Buscar

Com base na demanda nacional

Prévia do material em texto

Com base na demanda nacional, em que o jovem necessita trabalhar para auxiliar no sustento familiar e o idoso também, vamos ter gerações diferentes no mesmo ambiente de trabalho, que traz para as empresas o desafio de tornar harmônica a convivência entre profissionais com experiências, características e motivações muito diferentes, tão diferentes a ponto de, muitas vezes, referirmo-nos ao tema, também fora do ambiente corporativo, como “conflito de gerações”. No Brasil, temos 3 gerações distintas se encontrando no trabalho, exercendo seus papéis numa mesma equipe.
 
Com base no texto apresentado e em seu conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. Um gestor organizacional necessita dominar os diferentes estilos de trabalho de cada geração, incentivar o diálogo entre os diversos componentes da equipe, trabalhar o melhor de cada geração e reconhecer os pontos em comum.
II. A organização deve evitar ter em seus departamentos profissionais gerações diversas, é muito improdutivo todo o conflito que essa situação gera.
III. As gerações Baby boomers, X e Y, têm visões e valores diferentes, podendo gerar divergências entre a equipe. Conhecer como cada geração trabalha otimiza os resultados.
IV. Os Baby boomers
identificam o trabalho como sua principal prioridade; a Geração X são profissionais experientes e dedicados, já o pessoal da Geração Y possui elevada autoestima e comprometimento com seus valores.
Está correto o que se afirma em:
· 
II e IV, apenas.
· 
II e III, apenas.
· 
III, apenas.
· 
I, III e IV, apenas.
· 
I, apenas.
A aprendizagem humana relaciona-se com a educação e com o desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, aprender a negociar é possível, e se devidamente orientado, o êxito ocorrerá, e a motivação do indivíduo, com certeza, deverá favorecê-lo.
Foquemos, aqui, o esforço e o interesse de cada um. Os negociadores não conseguirão fazer um bom acordo se deixarem o outro lado desatendido. Com base no texto, refletia e aponte, das colocações abaixo, qual está correta e apresenta maior relação com a formação do negociador.
Assinale a alternativa correta:
· 
Se você é uma pessoa competidora, obviamente quer sempre ganhar e ter vantagens, mas se você é uma pessoa mais cordata, quer fazer o acordo a qualquer custo, às vezes nem sempre o melhor. As características intrapessoais somadas à assertividade e à empatia favorecem a todos nesse contexto. O negociador é o que equilibra todos esses itens.
· 
O mercado profissional é restrito e conhecido por todos, então, diante de uma reputação de negociador truculento, antiético e que joga pesado, as pessoas rapidamente se armam, tornando impossível sua evolução para um desempenho mais produtivo.
· 
O preparo para a ação de negociar é muito complexo e requer a busca de diversas informações num mundo globalizado, como identificar todas as culturas particulares.  Organizar apenas os tópicos de interesse, por si só, requer muito empenho, e juntamente às demandas de dia a dia da atividade laboral, torna-se inviável.
· 
Diego Faleck, mediador empresarial, já presenciou muitas situações de conflito, nas quais teve que encontrar soluções satisfatórias pelo menos a um dos lados. Comumente, não vê necessidade de satisfazer todas as partes, pois um bom articulador consegue argumentar, tratar das situações e atingir os objetivos pelos quais se interessa.
· 
Não é possível se tornar um bom negociador, não há treino que dê conta de tal evolução, além disso, a autopercepção é muito difícil, bem como equilibrar assertividade e empatia. Ou seja, de que maneira alguém que é muito assertivo consegue vencer essa característica pessoal e se educar a ouvir mais os demais. Ou até se uma pessoa é muito empática, como ser assertiva.
Analisando o significado da palavra política, num contexto de senso comum, tem-se a ideia de que é a ciência da organização, da direção, da administração de nações ou Estados. Continuando no tema, pode-se colocar que a negociação e a articulação fazem parte deste jogo político? Que sugerem superficialmente que uma negociação política pode ser decorrente de corrupção, especialmente no contexto político brasileiro? Mas isso é uma visão simplória, pois não há política sem negociação; as ideias são diferentes quando são divergentes, logo, há a necessidade de se negociar.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Na negociação entre os poderes, é necessária a proatividade na articulação com os demais para aprovação de políticas de interesse de cada um. Seria impossível não ter negociação em um governo, a não ser que todo mundo pensasse exatamente igual.
II. Qualquer trâmite entre os três poderes da República não requer negociar, pois negociar não é inerente ao processo político.
III. Democracia é governo de três poderes: executivo, legislativo e judiciário, em que todos precisam se entender para tomar decisões. O governo não é só o executivo, é também o entendimento entre eles. E esse entendimento só tem como acontecer por meio de um processo de negociação.
 
IV.  A negociação política não envolve corrupção, pois a barganha deve observar a ética e o interesse da maioria.
 
Está correto o que se afirma em:
· 
II e IV, apenas.
· 
I, apenas.
· 
II e III, apenas.
· 
I e IV, apenas.
· 
I, III e IV, apenas.
 Refletindo sobre o conceito de negociação, temos a mediação, que é uma das práticas de resolução de conflito, fato corriqueiro em qualquer ambiente, uma vez que é natural duas pessoas não concordarem com a opinião uma da outra. As diferentes opiniões requerem do gestor uma mediação, e segundo Vezzulla (1998, p. 15-16), mediação é:
[...] técnica privada de solução de conflitos que vem demonstrando, no mundo, sua grande eficiência nos conflitos interpessoais, pois com ela, são as próprias partes que acham as soluções. O mediador somente as ajuda a procurá-las, introduzindo, com suas técnicas, os critérios e os raciocínios que lhes permitirão um entendimento melhor.
 
VEZZULLA, J. C. Teoria e prática da mediação. Curitiba: Instituto de Mediação, 1998.
Com base no texto acima, identifique quais afirmativas a seguir podem ser verdadeiras, então, assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas:
 
 
I - ( ) Escutar separadamente os envolvidos.
II - ( ) Identificar se há interesses externos à situação.
III - ( ) Procurar alternativas ganha-ganha.
IV - ( ) Não é interessante perder tempo com foco ou respeito.
V - ( ) Não é necessário formalizar efetivamente o acordado.
 
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta
· 
V, V, V, F, F.
· 
F, F, V, F, V.
 
· 
V, F, V, F, V.
· 
V, F, V, F, F.
· 
F, V, F, V, F.
Um dos princípios da Gestão de Pessoas em organizações estabelece que “o conflito é inerente ao ambiente organizacional”, ou seja, durante a interação humana ocorrem divergências de ideias e de opiniões.  A mediação habitualmente deve ser desenvolvida pela gestão de cada departamento, faz-se necessário levar em consideração que a melhor resposta a esta situação requer?
Assinale a alternativa correta:
· 
Avaliações precárias e falta de planejamento.
· 
Reconhecimento e merecimento pessoal.
· 
Administração sem gerenciamento.
· 
Chefia que trabalha a antipatia, o medo, a raiva somente.
· 
Gerenciamento com planejamento e meritocracia.
Considerando que a empresa em que você trabalha tem por prática resolver os impasses trabalhistas na Junta de Conciliação Trabalhista, no TRT de sua região, e que você é um dos profissionais com maior domínio da Legislação Trabalhista e de melhor relacionamento com a entidade sindical, foi solicitado a você que desenvolva o acordo com o profissional reclamante.
Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta para tal situação:
· É usual, ao término de todo e qualquer contrato de trabalho, o empregado perceber-se prejudicado, pois os empregadores sempre violam alguns dos direitos trabalhistas, se não durante o contrato de trabalho, na finalização.
· 
Não é raro a ação judicial levar muito tempo para chegar a um resultado final, mas resolver um litígio na Junta de Conciliação Trabalhistanão muda em nada o tempo dispendido para os acordos.
· 
A conciliação trabalhista não é um meio para renúncia dos direitos trabalhistas, mas sim de solução de litígios. Assim, vemos que a conciliação trabalhista visa resguardar direitos do empregado, podendo obter uma solução do litígio de forma mais rápida que a habitual.
· 
Sabendo-se da dificuldade de algumas provas para o empregado, a conciliação trabalhista visa resguardar muito pouco dos direitos desrespeitados pelo empregador. A conciliação é só mais um espaço de resolução de impasses trabalhistas, não um melhor espaço.
· 
Feita a conciliação trabalhista, caso o empregador descumpra o acordo, não há nada a ser feito quanto ao valor devido. Não será possível cobrar do empregador o acordo.
Nas duas últimas décadas, por todas as mídias (livros, revistas, TV) temos tido a informação de que a internet transformou nosso cotidiano, não só pessoal como profissional. No mundo dos negócios, em especial, a internet está reformulando a forma como as empresas capacitam e desenvolvem seus talentos. O recurso “nuvem de aprendizado pessoal” possibilita ao colaborador o acesso a documentos a qualquer hora e lugar, por disposto móvel com acesso à internet. Têm-se, aqui, novas formas de aprendizagem e de troca de informações.
Assinale a alternativa correta:
· As novas formas de aprendizado pessoal dificilmente influenciarão o ambiente organizacional, especialmente agora, devido à rigidez das estruturas e dos profissionais de recursos humanos, logo, não favorecerão os objetivos e as metas propostas pela organização.
· 
As novas formas de aprendizado pessoal não são buscadas pelos profissionais nacionais, pois a nossa mão de obra é tradicional em seu desenvolvimento, mesmo a mais jovem. Além disso, é difícil perceber diferenças na estrutura organizacional; a gestão não apresenta claramente os objetivos organizacionais, independentemente do porte da empresa.
· 
As novas formas de aprendizado pessoal dificilmente são acessíveis a boa parte da população que trabalha no Brasil, independentemente da idade, escolaridade e experiência. As empresas educacionais não chegam a atingir as expectativas individuais e organizacionais.
· 
As novas formas de aprendizado pessoal e, por consequência, o aprendizado organizacional que emerge no ambiente de trabalho traduzem o quanto os profissionais estão comprometidos com os objetivos e as metas propostas pelo contexto, bem como são empoderados por essa mesma estrutura.
· 
As novas formas de aprendizado pessoal são favoráveis ao profissional em sua carreira, mas só quando se observa o mercado de trabalho. Já é difícil perceber diferenças na estrutura organizacional, a gestão não apresenta claramente os objetivos organizacionais, independentemente do porte da empresa.
O conflito é da natureza humana; onde houver qualquer divergência de opinião, haverá a contenda, ocorrerá o conflito. A maturidade na resolução de tais conflitos é o especial das pessoas, retrata a heterogeneidade inerente ao contexto organizacional. Nesse sentido, percebe-se que nem sempre a situação é negativa; ela pode sim promover aprendizado e desenvolvimento quando bem administrada. É positivo quando as pessoas criam técnicas e estratégias na resolução das situações-problema (inovação e criatividade).
ESPOSITO, V. Objetivo do líder em administrar os conflitos. Administradores.com, abr. 2015. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/objetivo-do-lider-em-administrar-os-conflitos. Acesso em: 20 abr. 2020.
Com base em tal proposição, qual das alternativas é correta:
· Considerando-se as teorias sobre conflito, o ideal em uma organização é que não haja qualquer tipo de conflito, só sendo possível quando todos os profissionais emitem o mesmo entendimento sobre processos, metas ou resoluções. Fato facilmente gerenciável.
· 
A heterogeneidade, ou seja, a falta de uniformidade do quadro de pessoal possibilita, por vezes, emergir novas posições e caminhos mais produtivos na resolução das questões organizacionais. Fato que ocorre especialmente quando bem administrado pelo gestor.
· 
Quando se usa o constrangimento ou a violência moral no trato com os profissionais na organização, torna-se tranquila a resolução dos conflitos, de forma a forçar o parecer de todos e a benevolência das partes, não requerendo dos gestores uma prática contemporânea do ambiente de trabalho.
· 
A falta de uniformidade promove comunicação equivocada ou pouco cuidada, mas como se sabe, não promove conflitos. É natural que os profissionais emitam colocações contraditórias, mas todos sabemos tranquilamente seguir os objetivos organizacionais como um todo.
· 
Os valores e a percepção dos indivíduos podem ser um gerador de conflitos nas organizações, já a uniformidade promove comunicação simples e homogênea. Assim, é natural que os profissionais emitam colocações contraditórias, mas todos sabemos tranquilamente seguir os objetivos organizacionais como um todo.
Quanto à negociação, todos devem ter em mente que se trata de um processo de escolhas, que viabilizam ou não o êxito. Os negociadores ou as partes na busca dos melhores resultados traçam os melhores passos, as melhores estratégias de comunicação, de envolvimento. Existem etapas e práticas que funcionam de forma consistente em qualquer negociação. Reflita e aponte quais das afirmativas complementam o entendimento.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Política não é a arte do compromisso e a negociação é evitável. Negociação e articulação fazem parte do jogo político.
II. O foco principal da política está no exercício da cidadania, podendo ocorrer de forma mais ou menos consciente, o que permite qualificar a ação política como muito ou pouco ética. Ao fim, estabelece-se a política como chamamento para a atividade consciente e ativa, objetivando fazer cidadãos participativos.
 
III. Entender e se apoderar dos mecanismos políticos e institucionais do país não são práticas importantes, e usá-los a nosso favor não deveria ser visto como um dever, mas um direito.
IV. Agir politicamente não se restringe ao voto ou a participar de estruturas partidárias e governamentais. Fazer política é buscar compreender os problemas que nos afetam direta e indiretamente, seja no âmbito pessoal, coletivo ou institucional; é encontrar e aplicar soluções, posicionar-se e atuar.
FREIRE, R. B. Participação política como exercício de cidadania. 2006. 176 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-01112007-154422/publico/TESE_ROBERTO_BARROS_FREIRE.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.
 
Está correto o que se afirma em:
· 
II, apenas.
· 
II e IV, apenas.
· 
I e III, apenas.
· 
I, apenas.
· 
I e IV, apenas.
Leia o excerto a seguir:
“Para as negociações não existem receitas prontas. Cada situação é diferente e exige uma abordagem adaptativa.” Associando-se a colocação do autor aos seus conhecimentos acadêmicos e experiência profissional, analise as propostas organizacionais relacionadas abaixo e aponte quais seriam os tipos de conflitos que possivelmente emergiriam de tais situações.
DAYCHOUM, M. Negociação: conceitos e técnicas. Rio de Janeiro: Brasport Ebook, 2016. p. 107.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Empresa tradicional que culturalmente desenvolve seu planejamento, visando à sobrevivência e ao retorno do valor investido; busca, neste ano, uma transformação cultural massiva que favoreça crescimento exponencial e novos produtos e serviços, bem como reformular sua apresentação para o público interno e externo.
II. Empresa de grande porte, bem estabelecida com as tecnologias e os métodos consolidados, repassa suas práticas aos funcionários linearmente. Neste ano, dará um “salto” na reformulação de sua cultura tradicional para uma cultura de aprendizagem contínua. Os gestores deverão apresentar uma visão holística no trato com sua equipe.
III. Numa empresa administrada pela família, em que toda e qualquerdecisão requer chancela do patrono. Neste ano, inovará, agilizará todas as ações e os procedimentos, bem como solicitará que as equipes sejam colaborativas, focando o cliente. A mentalidade terá que ser outra, e as lideranças serão as responsáveis pela mudança.
IV. Cultura organizacional é a imagem do conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de seus colaboradores; uma organização que quer reformular sua cultura implementando transformação e inovação nos negócios; gestão das mudanças não só nos processos como na eficiência e excelência no desempenho do colaborador.
 
Assinale a alternativa correta:
· 
As ações discutidas nas propostas organizacionais possivelmente promoveriam conflitos interindividuais, exclusivamente.
· 
As ações discutidas nas propostas organizacionais possivelmente promoveriam conflitos interindividuais, intergrupais e interdepartamentais.
· 
As ações discutidas nas propostas organizacionais possivelmente promoveriam conflitos interindividuais, de capital-trabalho e políticos.
· 
As ações discutidas nas propostas organizacionais possivelmente promoveriam conflitos interindividuais, intergrupais, interdepartamentais, interorganizacionais e políticos.
· 
As ações discutidas nas propostas organizacionais possivelmente promoveriam conflitos: interindividuais e de interesses, exclusivamente.
A aprendizagem humana relaciona-se com a educação e com o desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, aprender a negociar é possível, e se devidamente orientado, o êxito ocorrerá, e a motivação do indivíduo, com certeza, deverá favorecê-lo.
Foquemos, aqui, o esforço e o interesse de cada um. Os negociadores não conseguirão fazer um bom acordo se deixarem o outro lado desatendido. Com base no texto, refletia e aponte, das colocações abaixo, qual está correta e apresenta maior relação com a formação do negociador.
Assinale a alternativa correta:
· 
Diego Faleck, mediador empresarial, já presenciou muitas situações de conflito, nas quais teve que encontrar soluções satisfatórias pelo menos a um dos lados. Comumente, não vê necessidade de satisfazer todas as partes, pois um bom articulador consegue argumentar, tratar das situações e atingir os objetivos pelos quais se interessa.
· 
Se você é uma pessoa competidora, obviamente quer sempre ganhar e ter vantagens, mas se você é uma pessoa mais cordata, quer fazer o acordo a qualquer custo, às vezes nem sempre o melhor. As características intrapessoais somadas à assertividade e à empatia favorecem a todos nesse contexto. O negociador é o que equilibra todos esses itens.
· 
O mercado profissional é restrito e conhecido por todos, então, diante de uma reputação de negociador truculento, antiético e que joga pesado, as pessoas rapidamente se armam, tornando impossível sua evolução para um desempenho mais produtivo.
· 
O preparo para a ação de negociar é muito complexo e requer a busca de diversas informações num mundo globalizado, como identificar todas as culturas particulares.  Organizar apenas os tópicos de interesse, por si só, requer muito empenho, e juntamente às demandas de dia a dia da atividade laboral, torna-se inviável.
· 
Não é possível se tornar um bom negociador, não há treino que dê conta de tal evolução, além disso, a autopercepção é muito difícil, bem como equilibrar assertividade e empatia. Ou seja, de que maneira alguém que é muito assertivo consegue vencer essa característica pessoal e se educar a ouvir mais os demais. Ou até se uma pessoa é muito empática, como ser assertiva.

Continue navegando