Buscar

Atividade 2_Gerencia de ativos da indústria 4 0

Prévia do material em texto

Delecrodio, Neves e Lucato (2021) fazem uma revisão bibliográfica sobre a manutenção de ativos na Indústria 4.0 e apresenta estudos que mostram exemplos dessas práticas e seus resultados para as organizações. 
A pesquisa de He et al (2018) apresenta a proposta de um modelo de manutenção preditiva que se baseia no estado de confiabilidade dos sistemas de manufatura. O sistema tem a função de analisar e estabelecer padrões para o Big Data do processo operacional de cada um dos sistemas de manufatura, fazendo a análise preditiva. Com a análise desses dados faz-se um relacionamento entre confiabilidade e custo de cada operação. Dessa forma, o modelo propõe um plano de manutenção preditiva dinâmica que se baseia nos custos. O resultado do estudo mostra que o método, através da análise de Big Data, possibilita reduzir ainda mais os custos quando comparado com abordagens de manutenção preditiva tradicionais. Práticas como Big Data auxiliam na melhoria de condições de trabalho, aumentam a produtividade e rentabilidade da empresa, além disso, as tecnologias da indústria 4.0 podem proporcionar melhorias nas práticas de manutenção preditiva, promovendo assim, a melhoria no monitoramento de equipamentos e máquinas com o objetivo de antecipar falhas (DELECRODIO, NEVES E LUCATO, 2021)
Mourtzis e Vlachou (2018) estudam sobre um sistema que se baseia no armazenamento na nuvem para planejamento de manutenção no chão de fábrica. O qual implementa de forma assertiva e correta uma análise em tempo real dos dados do chão de fábrica, seus equipamentos e funções. No estudo, o sistema se baseia em um sistema de tomada de decisão que se adapta por meio de um algoritmo e define a tomada de decisão, a partir de diferentes critérios baseados nos dados coletados. Além disso, os dados coletados proporcionam a definição de uma estratégia de manutenção que leva em conta as condições da fábrica, o que proporciona melhora no desempenho das atividades da fábrica em comparação com métodos tradicionais. O método foi implementado em uma indústria de moldes de alta precisão por meio de um estudo de caso. Segundo os autores, o sistema adaptativo de tomada de decisão pode ser implementado em empresas e pode proporcionar aumento na competitividade, uma vez que possibilita a fabricação de novos produtos com eficácia e agilidade, tendo menos possibilidade de falhas durante todo o processo.

Continue navegando