Buscar

MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR atv1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudante, leia o excerto a seguir:
“O controlador é o ‘cérebro’ do braço robótico industrial e permite que as partes do robô operem em conjunto. Ele funciona como um computador e permite que o robô seja ligado a outros sistemas. O controlador do braço robótico executa um programa. O programa é introduzido com um console de instruções conhecido como teach pendant., com o auxílio de um programa em um computador”.
VALERIO, R.; GARCIA, M. V. R. O Futuro da Robótica. In: SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR ENIAC, 6., 2014, v. 1, n. 6, p. 148. Anais… Disponível em: http://ojs.eniac.com.br/index.php/Anais/article/download/218/248/547.  Acesso em: 27 ago. 2021. 
 
Com os conteúdos estudados, fica claro que um robô funciona similarmente a um computador, pois necessita de instruções de programação para realizar suas atividades. Dessa forma, os robôs não substituem os homens, mas eles completam o serviço deles. Como já discutido, muitas vezes, o robô recebe o nome de braço robótico, pois apresenta algumas similaridades com o braço humano. Logicamente que o peso que um robô consegue manipular é maior do que o do braço humano. A partir dessas informações, trace um paralelo entre juntas, eixos e motores com um braço humano. Escreva, no mínimo, 15 linhas e fundamente seu texto com o material de estudo.
Resposta:
Tendo o modelo de braço articulado como parâmetro é pertinente estabelecer uma comparação entre este e um braço humano, no que diz respeito aos graus de liberdade, visto suas semelhanças. Em relação às partes, os elos de um braço são as estruturas rígidas, que estão entre duas juntas, como exemplo o braço e o antebraço. Uma junta tem a função de fazer a ligação entre dois elos e proporcionar o movimento atribuído a ela, seja linear, rotacional ou esférico, funcionando, assim, como a articulação do ombro, cotovelo ou punho, por exemplo. Na extremidade do manipulador, o efetuador é qualquer dispositivo que seja utilizado para a execução da atividade a qual o robô está encarregado, podendo ser desde uma garra para pegar objetos, uma ferramenta de corte ou solda ou até mesmo um instrumento com câmera utilizado em cirurgias robóticas minimamente invasivas. No outro extremo, o braço é fixado em uma base, seja ela fixa como o chão ou uma parede ou móvel como uma bancada com rodas. Os graus de liberdade do braço robótico são calculados e podem ser limitados a depender de sua finalidade e quantidade de eixos, como no braço humano que possui sete graus de liberdade. O conjugado – torque – de um motor elétrico é proporcional ao seu custo, assim como ao seu tamanho e, como citado antes, é possível realizar um acoplamento de transmissão redutora para minimizar a despesa de acordo com a proposta de uso: mais velocidade ou mais força. Nos sistemas hidráulicos, o custo também cresce de acordo com o torque, porém de uma forma mais lenta, validando suas aplicações em atividades as quais demandem maior esforço, como o sistema nervoso e músculos humanos.

Outros materiais