Buscar

Atividade de Pesquisa- Geise Mara Siqueira Pereira Terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO ESCOLAR
Aluno (a): Geise Mara Siqueira Pereira Terra
Data: 26/02/2022
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1 - Com base no texto estabeleça um paralelo entre gestão numa concepção técnico-científica e a gestão numa concepção sociocrítica.
Na concepção técnico científica, também conhecida como escola empresa, regida ao modelo da gestão de qualidade total. Impera nesta escola a hierarquização de cargos e funções e a normatização de forma rígida, objetivando racionalizar o trabalho buscar constantemente a eficiência escolar em paralelo a concepção sócio crítica, a organização escolar é concebida como espaço de interações sociais, por isso, político, com intencionalidade, direcionada a participação da comunidade escolar, considerando o contexto sociocultural e político. O processo de tomada de decisões e a forma de gestão ocorrem democraticamente, envolvendo práticas cooperativas na concretização de objetivos comuns da coletividade. o poder, a autoridade e as relações definidas nos cargos e funções existem, porém acontece nas interações e decisões na horizontalidade.
2 - A partir do paralelo entre as concepções de gestão, por você estabelecido, analise-as criticamente, abrangendo suas características.
· Características da gestão técnico científica. Prescrição detalhada das funções e tarefas, acentuando se a de visão técnica do trabalho escolar. Poder centralizado no diretor, destacando-se as relações de subordinação em que uns têm mais autoridade do que outros. Ênfase na administração regulada, rígido sistema de normas, de regras e de procedimentos burocráticos de controle das atividades às vezes descuidando se dos objetivos específicos da instituição escolar. Formas de comunicação verticalizadas ou seja de cima para baixo baseadas mais em normas e regras do que em consensos. Maior ênfase nas tarefas do que nas interações pessoais.
· Características da concepção sócio crítica. Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola pela equipe escolar. Articulação entre a atividade de direção e a iniciativa e participação das pessoas da escola, e das que se relacionam com ela. Alto nível de qualificação e competência dos profissionais, busca e objetividade no trato de questões de organização e gestão, mediante coleta de informações reais, sem prejuízo da consideração dos significados subjetivos e culturais. Acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica diagnóstica, acompanhamento dos trabalhos reorientação de rumos e ações e tomadas de decisões ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações interpessoais.
3 - A partir do texto da aula, explique o seu entendimento sobre as duas dimensões do perfil do gestor: a técnica e a política.
A técnica: o gestor deve ter o conhecimento dos fundamentos da Educação e da Pedagogia , suas características e relevâncias, deve ter uma base docente e dos processos de gestão de uma organização em nível micro e macro, deve saber gerir de forma eficiente. Aplicar os princípios e as técnicas da área para criar uma estratégia e melhorar os processos dentro da instituição, oferecendo aperfeiçoamento constante em todos os setores.
Política: o gestor deve ter sensibilidade para perceber e antever todos os movimentos da realidade, deve preparar o indivíduo para viver em sociedade, deve também ter uma visão de mundo e, portanto, escolher por uma política que privilegie um determinado conjunto de saberes, que necessariamente expressa um determinado conjunto de crenças e valores.
4 - Eleja três características para ser um bom líder, argumentando uma a uma.
Ter honestidade e integridade- Os grandes líderes demonstram integridade em todos os momentos, seja dando crédito pelas realizações, colocando a qualidade e segurança em primeiro lugar, seja reconhecendo os erros. Afinal, eles fazem sempre o que é certo, mesmo que essa decisão não seja a melhor para o projeto atual.
Ser Comprometido- Um líder comprometido se mune das informações corretas para compreender a realidade como ela é e não como gostaria que fosse. Dessa forma, ele se torna capaz de conduzir um plano de ação viável e consistente. Líderes comprometidos são éticos e íntegros e, portanto, confiáveis.
Saber se comunicar bem- Os líderes devem instruir, motivar e disciplinar as pessoas de quem são responsáveis. Eles não podem fazer nada disso se não forem bons comunicadores. E não é só isso, a comunicação ruim pode levar a péssimos resultados.
5 - Quais as competências necessárias a um gestor escolar?
O gestor escolar deve exercer empatia, o diálogo a cooperação e a resolução de conflitos, deve ser proativo, trabalhar em equipe, ser resiliente e estar disposto a aprender. Um gestor escolar deve ser envolvido com o princípio democrático e com a aprendizagem dos alunos e deve desenvolver em sua prática a capacidade de interação e comunicação com os pares, alunos e pais. participar ativamente dos grupos de trabalho ou discussões na escola e fora dela, objetivando acompanhar a política educacional.
6 - Com base no texto, redija uma síntese, formulando um passo a passo para a construção de um projeto para uma escola.
· Envolva toda a comunidade escolar na construção do PPP
· Utilize linguagem simples
· Faça uma análise realista
· Sonhe, a partir da visão da realidade, pensando onde se pretende chegar
· Respeite as diretrizes legais
· Elabore um projeto político pedagógico concreto
· Defina prioridades
· Disponibilize o documento
· Reavalie constantemente. Mantenha as iniciativas que geraram resultados positivos e busque novas soluções para pontos que precisem de melhorias .
7 - A escola conhecida pelo senso comum tem direcionamento para o pedagógico, contudo se afirma: concepção política e pedagógica para a escola. Justifique, então, o porquê da afirmação de concepção política e pedagógica.
É o conjunto dessas duas concepções , bem como os meios para concretizá-las que dão forma e vida ao chamado projeto político- pedagógico. A concepção é política por considerar a escola como espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente má sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. E também é uma concepção pedagógica porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
8 - Relacione três ou mais formas de organização da escola, entendendo-as como prática educativa, elegendo para elas uma perspectiva de uma educação progressista.
A recepção na escola a forma como a criança ou adolescente é recebido (a) na escola, de maneira agradável, com alegria, proporcionando o sentir-se acolhido, bem recebido. Isso deve ocorrer todos os dias, pois além dessa prática educativa carregadas de valores, há que se considerar a predisposição a aprendizagem pelo importar-se com ele (o aluno).
Os encontros pedagógicos, sob a supervisão da direção ou da coordenação, constituem-se em espaços de participação, reflexão e crescimento pessoal e profissional de todos.
A organização da escola pode propiciar um ambiente no qual seja estimulada a comunicação, a cooperação, o compartilhar.
9 - Registre o seu entendimento de Planejamento Participativo.
É a busca de uma visão múltipla, integrada e sustentável de desenvolvimento que permite coordenar ideais, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas. Não existe um modelo para isso. De acordo com as características próprias de cada coletivo, encontrar-se-á o mais adequado. Em todo caso, deve contribuir para maior eficácia, clareza e profundidade no que se faz. O planejamentoparticipativo tem como objetivo estruturar ações de foco pedagógico que levem em conta a multiplicidade dos diversos pontos de vista.
10 - Planejamento e Avaliação: ferramentas indispensáveis para uma boa gestão educacional. Justifique.
A gestão educacional envolve todos os processos de uma instituição escolar . Desde o setor administrativo até o pedagógico, cabendo aos gestores otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição. O planejamento é indispensável para a gestão de tempo, de materiais, de pessoas e de espaço, porque, ao colocar no papel tudo o que a escola realizará ao longo do ano, é possível ter uma ideia do cenário e alocar os recursos de acordo com as necessidades dos períodos do ano. Através da avaliação é possível identificar os pontos que podem ser melhorados e os que estão de acordo com o esperado. A partir desses dados quantitativos e qualitativos, é possível tomar decisões com base na realidade de cada escola e desenvolver estratégias que possibilitem a melhoria contínua.
Atividade de Pesquisa : GESTÃO ESCOLAR

Outros materiais