Buscar

Questão 8 Educação de Jovens e Adultos e a Diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
1. Qual afirmação melhor define as preocupações de Lourenço Filho com seu projeto político educacional?
Ele entendia que a educação deveria ser um direito humano fundamental de todos, a qualquer momento da vida.
Para Lourenço Filho, era fundamental uma política educacional nacional que alcançasse todas as crianças e se estendesse aos adultos analfabetos, porque disso dependia o desenvolvimento do país como nação industrializada.
Lourenço Filho estava preocupado em criar um sistema educacional centralizado que servisse de base para a garantia da segurança nacional, pois entendia que a educação primária era a melhor forma de conscientização dos cidadãos do país, para assegurar a possibilidade de que todos pudessem votar no período de democratização em que ocorreu a CEAA.
Lourenço Filho entendia que era fundamental democratizar o acesso à educação para todos os cidadãos do país como política de segurança nacional, incentivando as classes mais abastadas a pagar pela educação das classes populares.
Ele defendia que adolescentes e jovens deveriam ser alfabetizados para realizarem atividades básicas da vida, como ler e escrever cartas, ler a Bíblia, executar operações matemáticas básicas e aprender hábitos de higiene e saúde.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "B" está correta.
Lourenço Filho é um excelente exemplo da busca da institucionalização da EJA. Sua lógica é pensar uma política pública em prol do desenvolvimento do país. Então, a ideia de uma massa que não pode ser integrada com facilidade nas engrenagens do capital representará atraso. Por isso, a defesa de que são funções do Estado a atuação e a organização desse processo.
Parte superior do formulário
2. Qual afirmação pode ser considerada correta para definir a CEAA?
Foi uma campanha cujo maior objetivo era formar pessoas mais qualificadas para o mercado de trabalho e que pudessem tirar seus títulos de eleitor.
Uma campanha idealizada pelo governo federal para tirar o país do atraso intelectual a partir dos dados do censo de 1940, que apontou mais de 55% da população adulta e economicamente ativa como analfabeta.
Com a democratização do país pós-Estado Novo, os governantes estavam preocupados em restituir à população adulta o direito à educação e à aprendizagem por toda a vida.
A campanha estava inserida nos propósitos da Unesco de possibilitar a escolarização primária dos que não puderam tê-la na chamada idade apropriada, a saber: a capacidade de ler, escrever, elaborar contas simples, do cotidiano; as noções básicas de saúde e higiene, além de moral, civismo e política.
Uma campanha que visava instituir o voluntariado como prática comum nas ações de educação supletiva no Brasil.
Parte inferior do formulário
Comentário
Parabéns! A alternativa "D" está correta.
O fim da Segunda Guerra e a ascensão de órgãos internacionais como a ONU, OMS e Unesco acabaram atuando por políticas e ações internacionais com bases fundamentadas no ideal de globalização e nos princípios de civilidade ocidental. Nesse sentido, acabam reproduzindo valores como o da valorização do capital, vividos em tempos de Guerra Fria. Assim, percebemos que a divulgação desses ideais civilizatórios passa a compor os programas federais de educação de jovens e adultos no Brasil.

Continue navegando