Buscar

ATUVIDADE INTEGRADORA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Andrieli Beatriz Gomes Bitello 
ATIVIDADE I
Você deverá desenvolver uma atividade integradora, com o objetivo de sistematizar os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do Curso de Pedagogia ( 1º e 2º semestre), oferecendo vivência prática-profissional mediante a aplicação dos conhecimentos em situações reais. Esta atividade deve envolver as seguintes disciplinas: História da Educação, Prática Textual em Língua Portuguesa, Formação Docente para a Diversidade, Filosofia da Educação, Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Educação Ambiental e Cidadania, Antropologia da Educação, Didática, Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica.
Analise o contexto apresentado a seguir e desenvolva uma ação para a questão:
Uma Escola pública de Ensino Fundamental recebe no início do ano letivo, pela primeira vez, um aluno de nove anos, com deficiência auditiva. Tendo em vista a importância de a escola ser um espaço de formação para a diversidade, que inclua a todos, se fez necessário uma mobilização para receber o aluno considerando contexto familiar e social que ele está inserido.
Caso Você fosse o/a Diretor/a desta escola quais ações iria propor para garantir a inclusão desse aluno?
Como diretora de uma unidade escolar de Ensino Fundamental que recebe pela primeira vez um aluno surdo, minha primeira ação seria acolher esse aluno e sua família, me colocando a par de seu contexto familiar e social, buscando saber quem é esse aluno, quais são suas vivências e quais são suas necessidades. 
Feito esse acolhimento, solicitaria ao setor responsável da Secretaria de Educação a providência de atendimento educacional especializado para que esse aluno tenha o suporte de um intérprete de Libras durante o turno regular e a complementação curricular no contra turno com o aprendizado de Libras como língua materna e Língua Portuguesa como 
Segunda língua. 
Providenciaria também, junto a instituições competentes, formação para o professor regente, para que ele possa executar um trabalho pedagógico de qualidade levando em conta as especificidades do aluno surdo e trabalhar em cooperação com os profissionais do atendimento educacional especializado. 
Paralelamente, construiria, junto à coordenação pedagógica e o corpo docente, um projeto visando a conscientização da comunidade escolar em relação à inclusão da pessoa surda, com palestras, oficinas e aulas de comunicação básica com profissionais de Libras. Uma vez que esse aluno precisa ser não apenas inserido na escola, mas também incluído em seu cotidiano, faz -se necessário que todos se adaptem e aprendam a se comunicar com esse aluno, vendo- o como um sujeito de direitos e não como uma pessoa limitada e deficiente. Ainda há muito a ser feito para que a inclusão da pessoa surda na escola seja efetivada , mas uma gestão inclusiva e plural da escol a regular pode contribuir para que a experiência do aluno surdo seja não apenas pedagógica, mas também social. 
 	Com a abertura democrática e a promulgação da Constituição Federal de 1988 , esforços foram e estão sendo feitos para a construção de uma educação inclusiva , plural e acessível a todos o s cidadãos. Não é diferente no caso d os portadores de deficiência auditiva. 
A legislação ampara o direito das pessoas surdas à educação. O decreto n . 5.626/05 regulamentou a lei n. 10.436/02, conhecida como L e i d e Libras, estabelecendo diretrizes para a inclusão de Libras como disciplina curricular, a formação e certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino d a L íngua Portuguesa como 
segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular. 
Além disso, o Plano Nacional de Educação prevê metas e estratégias que visam o a cesso, 
inclusão e permanência dos alunos surdos na escola. 
Fundamentada pela legislação educacional e norteada pelo princípio de um a 
educação inclusiva,

Outros materiais