Buscar

1820194_1820194_1820194_RELATÓRIO PLANEJAMENTO E DOCÊNCIA ESTÁGIO geografia_0_1402267_8_1433822

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
FRANCISCO ELVES ALVES DE SOUZA RU 1820194 TURMA 2017/01
ANTONIA CLICIA DA SILVA MELO RU 1391701 TURMA 2017/01
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS
 ENSINO MÉDIO
CRUZEIRO DO SUL-AC
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
FRANCISCO ELVES ALVES DE SOUZA RU 1820194 TURMA 2017/01
ANTONIA CLICIA DA SILVA MELO RU 1391701 TURMA 2017/01
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS:
 ENSINO MÉDIO
Relatório de Estágio Supervisionado Pesquisa do contexto escolar e Observação de aulas do Ensino Médio, apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário UNINTER.
CRUZEIRO DO SUL
2019
SUMÁRIO 
1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------04
2. DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------------04
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA--------------------------------------------05
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA---------------------------------------------05
2.3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO------06
2.4. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTÁGIADO-----------------------------------07
2.5 DESCRIÇÕES DE AULA OBSERVADA/MINISTRADA--------------------------------09
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------------------10
REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------------------------12
1. INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é uma atividade realizada no cotidiano da instituição para que o estagiário possa ter um horizonte, como e a atuação do professor na sala de aula, a forma de lidar com os alunos, suas atividades práticas, o estágio foi aplicado na Escola de Ensino fundamental e Médio Anselmo Maia de carvalho estabelecimento de ensino regular tendo como equipe gestora: Luciana Carvalho Melo, José Dorismar Chaves de Souza, Diacuí Souza da Silva sendo o estágio de pesquisa do contexto escolar e observação de aulas.
Um grande desafio com o qual o aluno de um curso de licenciatura tem de lidar é unir prática e teoria. Se esse problema não for solucionado ou pelo menos reduzido durante a vida acadêmica do educando, essa dificuldade se refletirá na sua prática como professor. “Não é só frequentando um curso de graduação que um indivíduo se torna profissional. É, sobretudo, comprometendo-se profundamente como construtor de uma práxis que o profissional se forma” (FÁVERO, 1992, p.65).
 
O estágio iniciou no dia 5 ao dia 16 de junho de 2018 pelos alunos Francisco elves Alves de Souza e Antônia Clicia da Silva Melo nos horários regulares do turno da tarde das 13h00min às 17h15min.
O estágio tendo como objetivo, a observação e análise do cotidiano do professor em exercício de licenciatura em geografia , seus critérios de avaliação, organização e domínio dos conteúdos trabalhados e aplicação de atividades tendo como base a grande importância do professor dentro de sala de aula como mediador do conhecimento e formador de opiniões para os alunos da Escola de Ensino fundamental e Médio Anselmo Maia de Carvalho e para que nos também como futuros professores podermos ter uma norte a ser seguido para vermos como iremos atuar no futuro.
 As diferenças entre o que o projeto politico pedagógico da escola e o dia-dia do professor, se realmente o PPP e aplicado dentro do cotidiano escolar, as dificuldades encontradas do professor em relação a conteúdos trabalhados, como o professor consegue lidar com alunos de educação inclusiva e se a escola da algum tipo de suporte para o educador para se trabalhar com alunos deficientes. 
Podemos perceber que e notório a discordância em algumas partes entre o Projeto Político Pedagógico e a atuação do professor dentro de sala de aula, mas que observamos ainda que o professor busca sempre fazer uma aula que os alunos realmente possam adquirir conhecimentos. Nosso foco e buscar sempre adquirir experiências tanto positivas, como negativas, afim de que usar as que deram certo e as que não deram buscar ajustar para podermos ser melhores professores no futuro.
2. A ESCOLA ANSELMO MAIA DE CARVALHO
2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA
O Estágio Supervisionado – pesquisa do contexto escolar e observação de aulas: Ensino Médio foi realizado na Escola Anselmo Maia de Carvalho, situada na BR 307, no bairro Santa Terezinha, CEP 69 980 000, localizada na cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre. A escola oferta atendimento no Ensino Médio II e no ensino médio no período matutino, vespertino. A instituição atende a um total de 540 alunos, desse total 5 alunos em processo de inclusão. 
O estágio foi realizado no período de 5 a 16 de junho de 2018 no período vespertino, sendo observada a turma de 2° ano C. 
A escola tem funcionamento no matutino das 07h00min as 11h15min horas e período vespertino das 13h00min as 17h15min, ela conta com o atendimento do Ensino Fundamental II na modalidade normal e também para o Ensino Médio.
A instituição conta com 540 alunos matriculados sendo que 5 estão em processo de inclusão na escola o estagio teve um período de duas semanas contados a data inicial do dia 5 ao dia 16 de junho de 2018.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
A instituição em si é composta pela equipe gestora: Luciana Carvalho Melo, José Dorismar Chaves de Souza e Diacuí Souza da Silva. A escola é um espaço preparado para atender alunos de diferentes costumes e deficiências, capaz de lidar com conflitos que chegam até ela. Tem grande importância no desenvolvimento do ser humano. È nesse sentido que o Projeto Politico- Pedagógico foi criado. Constitui ainda para potencializar o aluno para o desenvolvimento por conhecimentos, habilidades, atitudes e valores morais e éticos, que se torna imprescindível na formação de um individuo que ira atuar na sociedade. Na maioria das vezes os pais transferem a responsabilidade de educar seus filhos para a escola e a escola faz o possível para se tornarem cidadãos de bem que possam conviver em comunidade.	Comment by Jorge Ferreira: É fundamental utilizar revisor ortográfico 
Conforme Libâneo (2005, p.117):	Comment by Jorge Ferreira: Formatar citação (NBR 10520)
“Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos os domínios dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos.”
Buscando ser a copia fiel da filosofia deste estabelecimento de ensino e servir aos conceitos que a norteia: Excelência, Conhecimento e Cidadania. O PPP e de antemão o manual para toda a comunidade escolar, onde todos tem sua parcela de contribuição, tanto faz o maior ate o menor dos servidores todos são importantes para que possa ter um bom andamento do mesmo e consequentemente da qualidade do ensino na escola. Hoje nos dias atuais o professor tem que enfrentar um grande mal que se chama desânimo junto aos seus alunos, além de tudo que o professor faz planejamentos, correções de trabalhos, buscar novos conhecimentos duvidas de alunos, ainda que motivar o aluno para que ele goste de estudar, este um mal que todos os professores têm que lidar todos os dias.
Os pais podem estar também neste meio tanto na criação do PPP como participando da vida escolar de seus filhos, como por exemplo: saber como a escola funciona avaliar a aprendizagem de seus filhos, avaliar o ensino na escola etc. Antes de tudo serem atuantes na vida de seus filhos, por que muitos só assistem a vida de seus filhos e só cobram da escola. O Projeto Politico Pedagógico é antes de tudo um gestor de metas e objetivos a serem alcançados para melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem dos alunos.
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
 	Esse estágio - pesquisa do contexto escolar
e observação de aulas escolheram uma escola pública, que se localiza na cidade de Cruzeiro do Sul/Acre, a realização desse estágio foi realizado nos dias 05 a 16 de Junho de 2018, nos horários das 13h às 17h e 15min no turno vespertino. Apesar de a escola ter aulas no turno matutino também. A instituição onde realizamos o estágio é uma escola de Ensino Fundamental e Médio de rede pública de ensino.
 A instituição estagiada é uma escola estadual onde se encontra em bom estado, uma ótima iluminação várias lâmpadas nas salas, e a ventilação também são ótimas, onde em cada sala de aula possui quatro ventiladores, e também tem quatro janelas grandes de vidro, para a recepção dos alunos o porteiro chega meia hora antes de começar a aula para poder receber os alunos, a prefeitura disponibiliza transporte escolar, a limpeza é bem proposta, é tudo bem limpo e cheiroso, pois é feito durante dois períodos, também possui um ambiente bem acolhedor com salas bem decoradas, pintadas, e painéis bem planejados, ajudando no processo de ensino.
A escola possui dois televisores, quatro computadores, cinco caixas de som, cinco microfones. Os profissionais e funcionários da instituição estagiada são legais, mantendo-se alegres e receptivos, deixando o ambiente divertido e aconchegante para que os alunos se sintam à vontade e ajam naturalmente durante as aulas. Os materiais didáticos de uso estão todos em ótimos estados e são de ultimas gerações a escola atende vários alunos, somente no turno matutino, muitos alunos estão matriculados na escola, mas nem todos frequentam regularmente, foi possível perceber que a escola em si é a segunda casa dos alunos, onde eles se sentem bastante acolhidos, além disso estão passando pelo o processo de ensino-aprendizagem.
2.4 CARACTERIZAÇÕES DO CONTEXTO ESTÁGIADO
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Anselmo maia de Carvalho é uma instituição escolar que atua na educação regular nos horários das 07h00min ás 11h15min turno matutino e ás 13h00min ás 17h15min no turno vespertino, cuja finalidade é “possibilitar o aluno de desenvolvimento integral de sua personalidade, estimulando a reflexão considerando suas capacidades sendo critico, criatividade e limitações; a troca de informações interação entre professores e alunos”. 
Proporcionar ao educando a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade.
Funciona atendendo toda a sua clientela no turno matutino e vespertino, que compõem 12 turmas. A escola dispõe de 43 funcionários capacitados a atuarem na função que a cada um foi delegada. Assim sendo, os mesmos se encontram assim distribuídos:
Equipe docente – composta por um total de 34 professores, todos formados em suas respectivas graduações à sua atuação na escola em sua especialização. Vale ressaltar, ainda, que desses que trabalham na escola, existem 21 funcionários da escola que esta no quadro permanente da escola por terem contrato efetivo com a secretaria de educação do município de cruzeiro do sul e que 22 são temporários. Os demais são contratados em caráter provisório que pode ser renovado a cada ano.
Equipe técnica-administrativa – composta por um diretor que dirige e administra a escola em todos os seus seguimentos, dois coordenadores de ensino, um que trabalha no o processo ligado ao ensino-aprendizagem, e dois coordenadores administrativos que administra toda a parte burocrática e financeira da escola e a secretária escolar.
Equipe de pessoal de apoio - composta por 4 pessoas que cuidam da limpeza e conservação do prédio, 1 auxiliar de portaria de manhã e a tarde, e 1 merendeira. A escola possui, também 2 vigias, que se responsabilizam por cuidar do patrimônio público existente em todas as suas dependências 24:00 por dia. Vale ressaltar que dos que compõem esta equipe, poucos são funcionários do quadro efetivo da escola, os demais são prestadores de serviço e/ou funcionários de empresas de terceirização de serviços (cooperativa).
					
ESPAÇO FÍSICO, INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E RECURSOS PEDAGÓGICOS.
 Espaço muito bonito novo e de qualidade, Secretaria, almoxarifado, direção, sala dos professores e coordenação de ensino, coordenação pedagógica, banheiro masculino com um adaptável a deficiente e banheiro feminino e também adaptável para deficiente. Contendo 12 salas de aula, um banheiro para funcionários, dois bebedouro com quatro torneiras.
Anexo: Cantina, depósito de merenda, uma área de serviço, depósito de material de limpeza, um banheiro, um bebedouro com uma torneira e um refeitório.
 A Escola Estadual Anselmo Maia de Carvalho é uma instituição de Ensino Fundamental e Médio. Foi construída e entregue pela empresa de construção civil RM muito bem localizada, ela contém o tamanho adequado à quantidade da demanda de alunos da comunidade as salas são amplas, apesar de existir um padrão imposto pelo estado à escola e muito bonita, o prédio e com acabamentos de qualidade, área de estacionamento ampla tanto na parte externa da escola, quanto no seu interior, contam ainda com 12 salas de aulas, cada uma contendo 45 alunos, todas com quadro branco e climatizado. Tem como número total de 540 alunos sendo 5 alunos com algum tipo de deficiência.	Comment by Jorge Ferreira: Formatar recuo dos parágrafos 
Os alunos são bons, alguns desinteressados mais no decorrer do tempo isso pode ocorrer por às vezes as atividades se tornarem monótonas, as mesmas coisas todos os dias, mas a maioria e participativa pelo menos na disciplina do professor de Geografia. O professor de tem formação em Licenciatura em geografia tem 10 anos de profissão, ele atua muito bem na sala de aula apesar do desinteresse dos alunos.
 Alguns alunos são mais vamos dizer abertos que outros entendem como um processo que faz parte não só da escola, mas e um processo, uma transição entre os jovens por ser uma etapa na vida deles; Muitos alunos tem certo tipo de comportamento por não ter uma base em casa na família, muitos veem para escola com fome, tristes frustrados, alunos de pais separados então o professor deve saber identificar e ajudar esses alunos, não o punido com insultos por ser preguiçosos, existe algo a mais onde só um coração que tem amor pela profissão pode enxergar. 
2.5 DESCRIÇÕES DE AULA OBSERVADA/MINISTRADA 
CONTEÚDO:
· Desigualdade Social
OBJETIVO(S):
Analisar criticamente a realidade social do Brasil em nível municipal, estadual e federal, verificar lugares na cidade de cruzeiro do sul onde a desigualdade e mais notória em que os alunos possam ter como exemplo, buscar entender os tipos de desigualdades existentes;
Analisar quais os fatores são responsáveis por contribuir por o aumento dessa desigualdade social no Brasil
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
ATIVIDADE INICIAL
· Vídeo motivacional, enfatizando como são hoje em dia as desigualdades e motivando para o bom desenvolvimento das atividades;
· Conversa informal;
· Exposição oral do objetivo do vídeo;
· Apresentação do conteúdo a ser trabalhado em sala;
ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO
· Verificação dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao conteúdo a ser trabalhado;
· Aula expositiva dialogada do conteúdo através de slides e livro didático, seguido de imagens no data show do conteúdo para facilitar o entendimento do mesmo, e estimular a participação dos alunos com questionamentos orais sobre o tema no decorrer da aula.
· Contextualização do conteúdo com as atividades do dia-a-dia.
· Apresentação de um vídeo projetado no data show para apresentar as desigualdades sociais.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO E FECHAMENTO DA AULA
· Exposição da atividade de fixação em multimídia, com cópia realizada pelos alunos no caderno seguido de resolução individual e correção coletiva.
· Síntese do assunto trabalhado em sala.
· Retomada do objetivo da aula.
RECURSOS:
· Quadro branco, pincel, apagador, computador, data show, internet, livro didático e caixa de som.
AVALIAÇÃO:
· Os alunos serão avaliados a partir da participação ativa durante a aula e desempenho nas atividades propostas.
· Criação de um painel com fotos retirados de livros e jornais com a participação dos alunos.
3.	CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante o desenvolvimento deste Estágio – de pesquisa do contexto escolar e observações de aulas e com base nas leituras realizadas nos textos e livros desta UTA, percebemos que a organização escolar é fundamental para a melhoria e o aprendizado dos alunos, pois é na escola que eles se desenvolvem e põe em pratica seus conhecimentos. O período de estágio nos proporcionou perceber a dedicação dos profissionais da instituição estagiada, são bastante criativos e demonstravam que gostavam do trabalho que estavam desenvolvendo na escola, já que, os alunos demonstravam ter um grande amor e carinho por eles. Ou seja, é um ato de dar e receber.
	Declaramos ainda que, as ações de respeito entre os professores e alunos são muito boas, são muito prestativos e muito respeitadores. Afirmamos também que a gestão escolar está preparada para buscar cada vez mais a melhoria do estudo do aluno, interagir cada vez mais na vida do aluno, e também dependendo de qualquer situação, a escola está preparada para atender grande demanda de alunos, para que os pais e os responsáveis possam ser capazes de resolver qualquer problema que venha surgir na escola entre os alunos e toda comunidade.
Concluímos ainda que instituição em si, visa nos alunos uma formação para serem bons cidadãos na sociedade, serem educados para mais na frente ocuparem cargos importantes e terem um futuro promissor, só assim podemos ter cidadãos de bem e não pessoas marginalizadas. Foi possível observar que os profissionais se dedicam ao máximo para o aprendizado dos alunos e também ensinam com um carinho especial onde os mesmos conseguem aprender o conteúdo com facilidade e por em pratica seus conhecimentos. Os professores mostraram ser gentis e compreensíveis para com os alunos, assim passam a conquistar a confiança e o respeito dos mesmos a cada dia. 
	Em relação à comunidade escolar, Soares (2011, p. 104, 105), diz que:	Comment by Jorge Ferreira: Não é usual utilizar citações nas considerações finais. Todavia, estas devem ser utilizadas conforme as normativas que regem os trabalhos acadêmicos (ABNT)
“A comunidade escolar é caracterizada por todos aqueles que trabalham e convivem no espaço da escola diariamente: pedagogos, professores, funcionários, estudantes, pais ou responsáveis. E o diretor é a pessoa encarregada de conduzir seu trabalho de forma coletiva incentivando e promovendo ações que possibilitem o diálogo, o respeito, as diferenças, e não aceitando como normal ás desigualdades sociais”. 
	A condição que a instituição estagiada oferece para seu público é de qualidade, tanto no que se refere ao processo de ensino - aprendizagem, como ao espaço físico. A direção da escola mostrava - ser bastante preocupada com o funcionamento da instituição, de maneira planejada e organizada. Durante nossa observação, notamos que as professoras são atentas aos alunos e aos pais, buscando sempre atender os alunos em suas dificuldades educacionais. Os funcionários de maneira geral nos passavam uma boa impressão, sempre demonstrando alegria, determinação e bom humor, gerando assim, um relacionamento de respeito entre todos e com isso, proporcionando um ambiente melhor para educar e assim os passam a aprender bons modos; serem educados com os profissionais da escola e também com outras pessoas.
A aprendizagem é muito importante para a vida escolar do aluno, pois através dela, o que se consegue aprender e se desenvolver no meio em que vive, o profissional deve esta presente na vida do aluno, ajudando na disciplina em que ele tem dificuldade e lhe orientando sobre seu futuro, assim desde cedo ele irá decidir o que quer ser quando crescer ou o que quer para o seu futuro. A escola é uma instituição que procura preparar os alunos para cursar numa boa universidade e alcançarem seus objetivos, só assim teremos uma sociedade melhor e mais digna. Através de uma boa educação podemos ter profissionais capacitados e pessoas de bem e que saibam fazer as escolhas certas e não entrarem em caminhos errados, que possam assim ter uma visão melhor sobre o futuro e assim conseguir realizar seus sonhos e estar preparado para a vida adulta. 
REFERÊNCIAS 
JESUS, D; GERMANO, J. Importância do Planejamento e da Rotina na Educação Infantil. In: II JORNADA DE DIDÁTICA E I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO SEMAD, 2013.
BORSSOI, Berenice. O Estágio na Formação Docente: da Teoria a Prática, ação Reflexão. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/XX SEMANA DA PEDAGOGIA, 2008, UNIOESTE. Cascavel/PR, 2008. 
ZABALA, A. LA EVALUACIÓN, ESA GRAN DESCONOCIDA, 13, pp. 10-13, 1993.
MACIEL, Emanoela Moreira; MENDES, Bárbara Maria Macedo. O Estágio Supervisionado na Formação inicial, 2010. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.Encontro. 2010/pdf> acesso dia 06 de janeiro de 2016
JANUARIO, Gilberto. O Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática do professor. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. único. p. 1-8.
XAVIER, Jean Paulo Bernardo. O Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em língua inglesa em uma instituição de ensino superior na cidade de Paranaguá. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-EDUCERE/III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 2009, Paranaguá, PUCPR.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando