Buscar

3COMPET GERENCIAIS

Prévia do material em texto

Matr.: 
	Disc.: COMPET. GERENCIAIS 
	2022.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Mark Huselid e colaboradores realizaram estudos em cerca de 1.000 empresas e, contataram que as boas relações entre Gestores e suas equipes podem produzir resultados interessantes para a organização. Dentre as opções de respostas propostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente, uma destas possibilidades de resultados identificadas pelo estudo mencionado no enunciado desta questão
	
	
	
	Redução do fluxo de caixa em até 16%
	
	
	Aumento do turnover (rotatividade de pessoal) na organização
	
	
	Aumento do fluxo de caixa em até 16%
	
	
	Eliminação total do absenteísmo (ausência de pessoal durante o horário de trabalho)
	
	
	O conjunto das opções de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	
	 
		
	
		2.
		Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Estabelecer metas não é suficiente. É necessário que os empregados se vejam comprometidos com essas metas. Parte do contrato de desempenho mencionado envolve as fundações que permitem esse comprometimento. As seguintes técnicas, associadas ao contrato, facilitam esse processo: 1) Publicar as metas: aumenta a responsabilidade e dá uma noção de objetivo comum entre os empregados. 2) Demonstrar apoio: aumenta a autoconfiança dos empregados. 3) Vincular à visão/missão: dá relevância às ações. 4) Estabelecer metas, não ações: deixa o operacional por conta dos empregados, apoiando onde necessário. Pensando nas alternativas acima, marque as que são consideradas verdadeiras.
	
	
	
	Apenas a número 1 está correta.
	
	
	Estão corretas a número 1 e a número 2.
	
	
	Apenas a número 3 esta correta.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Estão corretas a número 3 e a número 4.
	
Explicação:
1) Publicar as metas: aumenta a responsabilidade e dá uma noção de objetivo comum entre os empregados.   Lembre-se que metas motivam mais do que objetivos.  Isso é fundamental para incentivar as equipes.  2) Demonstrar apoio: aumenta a autoconfiança dos empregados. O gerente necessita interagir de forma constante e ininterrupta e sem medir esforços apoiar e multiplicar conhecimentos.  3) Vincular à visão/missão: dá relevância às ações. Sem dúvida que a missão, a visão, e acrescentando os valores de uma organização devem ser trabalhados continuamente.  4) Estabelecer metas, não ações: deixa o operacional por conta dos empregados, apoiando onde necessário.  As metas precisam ser exequíveis e alcançaveis, senão se tornam um desafio insuperável desmotivando assim toda a equipe.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Segundo Bruce Tulgan, bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar bem o seu trabalho. Quando isto não ocorre, surge um fenômeno chamado de 'subgerenciamento'. Para o autor, o fenômeno é causado:
	
	
	
	Quando a organização não lhe dá os necessários apoio e suporte para tomar as decisões que considera corretas
	
	
	Quando considera que sua remuneração é inferior ao volume de trabalho e responsabilidades que lhes são exigidas
	
	
	Pela falta de recompensas às quais consideram essenciais ao trabalho e desempenho dos empregados
	
	
	Pela falta de adesão dos empregados (subordinados) às diretrizes e orientações que procura transmitir
	
	
	Pela falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções, por falta de tempo, falta de capacidade ou até pelo medo de julgar pessoas
	
Explicação:
A falta de tempo e principalmente o medo de julgar as pessoas são realmente fatores que contribuem para que o Gesrente ou Gestor permaneça em subfunções.  Não é qualquer pessoa que pode dar feedback e muito menos o followup (acompanhamento).  Alguns gerentes sentem uma enorme dificuldade de acompanhar de fato a performance de seus colaboradores.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Baldwin, Rubin e Bommer partem do pressuposto de que é possível aperfeiçoar habilidades de gerenciamento. Quais as quatro práticas que os gerentes podem praticar para aperfeiçoar suas práticas?
	
	
	
	Planejamento, Organização, Direção e Controle
	
	
	Tático, Estratégico, Eficaz e Operacional
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Atenção, Planejamento, Reprodução e Motivação
	
	
	Atenção, Retenção, Reprodução e Motivação.
	
Explicação:
Partindo do pressuposto de que é possível aperfeiçoar habilidades de gerenciamento, a seguir, apresentamos quatro aspectos fundamentais, descritos por Baldwin, Rubin e Bommer (2008), para que você aprenda com base na observação de variadas situações gerenciais.
Atenção: para o aprendizado efetivo, é preciso que você mantenha o foco e que não se distraia ou fique nervoso. Procure ¿modelos¿ corretos e mantenha atenção neles.
Retenção: você precisa compreender e registrar aquilo que observou. Para isso, não se limite a observar, utilize códigos, símbolos ou imagens capazes de documentar o que foi visto.
Reprodução: não basta ler e observar, é fundamental que você utilize imagens ou descrições capazes de evocar os comportamentos observados.
Motivação: além da atenção, retenção e reprodução da habilidade a ser aprendida, é importante que você esteja motivado para mantê-la.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os gerentes desempenham diferentes papéis em razão das diferentes funções que executam. Sendo que podemos agrupar esses papéis em três funções: relativas aos relacionamentos interpessoais, a transferência de informações e relacionadas a tomada de decisões. Relacione a coluna da direita com a da esquerda. Alguns números podem se repetir e outros nem serem utilizados.
A sequência correta é:
	
	
	
	2,3,3,2,3
	
	
	1,2,1,3,3
	
	
	1,2,2,3,1 
	
	
	3,3,2,1,1
	
	
	1,3,2,1,3
	
Explicação:
A sequência correta é:
Relacionamento interpessoal:  envolve a rede de relacionamentos que o gestor deve manter dentro e fora da organização.
Tomada de decisões: inicia projetos e planeja mudanças controladas 
Transferência de informações: o gestor recebe ou procura dados sobre o que está acontecendo na organização e no ambiente.
Relacionamento interpessoal:   relações do gerente com as demais pessoas, sejam elas de dentro ou de fora da organização.
Tomada de decisões: aloca os recursos e administra o próprio tempo.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Considerando que a avaliação de desempenho é um instrumento de gestão, é correto afirmar que:
	
	
	
	pode ser realizada por meio de diversas metodologias, entre elas: listas de verificação (checklist); baseada em padrões de trabalho (parâmetros); e, 360 graus (avaliação pelos pares, subordinados e chefes imediatos).
	
	
	não precisa de parâmetros, pois, como analisa principalmente o perfil comportamental, a subjetividade é o elemento principal dessa avaliação
	
	
	consiste no processo em que a organização avalia o nível de satisfação do empregado com diversos fatores organizacionais
	
	
	sua finalidade maior é ser um instrumento de punição para o baixo desempenho nas organizações
	
	
	o ambiente de trabalho positivo é fundamental; assim, essa avaliação analisa somente o perfil comportamental das pessoas.
	
Explicação:
Métodos mais utilizados atualmente e como eles funcionam:
1. Avaliação pelo superior hierárquico
Trata-se do método mais comum e simples. Como o próprio nome diz, neste caso,quem faz a avaliação é a chefia e ninguém mais.
Vantagem
O fato de haver apenas um avaliador permite que haja uma certa uniformidade entre os critérios usados na avaliação.
Desvantagem
O funcionário pode ser prejudicado caso a relação da dupla não seja boa ou o avaliador tenha uma percepção equivocada do desempenho de seu subordinado.
2. Autoavaliação 
Esta técnica é dividida em duas etapas. Primeiro, o funcionário reflete sobre o próprio desempenho. Em seguida, ele e seu superior discutem sobre os achados do avaliado.
Vantagem
Propõe uma autorreflexão, exercício que nos permite pensar sobre nossa performance e identificar tanto as habilidades que precisam ser melhoradas como aquelas tarefas em que estamos nos saindo bem e não tínhamos percebido antes da avaliação.
Desvantagem
Os resultados podem ser condicionados pelos pontos de vista e interesses individuais do avaliado, o que dificulta o diálogo com o superior.
3. Avaliação a 360º 
É o método mais completo. Todos os colaboradores, independentemente da sua posição hierárquica, são simultaneamente avaliadores e avaliados. Para garantir a validade desta técnica, o anonimato deve ser assegurado.
Vantagem 
Os subordinados têm a oportunidade de avaliar livremente o desempenho de seus superiores, o que torna o processo muito rico porque toda a equipe tem a chance de melhorar sua performance.
Desvantagem
Este processo requer um nível de maturidade profissional mais elevado, sobretudo da chefia, que deverá estar aberta a receber críticas.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quando em um grupo de trabalho fracionamos as tarefas em diferentes subtarefas e as distribuímos entre os membros individuais do grupo, estamos utilizando as tarefas que são denominadas:
	
	
	
	Tarefas unitárias.
	
	
	Tarefas prioritárias
	
	
	Tarefas divisíveis.
	
	
	Tarefas indivisíveis.
	
	
	Tarefas principais.
	
Explicação:
Quando é possível uma divisão de tarefas isso deve acontecer.  Mas é muito importante que a equipe esteja engajada no projeto e que saiba exatamente a importância de cada atividade realizada.  Muitas tarefas não podem ser divididas tendo em vista a sua complexidade ou ainda por não permitirem que mais de uma pessoa possa trabalhar em sua confecção.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta em V (Verdadeiro) e F (Falso), analisando-as de acordo com todo o conteúdo discutido em sala de aula sobre o papel do gestor dentro da organização.
I - O gestor deve declarar a tarefa a ser realizada pelo funcionário de forma sucinta, sem detalhar o que irá ser supervisionado e monitorado.
II - Dar margem de autonomia ao colaborador para que ele realize a tarefa, demonstrando confiança e abertura para que este procure o gestor sempre que necessário pode ser um ação perigosa de conflito.
III - Aprimorar a comunicação de forma a facilitar que feedbacks sejam realizados sempre que necessário pelas partes envolvidas (Gestor/Funcionário).
IV - Lembrar que o que deve ser avaliado é o comportamento e não a pessoa dentro da organização.
V - Deve ser capaz de programar melhorias, gerir conflitos e alocar recursos na organização.
	
	
	
	F; V; V; V; V.
	
	
	V; F; V; F; V.
	
	
	V; V; V; V; V.
	
	
	F; F; V; V; V.
	
	
	V; V; V; F; F.
	
Explicação:
As afirmativas I e II são falsas:
I - O gestor deve declarar a tarefa a ser realizada pelo funcionário de forma sucinta, sem detalhar o que irá ser supervisionado e monitorado. 
Justificativa: o gestor deve declarar a tarefa de forma clara e objetiva, detalhando o que será supervisionado e monitorado.
II - Dar margem de autonomia ao colaborador para que ele realize a tarefa, demonstrando confiança e abertura para que este procure o gestor sempre que necessário pode ser um ação perigosa de conflito.
Justificativa: Dar margem de autonomia ao colaborador para que ele realize a tarefa, demonstrando confiança e abertura para que este procure o gestor sempre que necessário é essencial para a produtividade.

Continue navegando