Buscar

prova 3 ORIENTAÇÃO EDUCACION

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		 
	
	1.
	
		 A relação entre professores e alunos deve ser uma relação dinâmica, como toda e qualquer relação entre os seres humanos. Na sala de aula, os alunos não deixam de ser pessoas para transformar-se em coisas, em objetos que o professor pode manipular, jogar de um  lado para o outro. Todos podem crescer a partir desse tipo de relação, pois antes de serem professores e alunos, são simplesmente pessoas, seres humanos. Uma relação democrática, de respeito mútuo e de valorização da pluralidade de vozes. Nessa perspectiva,  marque (V) para a sentença verdadeira e (F) para a sentença falsa e depois marque a sequência CORRETA: (    )Ao professor cabe mandar e ao aluno obedecer (    ) O professor deixa de ser um mero instrutor para ser um educador (    ) Cabe ao professor hierarquizar os alunos do melhor para o pior tendo em vista suas notas de provas (    ) Na verdade, enquanto ensina, o professor também aprende com o aluno (  ) O tipo de comportamento do professor não tem muita importância para a aprendizagem 
	
	
	
	V   F   V   F   F
	
	
	V   V   V   F   F
	
	
	V   V   V   F  V
	
	
	F   F   V   V  F
	Certo
	
	F   V   F  V  F
	
Explicação:
Na perspectiva de escola sinalizada no enunciado, não se trata de hierarquizar as pessoas, classificando-as do melhor para o pior ou vice versa, tendo em vistao critério notas, pois cada sujeito tem o seu valor, independente do domínio das ciências; não se trata de se estabelecer um relacionamento baseado no medo, na obediência cega e a forma como o professor se posiciona pode influenciar o processo de aprendizagem.
	
	
	 
		 
	
	2.
	
		 A ação do orientador educacional no cotidiano da escola deve estar envolvida com um trabalho de forma conjunta com a família. Porém há incumbências específicas da família e da escola. Qual alternativa abaixo se refere às incumbências específicas da escola? 
	
	
	
	Propiciar ao aluno uma base religiosa.
	Certo
	
	Realizar a educação formal.
	
	
	Propiciar ao aluno uma base afetiva.
	
	
	Promover recursos para a sobrevivência do aluno.
	
	
	Realizar a educação informal.
	
Explicação:
A participação da família na educação é fundamental para o trabalho do
docente que tem a função e transmitir uma educação que sirva tanto para o lado pessoal quanto
profissional futuramente do individuo. A Constituição de 1988 afirma no Art. 205: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores...
O Estatuto da Criança e do Adolescente esta previsto que aos pais ou responsável tem obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino, art. 55 do ECA.
Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	3.
	
		 Atualmente, buscamos uma escola de qualidade e diante de tantos entráveis na educação, evasão escolar, falta de recursos, fracasso escolar, a escola percebe que não pode mais ficar fechada ao mundo exterior e isolada de suas influências. Chega-se à ideia que a educação é um empreendimento social coletivo e que, embora tenha sua própria realidade, ela não pode se manter à margem do contexto na qual se insere. Diante da necessidade de se ampliar a função da escola para além dos muros escolares,  de torná-la não excludente, marque a alternativa em que mostra a fala do profissional da educação que está de acordo com essa perspectiva do olhar para além dos muros escolares: 
	
	Certo
	
	"Vamos discutir, hoje, turma, sobre a fome, mesmo que vocês não passem por esse problema em suas famílias".
	
	
	"Os seus pais, Joãozinho, nunca comparecem a reunião".
	
	
	"Você é turista, heim! O que está acontecendo com você? Me aguarda, tá!"
	
	
	"Joãozinho, não precisa fazer este exercício, pois você não vai acertar mesmo".
	
	
	"Joãozinho o seu conceito é D; você precisa tomar o Paulinho como exemplo de aluno; olha a nota dele como é alta".
	
Explicação:
Nessa fala, o professor trabalha com os alunos problemas sociais, seu olhar é extra muros escolares, olhar para a coletividade, não incentivando a competitividade e o individualismo.
	
	
	 
		 
	
	4.
	
		 A escola precisa encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da sua atuação. A família aparece como grande parceira nesta busca de uma educação de qualidade, para tanto a escola precisa estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e sua clientela escolar. Esta mudança de ação estabelece situações de aprendizagem de mão dupla.  Marque a frase que NÃO condiz com a proposta escolar apresentada: 
	
	
	
	A educação é um empreendimento social coletivo e que não pode se manter à margem do contexto na qual se insere.
	Certo
	
	O orientador educacional tem o papel de padronizar comportamentos como uma forma eficaz de enfrentar os conflitos que fazem parte das relações interpessoais.
 
	
	
	O orientador educacional é corresponsável pelo sucesso ou o fracasso de uma boa comunicação e, consequentemente, por uma relação interpessoal  de qualidade, pois trabalha incentivando e articulando o trabalho coletivo. 
	
	
	A medida que as escolas e o conhecimento ensinado nelas aproximam-se do cotidiano dos seus alunos e de seus saberes, há maiores chances de que os educandos se envolvam e alcancem sucesso, uma vez que a escola fala de um mundo familiar.
	
	
	Cabe à orientação educacional estar atenta a  realidade escolar que é permeada por avanços e recuos, rompendo com práticas enraizadas, consciente, que este "desvelamento" da realidade, permite o crescimento, alimentando uma prática pedagógica reflexiva.
	
Explicação:
Numa escola em que os profissionais da mesma respaldam as ações em práticas como vias de mão dupla, rompendo com o desmando pessoal e o autoritarismo, não cabe uma proposta de determinação de comportamentos, no sentido de enquadrá-los num único padrão de resposta, de comportamento; a escola quando é reconhecida como um espaço socio cultural, não há que se criar expectativas de aluno ideal e sim real, é preciso aprender a lidar com o aluno real que tem sua própria história de vida e subjetividade.
	
	
	 
		 
	
	5.
	
		 Em sua atividade diária na escola, a orientação educacional utiliza diversas estratégias para a consecução de seus objetivos e a ampliação da parceria com a família. A palestra constitui um desses recursos e, para o seu uso eficiente, é fundamental que: 
	
	
	
	O assunto seja específico para um público também específico, e transmitido, em linguagem adequada, à plateia.
	Certo
	
	O público a quem se destina seja informado sobre as razões para a escolha do tema e seus principais tópicos.
	
	
	O tema seja escolhido, no início, pelos participantes, constituindo-se em um processo dialógico.
	
	
	O limite de tempo para a palestra não seja pré-estabelecido, de forma que todos possam participar plenamente
	
	
	O palestrante seja um especialista com o mais amplo domínio sobre o tema.
	
Explicação:
A família e a escola devem ter uma relação de parceria, e esta se constitui no encontro de diferentes para realizar um projeto comum.Onde os temas são comunicados a família. E nos tempos atuais conforme vários autores essa relação deve ser cada vez mais estreita, pois a instituição de ensino tem o papel de mediadora entre ela,a criança e a família
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	6.
	
		 É necessário que o Orientador Educacional tente estabelecer vínculos, com princípios que tentam preservar a prática profissional, tais como: o exercício de colocarmo-nos no lugar do outro para que, a partir de suas próprias referências e não das nossas, possamos melhor compreendê-lo; é a tentativa de "calçar os seus sapatos". Este princípio diz respeito à: 
	
	
	
	Dialogicidade
	
	
	Autenticidade
	
	
	Consideração positiva
	
	
	Sustentabilidade
	Certo
	
	Empatia
	
Explicação:
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		 
	
	7.
	
		 O orientador educacional deve estar atento, para alguns pré-requisitos que asseguram a eficácia de uma boa reunião. Assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	Escolha de horários favoráveis
	
	
	Boa organização
	
	
	Periodicidade
	
	
	Planejamento
	Certo
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	 
		 
	
	8.
	
		 O cotidiano escolar apresenta a natureza das práticas, ações desenvolvidas/realizadas em seu interior e, na medida em que conheço essa realidade, passo a entender melhor as decisões que a escola efetiva através de seus diferentes atores. Estudar e analisar esta realidade ajuda o Orientador Educacional a compreender a reciprocidade e cumplicidade das diversas possibilidades, não só nas questões relativas ao currículo e à aprendizagem, mas também nas relações de poder, de saber, de afeto, de emoção. Nesse sentido, quando a escola abre espaço para essa perspectiva, marque a alternativa que caracteriza essa escola: 
	
	
	
	Gestão centralizadora em que as decisões são determinadas pela direção da escola.
	
	
	Documentos legais estabelecendo as diretrizes da educação nacional sem necessidade da participação popular.
	Certo
	
	Projeto pedagógico construído coletivamente pelos atores sociais e que se discute  sobre as diferenças e desigualdades.
	
	
	Processo de ensino aprendizagem fundamentado no modelo pedagógico tradicional.
	
	
	Currículo disciplinar trabalhado independente dos problemas vivenciados pelos alunos em seus contextos.
	
Explicação:
Na perspectiva apontada no enunciado da questão, trata-se da gestão ser democrática, abrindo espaço para a participação de todos os sujeitos da comunidade escolar, sendo o projeto pedagógico pensado coletivamente.

Continue navegando