Buscar

UNIFACVEST - PROVA(PRESENCIAL) - METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO 1Em um ábaco aberto, a representação do número 236 é feita por ____________________.
Assinale a alternativa que completa, corretamente, a sentença.
a) seis marcações na haste das unidades, três na haste das dezenas e uma na haste das centenasb) seis marcações na haste das unidades, duas na haste das dezenas e três na haste das centenasc) duas marcações na haste das unidades, três na haste das dezenas e seis na haste das centenasd) seis marcações na haste das unidades, três na haste das dezenas e duas na haste das centenase) três marcações na haste das unidades, seis na haste das dezenas e duas na haste das centenas
QUESTÃO 2Identifique o número representado, no material dourado, por duas placas e seis barras.
a) 26.b) 602.c) 62.d) 206.e) 260.
QUESTÃO 3De acordo com Lorenzato (2006), os materiais didáticos manipuláveis estão divididos em doisgrandes grupos. Assinale a alternativa que classifica esses grupos, corretamente.
a) Manipulável estático e manipulável dinâmico.b) Manipulável reservado e manipulável preso.c) Manipulável e não manipulável.d) Manipulável adquirido e confeccionável.e) Manipulável reservado e não reservado.
QUESTÃO 4A teoria vygotskyana enfatiza a importância da participação do professor na formação dos alunose destaca que fatores sociais e culturais estão diretamente ligados ao desenvolvimento intelectual.Entre as alternativas, identifique qual delas representa, corretamente, reflexos desses preceitos.
a) A interação entre o sujeito e o meio não interfere no processo de aprendizagem.b) A interação entre o sujeito e o meio prejudica o processo de aprendizagem do aluno, quandocriança.c) A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio.d) A aquisição de conhecimentos se dá pelo processo intenso de memorização.e) Exercícios de repetição e memorização são responsáveis pelo processo de aprendizagem.
QUESTÃO 5Em relação à utilização do geoplano on-line como estratégia metodológica de ensino de matemáticapara o professor que atua nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a alternativa correta.
a) Colabora com o entendimento da geometria, facilitando a compreensão de conceitos de área eperímetro de figuras planas.
b) É um recurso que dificulta a diferenciação entre perímetro e área de uma figura.
c) É um recurso fundamental para o entendimento do sistema de numeração.
d) É um recurso utilizado na construção de gráficos.
e) Ajuda o aluno na diferenciação entre classes e ordens de determinado número.
QUESTÃO 6Na visão construtivista para o ensino e a aprendizagem de matemática, espera-se que______________________.
Assinale a alternativa correta.
a) o aluno não argumente nem levante hipóteses, uma vez que ainda não domina os conceitos
b) haja a valorização do diálogo, da argumentação e do levantamento de hipóteses
c) o professor valorize a operacionalização de algoritmos, evitando metodologias participativas,para ampliar a concentração individual dos alunos
d) o professor foque os resultados, corrigindo erros com veemência
e) o professor transmita conhecimentos, e o aluno seja espectador do saber
QUESTÃO 7Vimos que a inserção da calculadora em sala de aula pode colaborar com o processo deaprendizagem. Certo professor propôs ao aluno a seguinte atividade: resolva, na calculadora, aoperação "100 : 2" e, quando chegar à resposta ideal, aperte novamente o sinal de "=". A queresposta o estudante chegou e por quê?
a) O aluno chegou à resposta 0, porque a calculadora não está programada para responder à teclade igualdade duas ou mais vezes.
b) O aluno não chegou a resultado algum, pois esse procedimento desliga a calculadora.
c) O aluno chegou à resposta 200, porque, ao pressionar a tecla de igualdade novamente, acalculadora está programada para fazer uma multiplicação.
d) O aluno chegou à resposta 100, porque, ao pressionar a tecla de igualdade novamente, acalculadora está programada para voltar ao valor inicial.
e ) O aluno chegou à resposta 25, porque, ao pressionar a tecla de igualdade novamente, acalculadora está programada para dividir por 2 o valor até então encontrado.
QUESTÃO 8O tangram quadrangular é um excelente instrumento para explorar conceitos no ensino dematemática. Ele é constituído de sete peças, dentre elas _________________________.
Assinale a alternativa correta.
a) quatro triângulos (dois grandes e dois pequenos), um quadrado, um paralelogramo e um trapéziob) quatro triângulos (dois grandes e dois pequenos), um quadrado e dois paralelogramosc) cinco quadrados (dois grandes, um médio e dois pequenos), um triângulo e um paralelogramod) cinco triângulos (dois grandes, um médio e dois pequenos), um quadrado e um paralelogramoe) quatro triângulos (dois grandes e dois pequenos), dois quadrados e um paralelogramo
QUESTÃO 9A respeito da utilização do livro didático nas aulas de Matemática, identifique a alternativa correta.
a) É um instrumento cuja utilização foca na resolução de algoritmos.b) É um instrumento organizador de conteúdos que deve colaborar com o trabalho do professor.c) É um instrumento que não colabora com a organização dos conteúdos.d) É um instrumento que se limita apenas a apresentar os enunciados de questões.e) É um instrumento organizador de conteúdos que deve direcionar, integralmente, as ações doprofessor.
QUESTÃO 10Em relação às peças do tangram, assinale a alternativa correta.
a ) A área dos dois trapézios pequenos é equivalente à área do quadrado.b ) A área dos dois trapézios médios é equivalente à área do quadrado.c ) A área dos dois losangos grandes é equivalente à área do quadrado.d ) A área dos dois triângulos menores é equivalente à área do quadrado.e ) A área dos dois retângulos menores é equivalente à área do quadrado.
QUESTÃO 11Em relação à origem e à existência de diferentes sistemas de numeração, assinale a alternativacorreta.
a) Foram fatos importantes em suas épocas históricas e contribuíram, consideravelmente, para aevolução e sobrevivência da humanidade.
b) São fatos narrados, até hoje não se provou a existência de mais de um sistema de numeração.
c) Não tiveram relação com a evolução da humanidade, mas, sim, com o aprendizado na escola,em determinadas épocas.
d) Os diferentes sistemas de numeração são considerados apenas contos para serem exploradosna educação infantil.
e) Nada contribuíram para a evolução histórica da humanidade.
QUESTÃO 12Em relação à utilização de jogos digitais e softwares diferenciados no ensino de matemática,assinale a alternativa correta.
a) São instrumentos que podem contribuir com o processo de aprendizagem.b) São instrumentos que focam apenas a memorização e não instigam a investigação.c) São instrumentos que não interferem no processo de aprendizagem.d) São ferramentas atrativas para os alunos, porém não são úteis para a aprendizagem dematemática.e) Não devem ser utilizados na escola, pois pesquisas revelam que vêm atrapalhando o processode ensino.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando