Buscar

Questionário II Diversidade Étnico Racial de Gênero

Prévia do material em texto

Questionário II – Diversidade Étnico Racial de Gênero
1 As denúncias da escravidão presentes na obra de Macedo (1869) também são
estendidas aos escravizados, daí o título da:
· Vítimas Algozes.
· Casa-Grande & Senzala.
· Navio Negreiro
· Memórias Póstumas de Brás Cubas
2 Uma educação antirracista nas escolas deve contemplar a identidade e a história
dos indivíduos e dos respectivos grupos que frequentam o ambiente escolar. Para
que esse processo seja de fato efetivado, a escola deve:
Marque a alternativa que informa o dever da escola em relação a educação
antirracista:
· Debater sobre o racismo e as formas de combatê-lo, devem vir à tona apenas nas datas de 19 de abril, para a população indígena, e 13 de maio e 20 de novembro, para os afrodescendentes.
· Servir para reproduzir estereótipos e reforçar visões negativas sobre as populações, transformando a escola em um ambiente hostil para determinados grupos e anulando a sua função social de aparelho que possibilita o acesso à cidadania e a emancipação dos indivíduos.
· Ultrapassar a explicação baseada no Q.I. dos alunos, justificando o nível diferenciado dos seus desempenhos escolares pelo handicap sociocultural de que eram portadores, pelas técnicas de ensino utilizadas pelos professores.
· Repensar a sua estrutura, ampliando a definição de currículo, avaliação e material didático e as formas de ação entre corpo docente e corpo discente.
3 A negação do racismo no Brasil reforça a ideia de que no país as condições de
vida e as oportunidades são iguais para todos, independentemente da cor de pele,
visão que não reflete a realidade. Em uma análise sobre o perfil étnico do Brasil e o
seu reflexo nas condições econômicas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE, 2018) constatou que:
Marque a alternativa correta:
· Essa situação reflete o processo histórico encerrado pela colonização portuguesa e atinge principalmente os grupos que foram historicamente afastados das classes dominantes.
· Em média, os brasileiros brancos possuem salários maiores, sofrem menos com desemprego e possuem maior acesso ao nível superior.
· Em média, os brasileiros negros possuem salários maiores, sofrem mais com desemprego e possuem menor acesso ao nível superior.
· Ao combater o racismo no ambiente escolar, a escola não cumpre a sua função social.
4 As trocas de experiências entre os estudantes negros, brancos e todos os demais
que não se identificam com esses dois grupos são muito produtivas e significativas.
Muitos percebem semelhanças em suas relações na sociedade, nas mazelas que
lhes afligem socialmente, na carência dos bens materiais, nos sofrimentos sentidos
durante a infância, nas frustrações, decepções e mágoas familiares, nos planos para
o futuro e nas perspectivas que possuem. Essa vivência faz com que:
Marque a alternativa correta:
· O diálogo torna os estudantes menos tolerantes, respeitosos e acolhedores das diferenças
· Reflitam sobre a importância do reconhecimento de todos os grupos étnicos nos debates interculturais realizados nas escolas visando a uma educação racista.
· Os grupos de alunos se aproximem muito e une a todos já no primeiro bimestre.
· Não resolvidas as questões que provocaram o choque cultural entre os jovens alunos, não há mais problemas de ofensas raciais ou estereótipos de qualquer natureza.
5 É evidente que o fenômeno da discriminação é persistente ao longo da história
humana, mas se buscou deixar claro, nesta primeira seção, que a cultura
desempenha um papel preponderante para a análise do tema e que estabelece
relações de poder capazes que podem ser interpretadas pelo modo como justificam a
atribuição de valor humano diferente a determinados grupos na sociedade,
inferiorizando-os e mantendo privilégios já estabelecidos. Esse jogo de poder se dá
por meio da aplicação de forças, que atuam em diferentes camadas da vida em
sociedade:
Em relação ao fenômeno da discriminação, marque a alternativa correta:
· E não são percebidas a partir do modo como alteramos nossa perspectiva para abordar os problemas sociais derivados da discriminação.\
· Por todos os diferentes olhares, fica evidente a formação de preconceitos e a violência que perpetuam as igualdades sociais.
· E são percebidas a partir do modo como alteramos nossa perspectiva para abordar os problemas sociais derivados da discriminação.
· Por todos os olhares iguais, fica evidente a formação de preconceitos e a violência que perpetuam as igualdades sociais.
6 Pela concepção institucional, Almeida (2019) chama a atenção para a compreensão de como a cultura e os padrões estéticos são estabelecidos e para o modo como são preenchidos os cargos de instituições públicas e privadas: Marque a alternativa que corresponde a concepção institucional de Almeida:
· Já a análise do racismo pela perspectiva estrutural não abrange a sociedade como um todo, o processo de constituição dos indivíduos e o funcionamento de diversas instituições públicas ou privadas.
· Assim, é chamado de racismo institucional aquele que se repete segundo uma orientação que mantém os sistemas sociais estáveis.
· Os preconceitos não são fonte da discriminação e organizam simbolicamente o estrato social que desempenha o papel de “outsider”.
· Qualquer tipo de discriminação que se desenvolve historicamente, a ponto de influenciar o processo político de uma sociedade, não pode ser analisado quanto ao seu desenvolvimento estrutural.
7 O que alerta Almeida (2019), aplicado ao racismo?
· A sociedade deve focar seus esforços nos pilares estruturantes da discriminação, e não apenas criminalizar atos isolados, com a finalidade de viabilizar uma sociedade da qual todos participem de modo igualitário.
· A elaboração de medidas para a promoção de ações negativas é a principal atitude tomada por instituições públicas e privadas para tentar romper diversas formas de discriminação que estão estruturalmente presentes na sociedade.
· Os registros de violência moral ou física que determinados grupos sociais sofrem viralizam on-line e não mobilizam a atenção pública sobre o tema da igualdade.
· Identifica os grupos humanos segundo funções que devem desempenhar na sociedade, os chamados “papéis sociais”, segundo os quais, por exemplo, as mulheres não são associadas ao trabalho doméstico ou pessoas negras devem assumir posições de servidão
8 Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta que indique outras iniciativas legislativas realizadas:
· Mitigação do problema da discriminação sob a forma penal, que tipifica crimes contra maiorias, como os que ocorrem motivados contra as mulheres e contra os negros.
· A legislação que se relaciona aos homossexuais ou outros representantes da comunidade LGBTQ+ foi aprovada pelo Congresso Federal.
· A regulamentação de marcos legais que chamam a atenção para atos discriminatórios na sociedade é importante, mas, como já mencionado anteriormente, basta para o enfrentamento do caráter estrutural do problema.
· Mitigação do problema da discriminação sob a forma penal, que tipifica crimes contra minorias, como os que ocorrem motivados contra as mulheres e contra os negros.
9 No ano de 2020, uma agressão policial ocorrida na cidade de Mineápolis, nos EUA,
que levou à morte de um homem negro por asfixia, foi filmada e publicada em redes
sociais. As imagens do policial ajoelhado sobre o pescoço da vítima, causando o
sufocamento, viralizaram e motivaram diversos protestos, mundo afora, sob qual
slogan?
· Revolta da Chibata.
· Black Lives Matter (em português, vidas negras importam).
· Conjuração Baiana.
· Black Soul.
10 Você provavelmente já viu um mapa-múndi. Já reparou que nas representações
cartográficas o continente europeu está sempre centralizado? O planeta Terra é
redondo e não tem “centro”. Se um astronauta observar o planeta do espaço, a parte
central vai depender da localização do próprio viajante espacial. As representações
da Europa como central nos mapas não são acidentais.
Em relação a centralização da Europa no mapa-múndi, marque a alternativa correta:· Elas estão ali porque representam a visão dos povos que empreenderam as grandes expansões marítimas a partir do século XIV. Para os expansionistas, conquistadores de territórios, o centro do mundo era a própria terra natal, e o restante, adjacência, territórios “descobertos”.
· Boa parte dos territórios descobertos nessas jornadas eram antigos para os europeus, mas, por vezes, mantinham sociedades centenárias e até milenares.
· A descoberta não podia pertencer aos povos europeus por meio da conquista e do domínio. Assim, houve a imposição da cultura, das estruturas e até da constituição física do que seria “central”.
· Nas lutas pelo espaço social ao longo dos períodos de dominação de um povo por outros, constituiu-se a ideia de que uma raça poderia ser superior a outra.

Continue navegando