Buscar

Cimentos Definitivos - Materiais Dentários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIMENTOS DEFINITIVOS
	CIMENTO
	VANTAGENS
	DESVANTAGENS
	INDICAÇÕES
	LIMITAÇÕES
	Cimento de
fosfato de zinco
	Mais resistente, age como auxiliar de retenção da restauração, prolongando a vida útil de cimentações permanentes. Fácil de manipular, biocompatível, baixo custo, baixa solubilidade e mais estável bidimensionalmente. 
	Pode sofrer infiltrações, pode provocar irritação pulpar pelo fato de ser ácido e não é estético. É solúvel em ácidos orgânicos e fluidos. 
	Cimentações permanentes, como de núcleo metálico fundido, de bandas ortodônticas; restaurações indiretas, próteses definitivas e bandas ortodônticas. 
	Não há adesão química, apenas mecânica; não é anticariogênico. 
	Cimento de
ionômero de vidro
	Apresenta liberação de flúor e coeficiente de expansão térmica linear muito semelhantes à dentina, além de ser biocompatível, aderente e translúcido, o que melhora a estética. Apresenta ação anticariogênica. Ótimo selamento marginal. 
	Menos rígido e mais susceptível à deformação elástica, pode sofrer sinérese e embebição, menos resistente ao desgaste.
	Restaurações estéticas de dentes anteriores (classe III e IV) ; cimentação, atuam como adesivos para aparelhos ortodônticos e restaurações provisórias, como selantes de cicatrículas e fissuras, material para forramento e base, como material de preenchimento.
	Quando comparado à resinas compostas, apresenta menor resistência ao desgaste, à abrasão, ao cisalhamento, à tração e à compressão; de modo geral, apresentam baixas propriedades mecânicas e menor tenacidade à fratura. 
	Cimento resinoso
convencional
	Não apresenta contraindicações, ao contrário do autoadesivo. Propriedades gerais boas, com estabilidade de cor. Adere bem à estruturas metálicas, resinosas e de porcelana. 
	Requer tratamento adesivo prévio da superfície dentária, com aplicação do sistema adesivo e todos os passos subsequentes.
	Confecção de próteses, coroa cerâmicas vítreas, facetas (restaurações estéticas no geral) e cimentação de pinos intraradiculares. 
	Requer tratamento adesivo prévio, o que torna a técnica mais sensível. 
	Cimento
resinoso autoadesivo
	Propriedades gerais boas, promovendo união à estrutura dentária, ligas metálicas, zircônia e cerâmica vítrea sem tratamento prévio de superfície. Cimentação mais simples e rápida. 
	Em relação aos convencionais, apresentam maior viscosidade e menos opções de cores. A cor pode variar depois da presa total. Prazo de validade mais curto.
	Cimentação de onlays, coroas e próteses fixas e pinos intrarradiculares; indicados para restaurações estéticas no geral.
	Contraindicados para cimentação de braquetes ortodônticos e facetas.

Outros materiais