Buscar

PORTIFOLIO DE ARTE PRONTO

Prévia do material em texto

19
Universidade Estácio de Sá.
Cláudia Taveira Bouças.
Portifólio Acadêmico
Portifólio Acadêmico da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino da Arte do Curso de Pedagogia.
Docente Márcia Zuardi.
Sumário
Justificativa:	1
Introdução:	2
Trabalho 1 – Técnica de Brainstorming.	3
Trabalho 2- Murais de Boulevard Olímpico.	4
Trabalho 3 – Filme: Moça com Brinco de Pérola.	5
Trabalho 4 – Vídeo sobre Van Gogh.	8
Trabalho 5: Desenhar a parte da casa que você mais gosta.	10
Trabalho 6: Desenhar a colega de classe.	11
Trabalho 7: Fotografar uma coisa simples que você ama.	12
Trabalho 8: Desenhar na massa algo que me represente.	13
Trabalho 9: Vídeo: Voa João	14
Plano de Aula	15
Trabalho 10: Técnica do Desenho.	16
Pontilhismo:	16
Trabalho 11: Técnicas de Colagens:	17
1-Figura Fragmentada:	17
2 - Paisagens com casas:	18
Conclusão:	19
Referências Bibliográficas.	19
Rio de Janeiro
2018 
Justificativa:
O Portifólio Acadêmico serve como instrumento de identificação da qualidade do ensino por meio de avaliação do desempenho do aluno. Ele compreende um compilado de trabalhos realizados pelo aluno durante todo o ano letivo. Nesse Portifólio, pude reunir todos os trabalhos que foram feitos na sala de aula, da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática do Ensino da Arte. Achei super interessante, pois pude organizar todos os meus trabalhos em um só. Tenho certeza que levarei esse aprendizado para toda a minha vida acadêmica. 
Introdução:
O que é Arte?
A arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Ela pode estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música, arquitetura, dentre outros. A arte é o reflexo da cultura e da história, considerando os valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.
Desde a pré-história, na pintura rupestre, verificamos a necessidade do homem em representar a realidade sob a sua perspectiva e percepção. A arte evolui com o tempo e em cada época, de acordo com o contexto histórico, observa-se uma tendência a certo estilo.
A arte pode ser também definida como algo inerente ao ser humano, feito por artistas a partir de um senso estético, com o objetivo de despertar e estimular o interesse da consciência de um ou mais espectadores, além de causar algum efeito. Cada expressão artística possui significado único e diferente.
Está interligada à estética pelo fato de ser potencial do homem de imprimir beleza ou se esforçar para materializar (ou imaterializar) algo que o inspira.
Trabalho 1 – Técnica de Brainstorming.
Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de idéias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.
O brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas idéias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.
Foi nos dado a palavra ARTE. Cada aluno foi até o quadro e escreveu uma palavra que significasse arte para ele. Depois, tivemos que passar tudo o que fizemos no quadro, para uma folha A4. Destacando de cor e tamanho diferente aquela palavra que mais tinha haver com a palavra ARTE. Ao terminar, fizemos um círculo e cada aluno apresentou seu trabalho e explicou sobre ela.
Objetivo da aula:
Soltar a criatividade dos alunos e fazer com que eles interajam.
Nessa aula eu aprendi que não existe certo ou errado, cada um tem seu ponto de vista. Que arte significa sentimento, amor e entrega do artista naquilo que ele está realizando. 
Trabalho 2- Murais de Boulevard Olímpico.
Esse mural foi criado por Carlos Eduardo Fernandes Leo, conhecido como Kobra, para dar vida a um paredão esquecido na Avenida Rodrigues Alves, nas Olimpíadas Rio 2016.
Kobra tem fama internacional e seus retângulos e triângulos preenchem paredes e muros em diversos países. Já retratou de Bob Dylan a Ayrton Senna e de Oscar Niemeyer a Abraham Lincoln. Mas a encomenda do Comitê Olímpico foi um desafio e tanto: pintar uma imensa parede de 180 metros de comprimento e 17 metros de altura. Inspirado no ideal olímpico da paz mundial, Kobra escolheu desenhar o rosto de cinco etnias nativas, número de continentes e dos anéis que representam as Olimpíadas.
Objetivo:
Fazer com que os alunos conhecessem um pouco mais sobre o artista Kobra e suas pinturas.
Nessa aula aprendi que podemos usar a arte para dar vidas às coisas.
Foto: Início do mural com nativo africano mursi, da Etiópia, e, ao fundo, mulher Karen asiática (Foto: © Haroldo Castro/ÉPOCA).
Trabalho 3 – Filme: Moça com Brinco de Pérola.
Resenha do Filme.
O filme conta a história de como surgiu a obra de Johannes Vermeer, “Moça com Brinco de Pérola”, que se passa no século XVII.
A história fala de uma moça camponesa, Griet, filha de um ex-pintor de cerâmica que está cego. Assim, Griet foi obrigada a sair de casa e ir trabalhar como empregada doméstica em uma casa na cidade por causa das dificuldades financeiras em que sua família estava passando.
Ao chegar lá, Griet é apresentada aos deveres que terá que cumprir na casa. Sua patroa jovem, grávida de mais um filho, pede que só lhe dirija a palavra quando ela solicitar e assim a leva até o sótão, onde era o ateliê de seu patrão onde só poderia ser limpo quando ele não estivesse pintando, e nada poderia ser retirado do lugar.
Ao limpar o ateliê, Griet ficava observando as obras de seu patrão. Vermeer um dia observa Griet limpando as vidraças das janelas do ateliê e se interessa pela forma da beleza dela com a composição da luz em seu rosto e então resolve retratar aquela imagem em um de seus quadros.
A vida na casa com o passar dos dias foram ficando cada vez mais trabalhosa. Com a patroa jovem grávida e prestes a dar à luz, e com a situação financeira da família complicada, a patroa mais velha, sogra de Vermeer, viu-se obrigada em recorrer ao comprador mais fiel de seu genro, Mecenas, e o convidou para o jantar de nascimento do bebê e lançamento de mais uma obra de Vermeer.
Mecenas fica encantado pela beleza de Griet, e conhecido por sua fama de gostar das empregadas e de se envolver com elas, Mecenas encomenda um quadro a Vermeer onde ele mostre toda a beleza que ele viu em Griet.
Mecenas pede total sigilo sobre o quadro, já que a esposa de Vermeer é ciumenta, assim a sogra do pintor é quem realiza todas as encomendas.
Griet se encontra com seu patrão em horários em que a esposa dele não fosse desconfiar de nada. Vermeer começa então a lhe ensinar um pouco sobre pintura, como preparar as tintas, sobre os tons, e também lhe contou sobre as nuvens.
Com isso, Griet começa a sentir uma paixão oculta por seu patrão mas não demonstra isso, e ele também não toma nenhuma iniciativa. Griet começa a se envolver com o filho do açougueiro para não deixar os sentimentos que sente pelo pintor transparecer na casa em que trabalha.
Vermeer começa a pintar Griet aos poucos, pois ele queria colocar naquele quadro toda a paixão, toda a beleza e toda a simplicidade que seus olhos viam em Griet.
Com o decorrer da obra, o pintor percebe que falta algo para complementar a beleza de Griet no quadro. Então, ele pede para que sua esposa coloque os brincos de pérola, enquanto estavam sentados na sala de sua casa, e então ele percebe que os brincos deram um brilho em sua imagem.
Vermeer então pede para que Griet use os brincos de sua esposa para que ele possa terminar o quadro, porém ela não possui as orelhas furadas.
A sogra de Vermeer então fala para que Griet fure as orelhas rapidamente já que necessitavam do dinheiro da encomenda, e entregou a Griet os brincos de pérola de sua filha.
Griet, com medo de furar as orelhas ela mesma, pede para que seu patrão as fure. Naquele momento o clima de paixão falou mais alto e o pintor finalmente conseguiu chegar ao término doquadro.
A esposa do pintor pede para ver o quadro, e enciumada com tudo que estava acontecendo, acha a obra obscena e vulgar ainda mais quando percebeu que seus brincos de pérolas estavam retratados na orelha de Griet.
Revoltada, ela manda que Griet saia de sua casa. Griet estava com o coração dividido pelo patrão e pelo açougueiro, porém, recolheu seus pertences e abandonou a casa.
Logo, hospedada em outra casa, Griet recebe a encomenda enviada por Vermeer, os brincos de pérola.
Ao fim, aparece a obra de Vermeer em que Griet está retratada nela.
Observando bem o quadro, e desvendando toda a história fictícia que foi feita através deste quadro, observa-se o quanto houve paixão naquela obra. Afinal, observando-se bem, você percebe como Vermeer foi minucioso, delicado e detalhista ao pintar o retrato da moça. Com o fundo escuro na obra, você consegue focar no detalhe da beleza fina e delicada de uma moça que era uma simples empregada. Os contrastes de luz e sombra tem um grande destaque na obra, sem tirar o leve brilho que é aparente no pequeno brinco de pérola na orelha da moça.
Objetivo:
Mostrar para os alunos que para se fazer uma pintura existe várias técnicas e que muitas vezes o artista leva um tempo para terminar a sua obra.
Nessa aula eu aprendi a apreciar uma obra de arte, a olhar cada detalhe.
Trabalho 4 – Vídeo sobre Van Gogh.
Foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratoscaracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.
Van Gogh nasceu numa família de classe média alta e começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo. Ele trabalhou como vendedor de arte quando jovem e viajou frequentemente, porém entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Van Gogh voltou-se para a religião e passou um tempo como missionário protestante na Bélgica. Ele enfrentou problemas de saúde e solidão até começar a pintar em 1881, mudando-se para a casa de seus pais. Seu irmão mais jovem Theo lhe apoiou financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura correspondência. Seus primeiros trabalhos consistiam em naturezas-mortas e representações de camponeses. Van Gogh mudou-se em 1886 para Paris e se encontrou com vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin, que estavam opondo-se à sensibilidade impressionista. Ele criou uma nova abordagem para naturezas-mortas e paisagens à medida que produzia suas obras, com suas pinturas ficando com cores mais vivas enquanto desenvolvia um estilo que se estabeleceu por completo em 1888 na sua estadia em Arles. Durante esse período Van Gogh também ampliou seus temas para englobar oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis.
Ele sofria de episódios psicóticos e alucinações, temendo por sua estabilidade mental e frequentemente negligenciando sua saúde física, não comendo direito e bebendo muito. Sua amizade com Gauguin terminou em uma briga com uma lâmina quando Van Gogh, em um ataque de raiva, cortou parte de sua própria orelha esquerda. Ele passou um tempo internado em hospitais psiquiátricos, incluindo um período em Saint-Rémy-de-Provence. Van Gogh ficou sob os cuidados do médico homeopata Paul Gachet depois de ser liberado e mudou-se para o vilarejo de Auvers-sur-Oise. Sua depressão continuou e ele disparou um revólver contra seu peito em 27 de julho de 1890, morrendo de seus ferimentos dois dias depois.
Uma das obras mais famosas de Van Gogh:
 
· Doze girassóis numa jarra (1889) - Um dos mais conhecidos quadros da série de girassóis que van Gogh começou a pintar em Arles. Hoje está entre as obras mais valiosas do mundo.
Objetivo da aula:
Mostrar para os alunos a biografia de Van Gogh. Eu escolhi essa obra, pois ela retrata uma das flores que eu mais gosto. 
Trabalho 5: Desenhar a parte da casa que você mais gosta.
A professora solicitou que cada aluno desenhasse a parte da casa que mais gosta. Eu escolhi a sala, pois é lá que eu recebo minhas visitas, onde gosto de assistir televisão, ler um livro e até mesmo tirar um cochilo é onde me sinto livre. 
Trabalho 6: Desenhar a colega de classe.
A professora pediu que cada aluno desenhasse o colega que estava na sua frente e que mostrasse no desenho uma qualidade da pessoa.
Eu escolhi desenhar a Andrea Silene, pois foi umas das primeiras pessoas que conheci na faculdade. Coloquei esse relógio, pra mostrar que ela sempre chega atrasada, por conta da correria da vida. Os corações para mostrar que ela é uma boa amiga, uma pessoa amorosa e a flores, para mostrar que ela é bem divertida e alegre.
Trabalho 7: Fotografar uma coisa simples que você ama.
Cada aluno deveria tirar uma foto de uma coisa simples que gostasse, utilizando o seu celular. A impressão deveria ser em tamanho A4 e em preto e branco. Essa foto deveria ter sido exposta na semana da Pedagogia. Mas nós não conseguimos expor.
Eu escolhi a foto do meu cachorro chamado Floquinho da raça Poodle, pois pra mim ele é como se fosse um filho. Nessa foto, ela tinha acabado de chegar do banho e tosa, mas como estava muito quente e o ventilador da sala estava ligado, ele foi pra frente do mesmo para tentar se refrescar.
Eu aprendi que hoje em dia temos a tecnologia ao nosso favor. Que podemos usa-lá para fazer coisas boas. 
Trabalho 8: Desenhar na massa algo que me represente.
Desenhar na massa algo que te represente e após fotografar.
Eu escolhi o desenho da batata frita e coca cola do Mc Donald’s, pois é uma das comidas que eu mais gosto, ainda mais agora que estou grávida, tive muita vontade. A coca Cola eu evitei, pois faz mal ao feto.
Trabalho 9: Vídeo: Voa João
A entrada na escola é um marco na vida de qualquer criança. Na animação “Voa João”, acompanhamos as peripécias de um pequenino João-de-barro, que precisa deixar a proteção do seu ninho e aprender a voar com as próprias asas, superando seus medos e limites e conquistando seu lugar no mundo.
Direção: Humberto Avelar.
Categoria: Animação.
Estado: Rio de Janeiro.
Ano: 2014
Formato: HD
Duração: 5 min.
Atividade proposta:
 Criar um plano de aula para crianças de 5 anos, baseado no vídeo.
Plano de Aula
Tema da aula: Liberdade
Objetivo: Encorajar a criança, fazendo com que ela seja capaz de enfrentar seus medos.
Metodologia:
Reunir os alunos em círculo que pedir para que cada um fale sobre alguma coisa que tenha medo. Depois mostrar o vídeo para as crianças perceberem que o João também tinha medo de sair da casca do ovo, mas com o incentivo dos pais e professora, ele conseguiu vencer o medo e foi além, conseguindo voar.
Atividade proposta:
Fazer uma releitura do personagem, utilizando a técnica da colagem com a casca de ovo e peninhas. 
Recursos:
Cola;
Folha A4;
Peninhas;
Vídeo: Voa João
Duração prevista:
1 hora
Trabalho 10: Técnica do Desenho.
Pontilhismo:
O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador.
Esta técnica baseia-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Trata-se de uma conseqüência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.
A técnica de utilização de pontos coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza.
Esta técnica foicriada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX. A denominação do movimento como Pontilhismo só foi designada ao estilo na década de 1880 a fim de ridicularizar e rebaixar o trabalho desses artistas. Outros movimentos também usaram técnicas parecidas como o Neo-Impressionismo, mas com pinceladas mais largas.
O Pontilhismo é uma técnica análoga as 4 cores usadas em algumas impressões (cyan - azul, magenta - vermelho, yellow - amarelo, e key - preto), assim os tons pontilistas, geralmente, parecem mais claros do que quando se misturam as cores. Isto pode ser explicado por manterem espaços brancos entre os pontos coloridos. Normalmente, essas obras são feitas de tinta a óleo por conta da espessura e a não tendência de escorrer pela tela.
Eu escolhi desenhar um gatinho na técnica Pontilhismo. Pois eu gosto muito de animais. Já tive vários gatos e o último ficou comigo por 1 ano e sumiu tem uma semana, após ter descoberto que ele estava com Leucemia (Uma doença que passa de gato para gato). Fiquei muito triste por ter descoberto a doença e infelizmente não tive recursos para tratar dele. Mas o tempo que ele ficou na minha casa, não faltou amor.
Trabalho 11: Técnicas de Colagens
1-Figura Fragmentada:
Escolher uma figura de gibi, revista ou imprimir da internet. Recorte-a em várias partes (figuras geométricas). Cole as partes sobre uma base (cartolina ou color set), deixando um espaço entre as partes.
2 - Paisagens com casas:
Técnica: Jornal preto e branco sobre fundo preto.
Material:
Papel color set preto, jornal, cola bastão, cola preta e tesoura.
Modo de Fazer:
Recorte as montanhas, nuvens, raios o sol, árvores e portas das casas no jornal. Com cola bastão, monte a paisagem
Objetivo da Aula:
Nessa aula o objetivo foi conhecer as diversas técnicas de colagens e interagir com os colegas. Ao final do trabalho, cada aluno colocou seu desenho no quadro e a professora reuniu todos os alunos La na frente e fez um foto.
Conclusão:
Este trabalho foi de suma importância para minha vida acadêmica, pois aprendi a como montar um Portifólio. Vi que a Arte está em todo lugar e que é uma disciplina muito importante na rotina do aluno. Aprendi a apreciar uma obra de arte, a partir das aulas que a professora foi ministrando e a soltar a minha imaginação e pude ver que todos nós temos um dom e que não sou tão ruim assim, quando se trata de criar algo.
Referências Bibliográficas.
https://www.wikipedia.org
 https://www.revistabula.com
https://www.normaseregras.com/normas-abnt
https://www.ebah.com.br

Continue navegando