a reviravolta da história.
Já dentro do carro, no caminho de volta para o hotel onde Miranda e Andy estão hospedadas, Miranda questiona Andy sobre o que ela queria lhe avisar horas antes e a elogia pela lealdade. Miranda ainda diz que Andy é muito parecida com ela quando mais nova, com muita determinação e garra e Andy a questiona em que aspecto que elas se parecem e nega essa afirmativa de Miranda, dizendo o contrário, que elas não se parecem. Mas Miranda insiste e diz que elas se parecem pelo o que fez com Emily (referente ao evento de Paris), pois Andy escolheu seguir Miranda, indo para o evento mesmo se magoasse a colega de trabalho Emily.
Sem concordar ainda com o que Miranda estava dizendo sobre a semelhança das duas, elas tem uma breve discussão sobre o assunto e ao chegarem ao hotel, Miranda a explica como conseguiu manter o seu cargo de editora chefe na Runway e tirar Jacqueline de seu caminho.
Miranda já sabia da decisão do diretor da Runway e então correu para se antecipar, oferecendo a Jacqueline o cargo de sócia do estilista James Holt, no qual pagaria muito bem e explicitou para o diretor que caso ela saísse da Runway os editores, fornecedores e fotógrafos de mais relevância para a revista também deixariam de prestar serviços para a revista e seguiria a Miranda para onde ela fosse.
Após essa discussão, Miranda sai do carro em que estavam e enfrenta a multidão de paparazzis que estavamà espera dela na porta do hotel. Andy sai em seguida e toma o caminho oposto, abandonando a profissão de assistente da famosa Miranda. Não encontrando Andy, Miranda a liga e Andy joga o celular em um chafariz, demonstrando o término daquela relação conturbada e duvidosa que tinham.
Já no final do filme, Andy volta a Nova Iorque e reencontra Nate (seu companheiro) e eles tem uma conversa sobre o futuro separados enquanto tomam café, Andy diz sobre seus planos em continuar em Nova Iorque e Nate em seguir sua carreira de chef de cozinha em Boston.
Na conclusão do filme, Andy está sendo entrevistada para um trabalho no New York Mirror e o entrevistador diz que Miranda disse a ele que ela era de longe a sua maior decepção, mas que também ele seria um tolo se não a contratasse. Na última cena do filme Andy vê Miranda saindo do prédio da Runway e entrando em seu carro do outro lado da rua. Elas se olham por alguns instantes, Andy dá um sorriso e acena para Miranda que não esboça nenhuma reação, mas sorri quando entra em seu carro em tom de satisfação. Em seguida, ela olha para o seu motorista em tom firme e diz para seguirem com a corrida, enquanto Andy começa a andar pela rua.
	Desenvolvimento
	Miranda “A dama de ferro” é uma líder que tem uma grande personalidade impactante que influencia toda a organização em que trabalha como editora chefe da revista Runway, sendo mais preponderante com suas lideradas diretas Emily e Andrea (Andy), onde fica evidente em todo o decorrer do filme como as suas subordinadas a respeitam e admiram como profissional. Miranda acaba até por prejudicar sua vida pessoal para dar preferência para sua vida profissional, como ela mesma disse para Andy em uma cena que antecedia o evento de almoço em Paris.
De acordo com estudos realizados por Griffin e Moorhead referente a relações interpessoais e entre liderados e líderes (teorias comportalmentais dentro da teoria dos traços), existem dois tipos de comportamento de um líder: o centrado no trabalho e o centrado no funcionário.
Analisando o filme, nota-se que Miranda tem um perfil que se enquadra no tipo centrado no trabalho, pois Miranda tem grande foco nas entregas das atividades com excelência e foco nos prazos.
Nota-se que Miranda tem traços de um perfil autocrático e ao mesmo tempo traços da liderança transformacional, pois embora ela seja uma líder centralizadora e que tome decisões unilaterais, sem dar a chance de seus liderados terem participação nas tomadas de decisões. Miranda embora não tivesse muito carisma no começo, ela com certeza ganhou a admiração, respeito e a confiança de seus liderados estimulando o orgulho para quem trabalhasse para ela, tanto que em diversas vezes no filme é citado que a vaga que Andy estava ocupando “As garotas se matariam para ocupar a vaga”. 
Com sua grande competência e excelência no que fazia, - Miranda chegou se autointitular como insubstituível quando teve a discussão com a Andy no carro em Paris (falando sobre a substituição dela por Jacqueline) - . Miranda inspirou seus liderados com sua inteligência, competência e promoveu o desenvolvimento profissional precoce de Andy, fazendo com que a mesma se conseguisse solucionar problemas de forma repentina.
Miranda exerce um poder pessoal e de referência muito forte, que conforme citado na apostila de liderança e motivação do curso (BORTOLIN, Adriana: Apostila de Liderança e Motivação), as características são:
Poder pessoal – tem como fonte o indivíduo e vem das suas características pessoais e profissionais, da sua personalidade, das suas experiências, vivências, dos conhecimentos, da competência técnica, da maturidade emocional, da sua capacidade criativa, da capacidade de lidar com as situações, da sua energia, da sua motivação. É único, pessoal, intransferível e independe do cargo, da posição que ocupa ou do papel que exerce no contexto social. Como exemplo de poder pessoal dentro das organizações, podemos citar os líderes informais que se destacam pela sua excelência na parte técnica ou pela sua habilidade em lidar com as pessoas, e são conferidos de poder pelos colegas ou pelo próprio gestor.
Poder de referência – a pessoa é vista como modelo de identificação ou admiração pelo
outro e passa a ter poder de influência. Esse poder pode ser relacionado à liderança pelo exemplo, especialmente na área do esporte, em que vemos a divulgação na mídia de jovens que se espelham em atletas esportistas, como o gesto de comemoração feito pelo atleta jamaicano Usain Bolt imitado por muitos.
	Conclusão
	Assistindo o filme com outra ótica desta vez, com a visão em liderança, deu para aprender muito com o estilo de liderança de Miranda. Miranda foi uma líder nata, com postura e conhecimento crítico no ramo de atuação, com competências hard impecáveis, porém com deficiências em competencias soft, embora ela tivesse traços da competência soft, como a capacidade de motivar e muita inteligência emocional (que foi evidencializado na cena em que ela falou que estava se separando do marido, porém não deixaria de participar do evento por este motivo), faltava mais comunicação e gestão de conflitos. Já que ela fez o contrário na realidade, quando pediu para que Andy ligasse para Emily e avisasse sobre quem iria no evento de Paris, no qual acabou gerando um desentendimento entre suas lideradas.
Acredito também que para que Miranda tivesse mais sucesso em sua carreira, seria necessário que ela deixasse de lado um pouco esse estilo autocrático e adotar um comportamento mais democrático, visto que além do modelo autocrático estar sendo extinto e cada vez visto de maneira negativa, ela também poderia ter mais espaço e tempo para lidar com sua vida pessoal, já que o líder de perfil democrático consegue delegar responsabilidades a seus liderados.
Teria menos rotatividade de funcionários para a posição de segunda secretária (cargo que Andy ocupou durante o filme), já que teria mais aceitação dos liderados para este tipo de liderança (democrático).
	Refefências bibliográficas
ROL 1: https://ide-fgv-br.zoom.us/rec/share/5FxBnMsrLubSXs1wZzw5AOLKLGKsT1-Zm3HDQkNtePD4az4kjRzRsuR545uGhlWe.vf-u382b7onF1ytL, acessado em 02/12/2021.
ROL 2: https://ide-fgv-br.zoom.us/rec/share/5NgFoqtsTO67AcAUVTJpteIMbnqAdUyaYohtHOH-eI-3GeoecVb7Dm4Y2zdoIyY3.dvXULFMp_8bI9-yf, acessado em 02/12/2021.
ROL 3: https://ide-fgv-br.zoom.us/rec/share/2dSV8-HXhCuqu1VgKiOiSlMV8QE-KtlqDRMXnAqhb_tKUm0OVhOzh0RGBdKr4Ow7.dnp7hwrUAb3qqbd_, acessado em 02/12/2021.
ROL 4: https://ide-fgv-br.zoom.us/rec/share/LIc-0anurOgGG0_XcNvM5a-VJkeVs8ENaSRrL94TkqReKgR9PzMab4YS3c6oKTha.Kd6BZQsU-3a-wHkZ , acessado em 03/12/2021.
BORTOLIN, Adriana: Apostila de Liderança e Motivação
Sem data.
Acessado em 02/12/2021.
	
	1
	2

Continue navegando