Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

strutura Curricular
	MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
	COMPONENTE CURRICULAR
	TEMA
	Ensino Fundamental Final
	Educação Física
	Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·        Listar e analisar as lutas que utilizam objetos para a sua prática;
·        Vivenciar situações de desequilíbrio e de esquiva aliados ao manuseio de objetos;
·        Criar e adaptar jogos de luta com objetos diversos.  
Duração das atividades
150 minutos. 03 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sugerimos olhar a seguinte aula no portal que estabelece uma sequência pedagógica natural, importante para reflexão do tema:
1. Desequilibrando o oponente: o uso das alavancas e da força nas lutas
2. A esquiva no combate corporal
Estratégias e recursos da aula
1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre o uso de instrumentos nas lutas:
            As lutas estão entre as manifestações corporais mais antigas na história do homem. É a forma que melhor demonstra os desejos mais primitivos do ser humano de conquista e superação. Com esse objetivo, o homem sempre criou instrumentos que o favorecesse diante dos diferentes confrontos. Armas diversas foram criadas para subjugar o adversário e dar ao seu portador a vantagem necessária para superar o oponente e conquistar os objetivos no combate. Nas lutas competitivas também encontramos disputas onde instrumentos diversos são utilizados, porém a superação do adversário não está atrelada a nenhum tipo de violência, todos os movimentos são geridos por regras, que zelam pela integridade física e moral dos competidores.
 Obs. O professor poderá aprofundar mais na questão da violência ou fazer um intercâmbio com o professor de história no trabalho com as diferentes batalhas da história.
                Quais são os tipos de lutas competitivas e jogos de combate que vocês conhecem que utilizam de instrumentos durante os combates? (Esgrima, paintball, luta de bastões, etc.).
                         Vamos então agora improvisar alguns jogos de combate e lutas que utilizam de instrumentos diversos na sua prática?
Atividade 01: Luta dos travesseiros
Material: Travesseiros ou almofadas diversas e galões de tinta ou latas similares vazias (as latas devem agüentar o peso de uma pessoa sem amassar).
          Espalhar as latas pelo chão de forma que fiquem formando um quadrado a um passo umas das outras.
          De posse de “travesseiros”, os alunos em disputas de dois, tentarão derrubar uns aos outros de cima das latas, usando como recurso somente “travesseiradas”. Não serão permitidos encontrões ou empurrões.
          Quem vencer permanece na disputa.
  Reflexão: Na atividade que acabamos de vivenciar, travamos uma “batalha” onde o instrumento utilizado não era nem um pouco convencional – um travesseiro. No entanto, esse instrumento serviu para um único fim: Desequilibrar o colega por meio de golpes diversos. Nesse caso o instrumento utilizado atuou diretamente no corpo do oponente.
                    Vamos ver agora uma forma indireta de atuação de um instrumento nas lutas?
Atividade 02: Batalha dos bastões
Material: Garrafas pet de 2 litros com areia dentro e bastões de aproximadamente 1,20m de comprimento feitos com cabo de vassoura e macarrão de natação (aqueles com um buraco no meio). Cortar o macarrão em pedaços de aproximadamente 0,50cm de comprimento e encaixá-los nas pontas do bastão para evitar que os alunos se machuquem durante a atividade (figura 01).
                                    (Figura 01)
                Cada aluno de posse de um bastão e uma garrafa.
                O campo de batalha será previamente delimitado por todos, não devendo nenhum dos competidores sair dessa delimitação no momento da disputa.
                A luta poderá ser disputada por dois a quatro alunos, dependendo dos recursos e grau de dificuldade que o professor queira proporcionar.
                Cada aluno posiciona sua garrafa em uma extremidade do campo. Ao sinal do professor, cada aluno deverá proteger sua garrafa, usando para isso só o bastão, e ao mesmo tempo tentar derrubar a garrafa do oponente(s), usando para isso também só o bastão.
                O dono da garrafa derrubada será automaticamente eliminado da disputa.
Obs. A cada vez que o competidor interferir intencionalmente usando o corpo para defender a garrafa será computada uma falta.
           Dez faltas eliminam o competidor da disputa.
  Reflexão: Na atividade que acabamos de vivenciar, usamos o bastão como instrumento no combate. O objetivo agora era proteger e derrubar um objeto inanimado. Nesse caso o instrumento utilizado atuou indiretamente no corpo do oponente, pois o objetivo principal estava fora dele. O corpo era apenas o veículo que proporcionava a defesa e o ataque.
Atividade 03: A esgrima
            A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.
            Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI. Há relatos desta época, em manuscritos europeus, que mostram a prática deste esporte. Na França, no período do absolutismo (séculos XVII e XVIII), havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.
            Na esgrima, existem disputas em três tipos de categoria. Na espada, o atleta marca ponto se encostar a ponta da arma em qualquer parte do corpo do adversário, dos pés à cabeça. No florete, o ponto só é válido em toques no troco do oponente. No sabre, qualquer contato acima do tronco é validado.
            Na disputa individual, sairá vitorioso o atleta que ao final de três tempos de três minutos cada, obtiver o maior número de pontos ou atingir 15 primeiro. Em caso de empate, é disputada uma prorrogação de um minuto e o esgrimista que fizer o primeiro ponto ganha. Na disputa por equipes, cada país é representado por três atletas. Quando um esgrimista chega aos cinco pontos, outros dois entram e continuam a luta. O placar é mantido e a equipe que fizer 45 pontos primeiro vence.
            Caso cometa uma falta, o atleta recebe um cartão amarelo e se reincidir, recebe o vermelho, que dá um ponto ao adversário. Em caso de uma falta mais grave, o esgrimista toma o cartão preto, que significa sua exclusão da prova.
            Para facilitar e incrementar a prática nas aulas algumas questões devem ser apontadas e discutidas:
Material: Espadas feitas com cabo de vassoura de aproximadamente 80 cm de comprimento, com cerca de 60 cm da ponta envolvidas com macarrão de natação (preparação similar à do bastão da atividade 02) - (figura 02)
                                    (Figura 02)
1.      Delimitação da área de disputa (com a dimensão, estrutura e obstáculos que a turma decidir);
2.      Número de participantes na disputa (de acordo com o grau de dificuldade que se queira proporcionar);
3.      A sugestão é que a disputa seja feita como no florete (onde só é contado pontos no toque no tronco, representado pela camisa do aluno);
4.      Será contado contato válido, todo aquele onde a parte da espada na qual o macarrão está aplicado, tocar no tronco do oponente;
5.      Cada participante terá uma ordem de ataque, e só poderá atacar um oponente de cada vez (por rodada);
6.      Cada ataque terá obrigatoriamente cinco investidas (movimentos de ataque) contra o oponente por rodada (05 para cada competidor). Se durante as cinco investidas aquele competidor não tocar a “espada” no tronco do adversário atacado, passa a vez para o próximo (sem pontuar), podendo o oponente contra-atacar ou escolher outro adversário para efetuar suas investidas (se for a sua vez).
7.      Durante o ataque de um adversário o competidor só poderá se defender com a espada. Só vale o contra-ataque depois de findadas as investidas do oponentee quando estiver no seu momento de atacar (ordem previamente estipulada);
8.      Cada competidor que acumular cinco toques no tronco durante a disputa, será eliminado do combate. Vence quem conseguir permanecer na arena de combate.
       Os alunos poderão propor outras regras para que o jogo fique mais interessante, como por exemplo: restrições, punições, divisão da turma em equipes de batalha, etc.
           ·        Maiores informações sobre a luta, regras originais, técnicas e pontuação você encontra em recursos complementares.
   Obs. Outra referência como atividade (similar a anterior), que facilmente poderá ser adaptada para as aulas de lutas com instrumentos é o jogo do pau ou esgrima lusitana – mais informações sobre o jogo você encontra em recursos complementares.  
Recursos Complementares
http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm   
(História das Lutas)
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/luta-nao-violencia-importancia-das-lutas-nas-aulas-.htm  
(Texto - Luta não é violência: a importância das lutas nas aulas de Educação Física - Por Paula Rondinelli)
http://www.esgrimabrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=64&Itemid=63  
(História da Esgrima)
http://www.docstoc.com/docs/892468/regras-esgrima  
(Regras da Esgrima)
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/esgrima/tecnica-e-tatica-do-esgrima.php  
(Técnicas e táticas na Esgrima)
http://www.jogodopauportugues.com/sobre.html  
(Informações sobre o jogo do pau)
Avaliação
            Verificar, por meio de relatos, se os alunos identificam as questões de como historicamente as armas foram criadas para ferir os oponentes? No caso das lutas competitivas, quais são as principais modificações (estruturais e técnicas) que resguardam a integridade do competidor? Lutas com armas são mais agressivas que as lutas sem instrumentos (justifique)? Você acha que a violência, dentro e fora de competições, está diretamente relacionada ao uso de instrumentos? Existe um instrumento que requer mais habilidade para ser manuseado durante uma luta? Se você pudesse criar uma luta com instrumentos, qual instrumento você colocaria na disputa? Como seria esse jogo (regras, ações, estrutura, etc.)? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?            
           Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, raciocínio, cumplicidade, criatividade, disputa e respeito às regras e aos colegas durante as atividades e na execução dos combates, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.