Buscar

Saponificação: O Processo de Produção de Sabão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A saponificação é o processo que da origem a um sabão, sendo nada mais que uma reação química entre um éster e uma base em meio aquoso, que formam uma hidrólise alcalina, por fim, resultando em um sal de ácido carboxílico que é o sabão.
Para que a reação de saponificação ocorra, é necessário a presença de um triéster proveniente de ácidos graxos. Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos de cadeia longa, em geral com 12 átomos de carbono ou mais. Eles reagem com a glicerina, formando os glicerídeos, também denominados de triglicerídeos ou triacilgliceróis, que compõem os óleos e gorduras animais e vegetais.
Assim, o sabão é produzido por meio do aquecimento de óleos ou gorduras vegetais em uma solução aquosa de uma base, como o hidróxido de sódio, que é conhecido comercialmente por soda cáustica.
O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir. Enquanto isso, as extremidades polares das moléculas do sabão, que são hidrofílicas, ficam voltadas para fora, interagindo com a água. Desse modo, a sujeira gordurosa é arrastada com a água. Os sabões são também chamados de agentes tensoativos ou surfactantes, pois eles diminuem a tensão superficial da água, ajudando a penetrar melhor nos materiais e a realizar a sua limpeza. (ROCHA, 2014)
ROCHA, J. Reação de saponificação. Reação de saponificação do sabão. Disponível em: <https://www.manualdaquimica.com/quimica-organica/reacao-saponificacao.htm>. Acesso em: 15 dez. 2021.
‌

Outros materiais