Buscar

Correccao_do_teste_I_de_FV_2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tempo: 90 minutos 
Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia 
Turma única - 2º ano (II Semestre)
Data: 03/10/2014 
Correcção do Teste I – FV
Leia atentamente e responda claramente na folha de exercício. Evite borrões. 
1. Diferencie clorofila do fotossistema?
R: A clorofila é um grupo de pigmentos fotossintéticos presente nos cloroplastos (organelas presentes nas células vegetais e algas), responsável pela coloração verde das plantas. As clorofilas são moléculas formadas por complexos derivados da porfirina, tendo como átomo central o Mg (magnésio). Enquanto que fotossistema é o conjunto de clorofila e as outras moléculas de pigmentos que se encontram nos tilacoides dum cloroplasto.
2. Quais são os produtos do fotossistema I e fotossistema II?
R: Fotossistema I: NADPH
Fotossistema II: O2, ATP
a) Qual é a finalidade desses produtos na fotossíntese?
R:) O2: Respiração;
ATP e NADPH (energia química) são utilizadas para reduzir carbono.
3. Porquê a distinção metabolismo C3, metabolismC4 e metabolismo das CAM?
R: Plantas com metabolismo C3 são aquelas que fixam o CO2 atmosférico por meio da Rubisco, nas células do mesofilo foliar, e esta enzima utiliza como substrato uma pentose (Ribulose 1,5 bifosfato) fixando um CO2 para produzir duas trioses-P (2x ácido-3-fosfoglicérico). 
Planta C4 por sua vez possui células da bainha do feixe onde acontece a fixação do CO2, pela Fosfoenolpiruvato carboxilase (PEPcase) produzindo oxaloacetato, um composto de 4 carbonos. O oxaloacetato é então convertido a malato (ou aspartato), passa à célula do mesofilo ao lado, e é descarboxilado, formando piruvato e liberando CO2 (HCO3-), que então é utilizado pela Rubisco para formar trioses, entrando no ciclo de Calvin, onde posteriormente ocorre redução do ácido-3-fosfoglicérico a gliceraldeído-3-fosfato. Nestas plantas há uma separação espacial entre a fixação do CO2 e a redução do composto intermediário de 3 Carbonos, pois a Pepcase fixa na célula da bainha, e vai concentrá-lo na célula do mesofilo, onde ocorrerá a redução, no ciclo de calvin. 
Em plantas CAM, ocorre separação temporal entre fixação e redução do CO2. Ela abre os estômatos durante a noite, com temperaturas mais amenas e o CO2 entra na célula do mesofilo, sendo fixado não pela rubisco, mas também pela PEPcase, formando oxaloacetato, o qual, à semelhança do metabolismo C4 é convertido a malato, mas no entanto, estocado no vacúolo da própria célula. Durante o dia, este ácido málico é descarboxilado liberando o CO2 que será reduzido pela rubisco no ciclo de calvin. Por isso a separação entre redução e fixação é dita temporal. Fixa de noite, reduz de dia. 
a) De exemplos de uma planta que realiza metabolismo C3, uma planta que realiza Metabolismo C4 e uma planta que realiza Metabolismo CAM.
R: Considerar várias desde que estejam enquadradas. 
Arroz, cana-de-açúcar, cacto.
b) Explique porque é que a planta realiza fotorrespiração em vez de Fotossíntese?
R: A fotorrespiração é um processo que consome oxigénio e liberta gás carbónico, esse processo é realizado por apenas alguns tipos de plantas, normalmente, quando em condições óptimas de O2 em relação a CO2. Nas plantas que realizam a fotorrespiração a enzima (rubisco)  responsável pela união do CO2  a ribulose-1,5-bifosfato é uma enzima que pode ser carboxilase ou oxigenase. Isto significa que ela pode unir a ribulose ao CO2, mas também pode uni-la ao O2.
4. Observa-se que a temperatura sob a copa de uma árvore é mais baixa que a temperatura em baixo de um telhado que esteja exposto à mesma temperatura. Que fenómeno relacionado à planta está mais directamente envolvido com essa diferença observada? Justifique.
R: Fotossíntese e transpiração. Para que o processo de transpiração foliar ocorra, calor (energia) tem que ser retirado do ambiente para a água passar do estado líquido para o de vapor. Por conseguinte, a temperatura diminui sob a copa, quando comparada à temperatura sob uma coberta qualquer. A absorção da radiação solar pelas folhas também contribui para a diminuição da temperatura sob a copa
5. Nas grandes árvores, a seiva bruta sobe pelos vasos lenhosos, desde as raízes até as folhas: a) Bombeada por contracções rítmicas das paredes dos vasos. b) Apenas por capilaridade. c) Sugada pelas folhas, que perdem água por transpiração. d) Por diferença de pressão osmótica entre as células da raiz e as do caule. e) Impulsionada pela pressão positiva da raiz.
R: Alternativa: C.
6. A figura representa a hipótese mais aceita para explicar o mecanismo de condução da seiva orgânica nas plantas vasculares.
E
Na figura, a letra a) A corresponderia às folhas, e a interrupção do fluxo em C determinaria a morte das raízes, representadas em B. b) C corresponderia ao xilema, e lesões nesse tecido representariam a morte das folhas, representadas em B. c) B corresponderia às raízes, que enviam seiva orgânica para os demais tecidos através do floema, representado pelo fluxo em D. d) D corresponderia ao floema, através do qual as raízes, representadas em A, recebem os açúcares sintetizados em B. e) E, que aponta para as paredes dos balões A e B, corresponderia ao esclerênquima, o principal tecido de sustentação nos vegetais, sem o qual não haveria suporte físico para os fluxos representados em C e D. 
 R: Alternativa: A.
FIM
Elaborado por: 
dra. Nédia Correia 
(nediacorreia@gmail.com)

Continue navegando