Buscar

Teste de Conhecimento CONTEÚDO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL- INFÂNCIA CONCEITO SOCIAL

Prévia do material em texto

CONTEÚDO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CEL1695_A1_202108376019_V1
	
	
	
	
		Aluno: DANILO ORNELAS DE SOUZA
	Matr.: 202108376019
	Disc.: CONT.M.EDUC.INFANTIL 
	2022.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		De acordo com ARROYO (1994), que aspecto alterou a configuração da família com novas formas de organização? Marque a alternativa correta:
	
	
	
	Os filhos adolescentes no ambiente familiar
	
	
	A substituição das mães pelas avós
	
	
	A repressão e o castigo dos filhos
	
	
	Entrada da mulher no mercado de trabalho
	
	
	A entrada do homem no mercado de trabalho
	
Explicação:
A entrada da mulher no mercado de trabalho e a sua consequente divisão dos cuidados das crianças com as instituições de educação e assistência mudaram a configuração da sociedade e o desenvolvimento da scrianças. 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No início do século XX, com a transformação da sociedade e a crescente urbanização e industrialização do País, o mercado de trabalho se ampliou e passou a empregar cada vez mais a mão de obra feminina. Para que as mães não tivessem que abandonar seus filhos, surgiram as primeiras propostas de instituições voltadas ao atendimento de crianças no Brasil, cuja concepção filosófica era:
	
	
	
	favor, caridade, filantropia
	
	
	atenção, educação e formação para a vida
	
	
	religiosidade, amor, direito
	
	
	cuidado, atenção e formação cívica
	
	
	direito, justiça social e formação moral
	
Explicação:
As primeiras instituições de cuidado das crianças tinham como objetivo a assistência para aquelas famílias cujas mães estavam inseridas no mercado de trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre o conceito de infância é correto afirmar:
I - Ser criança não necessariamente significa ter infância.
II - A infância é um conceito universal e igual em qualquer cultura.
III - A infância é um período específico da vida, com características e necessidades próprias, que se contrapõe a vida adulta.
IV - Na Idade Moderna, a criança passa a ter um papel central nas preocupações da família e da sociedade.
V - A nova percepção de infância fez com que os laços entre adultos e crianças, pais e filhos, fossem enfraquecidos.
São afirmações adequadas (corretas) apenas:
	
	
	
	c) II e III
	
	
	b) I, III e IV
	
	
	d) II e IV
	
	
	e) II, III e IV
	
	
	a) I e II
	
Explicação: I ¿ Ser criança não necessariamente significa ter infância ¿ há muitas crianças não usufruem dos direitos da infância II ¿ A infância é um conceito universal e igual em qualquer cultura ¿ dependendo do momento histórico, da cultura ou classe social a infância assume características distintas III ¿ A infância é um período específico da vida, com características e necessidades próprias, que se contrapõe a vida adulta - correto IV - Na Idade Moderna, a criança passa a ter um papel central nas preocupações da família e da sociedade ¿ é quando surge a ideia de infância V ¿ A nova percepção de infância fez com que os laços entre adultos e crianças, pais e filhos, fossem enfraquecidos ¿ os laços foram fortalecidos
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em relação ao surgimento das primeiras creches no Brasil e as formas como foram dados os primeiros passos da educação infantil em nosso país, podemos afirmar que:
	
	
	
	preparar as crianças para o pleno exercício de sua cidadania garantindo seus direitos.
	
	
	a história do surgimento das primeiras creches no Brasil teve como modelo normalizador o comportamento das crianças pobres, já que a ideia era liberar a mão de obra feminina para o trabalho.
	
	
	surgiram da necessidade das mães terem tempo livre para se dedicarem ao estudo e aperfeiçoamento profissional.
	
	
	as políticas públicas tinham como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, buscando o mesmo tratamento que crianças ricas.
	
	
	as creches e os antigos "jardins de infância" eram somente para crianças pobres e abandonadas.
	
Explicação:
No Brasil, a creche surgiu com o objetivo assistencialista de cuidar das crianças pobres cujas mãoes estavam inseridas no mercado de trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		De acordo com Azevedo (1996), a chegada dos Jesuítas ao Brasil demarca o início da história oficial em nosso país. Contudo, nem todos tinham acesso a esse ensino. Estavam excluídos dessa educação:
	
	
	
	os índios
	
	
	os filhos de colonos
	
	
	os negros
	
	
	os brancos
	
	
	os nobres
	
Explicação:
No projeto educativo dos jesuítas havia intencionalidade de educar índios e filhos de colonos e nobres. Mas nao havia intenção de educar os negros.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com Arroyo (1994), "A infância não existe como categoria estática, como algo sempre igual. A infância é algo que está em permanente construção". Levando em consideração esta afirmativa, a infância da Idade Média apresenta características diferentes em relação à ideia de infância que temos hoje, pois na Idade Média TODAS as crianças eram:
	
	
	
	Consideradas os melhores amigos dos adultos.
	
	
	Consideradas a representação da alma.
	
	
	Percebidas como cidadãos, sujeito de direitos.
	
	
	Deixadas na ¿Roda dos expostos¿.
	
	
	Misturadas aos adultos ao completar sete anos.
	
Explicação:
Na Idade Média, não existiam sentimentos de paparicação ou cuidado das crianças, portanto, elas eram misturadas aos adultos sem receber cuidados específicos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Predominava, até o século XVII, a ideia de que as crianças eram:
	
	
	
	Seres intocáveis e protegidos por Lei.
	
	
	Seres Incompletos.
	
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	
	Seres Maléficos.
	
	
	Seres perfeitos
	
Explicação:
Eram seres incompletos que precisam da atuação de mestres para se desenvolverem.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Atualmente, no contexto brasileiro, o redimensionamento das práticas educativas na Educação Infantil articula às concepções de criança, da educação e de instituição. No que concerne à concepção de criança, em uma perspectiva histórico-cultural, considera-se:
	
	
	
	A criança como um sujeito unidimensional, cujas as formas de atuar, pensar e representar são equivalentes.
	
	
	A crianças como um sujeito que vai adquirir seus direitos, ou seja, precisa ser preparado para um dia ser cidadão do mundo.
	
	
	A criança como sujeito histórico-social e participativo na relação pedagógica, capaz de estabelecer múltiplas relações no contexto socioculturais.
	
	
	A criança como sujeito cognitivo imerso em um conceito particular e unificador da cultura, cuja a participação é limitada diante das relações pedagógicas que estabelece.
	
	
	A criança como um ser incompleto e sensível, que precisa ser moldada para sobreviver e adaptar-se ao mundo dos adultos.
	
Explicação:
A perspectiva histórico-cultural sempre compreende a criança como membro de uma cultura e que temo seu desenvolimento pautado nessas condições culturais.

Continue navegando