Buscar

AD1_-_Liderança_e_Desenvolvimento_de_Equipes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância 1
(Peso 10% de 0 a 10)
Disciplina/Unidade de Aprendizagem:LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES 
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professora: Maria Loreni Rosso
Nome do aluno: Gleizy Veronica Garcia Borges
Data: 19/08/2019
Orientações:
1. Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
1. Entregue a atividade no prazo estipulado.
1. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Espaço UNISUL Virtual de Aprendizagem (EVA).
 Esta Avaliação a Distância 1 está estruturada em duas questões e contempla assuntos estudados na Unidade de Aprendizagem.
 A primeira questão contempla a participação em um Fórum Avaliativo objetivando a auto apresentação e integração; A segunda trata-se de uma produção textual, resultante de Pesquisa Bibliográfica, respondendoàs perguntas solicitadas.
 Questão 1: Participação no Fórum Avaliativo de Auto apresentação e Integração.
 Esta questão refere-se a sua participação no Fórum Avaliativo. A mesma deverá ser realizada conforme descrição dos passos a seguir: 
 Inicialmente vá até a ferramenta “Perfil”, coloque sua foto (caso já tenhas postado, parabéns); preencha seus dados pessoais e profissionais, retorne a Ferramenta FÓRUM e elabore um texto, de no mínimo oito linhas e no máximo quinze para apresentar-se aos seus colegas de turma, professora, tutora e equipe da UV. Para isso, elabore uma descrição (em forma de texto corrido), salientando em qual Curso está matriculado(a), o porquê da escolha desse curso; qual a sua pretensão em relação à área de graduação escolhida, qual a sua atividade profissional hoje, salientando a Instituição/Empresa que trabalha (opcional), o cargo/função e atividades que desempenha.  Caso não estejas desempenhando nenhuma atividade profissional nomomento, ou se não desempenhou, faça um texto relacionado aos demais itens solicitados acima, salientando pretensão futuras em relação ao desempenho profissional, na sua área de graduação. (Peso – 0 a 2,0).
Me chamo Gleizy Veronica Garcia Borges, resido em Sumaré - SP e sou natural de Campinas - SP. Estou matriculada no curso de Ciências Aeronáuticas e escolhi esse curso para incrementar meus os conhecimentos na área da aviação. Iniciei meus estudos na área da aviação em 2010 quando fiz o curso de Comissária de Voo e logo após o término desse curso ingressei no de Piloto Privado, pois após conversar com diversos pilotos percebi que me identificava mais com a parte de pilotagem de aeronaves. Atualmente estou nas horas de IFR do curso de Piloto Comercial e estudando para a avaliação do ICAO. Em 2017 fiz um sonhado intercâmbio para Londres para aperfeiçoar meus conhecimentos com o inglês. No momento não estou trabalhando, mas continuo em busca de uma oportunidade na aviação como Comissária de Voo ou Agente de Aeroporto até que eu esteja efetivamente preparada para atuar como piloto em uma cia aérea. 
 Questão 2 – Estudo Dirigido
Realizar uma Pesquisa Bibliográfica, em fontes confiáveis recentes, e elaborar umtexto de no mínimo vinte linhas e no máximo trinta e cinco, respondendo as questões abaixo, apresentando citações de autores nas respostas solicitadas. As citações devem estar de acordo com as normas da ABNT (consultar Livro de Trabalho Acadêmicos da Unisul – Midiateca) e as Referências Bibliográficas utilizadas devem aparecer no final do texto.
A redação do texto deve apresentar clareza de ideias e informações, coerência, extrapolação das ideias propostas pelos autores, estabelecendo relações entre o conteúdo estudado e a prática concreta do assunto referido, ou seja, deverá haver uma vinculação entre teoria e prática demonstrado através da contextualização do assunto estudado.
1 – Qual a importância da Liderança no ambiente organizacional? Justifique sua resposta e apresente citação de autor (es), que confirme o seu parecer.
2 - Que características devem predominar em uma pessoa que desempenha cargo de Liderança em uma organização de trabalho, na atualidade? Justifique sua resposta e apresente citação de autor (es), que confirme o seu parecer.
3 –Como é possível desenvolver lideranças nas organizações de trabalho na contemporaneidade? Justifique sua resposta e apresente citação de autor (es), que confirme o seu parecer.
Importante: O texto deverá ser elaborado nas Normas da ABNT, e no final apresentar as Referências Bibliográficas utilizadas, também dentro das Normas da ABNT. Para isso, consultar o Livro de Trabalhos Acadêmicos da Unisul que se encontra na Midiateca. (Peso – 0 a 8,0).
O papel da liderança no ambiente organizacional é de cativar os colaboradores e incentivá-los a manter constantemente os resultados pretendidos dentro da organização atingidos.
 A liderança é um processo através do qual um membro de um grupo ou organização influencia a interpretação dos eventos pelos restantes membros, a escolha dos objetivos e estratégias, a organização das atividades de trabalho, a motivação das pessoas para alcançar os objetivos, a manutenção das relações de cooperação, o desenvolvimento das competências e confiança pelos membros, e a obtenção de apoio e cooperação de pessoas exteriores ao grupo ou organização. (YUKL, 1998, p. 05)
Para exercer a liderança é necessário que seja audacioso, dedicado, pro ativo, tenha alta capacidade de ser flexível e de se adaptar facilmente a novos ambientes e situações, pois essa é uma tarefa extremamente dinâmica e muda o tempo todo de acordo com novos processos de tecnologias, o trabalho com diferentes tipos de pessoas, diferentes áreas de atuação e assim por diante. Esse profissional tem que estar apto para incentivar os membros da equipe, manter o bom relacionamento entre eles, dar a oportunidade do desenvolvimento de novas idéias aos colaboradores e promover a inovação entre eles. Os membros da equipe precisam ter sempre um bom relacionamento para que sejam realizados os progressos necessários dentro da sua área de desenvolvimento e de suas capacidades próprias. 
 O Papel dos líderes é criar um ambiente em que as pessoas se sintam livres para experimentar, exprimir-se com franqueza, tentar novas coisas. Ainda mais importante, o seu papel é o de (…) construir o espaço, remover obstáculos e permitir que os empregados façam o seu trabalho. Um dos objetivos primordiais dos líderes deveria ser o de libertar os talentos de cada pessoa para benefício delas próprias e da empresa como um todo. (HARRIS, 2001, p. 394)
É possível desenvolver a liderança nas organizações de trabalho na contemporaneidade quando o líder está apto a desenvolver sua atuação no campo de forma distinta, pois cada pessoa é única e os colaboradores devem ser tratados de formas distintas para se obter um mesmo resultado. Cada liderado possui pontos fortes e fracos que o líder precisa reconhecer e em cima disso, alocá-los em posições que irão ter um melhor desempenho, mas ao mesmo tempo ajudando-os a melhorarem seus pontos fracos. 
 Mais do que cuidar da equipe, um gestor bem sucedido deve personalizar o jeito de delegar tarefas e cobrar resultados.  Conhecer e reconhecer a individualidade das pessoas é o ponto de partida para uma liderança eficaz. Primeiro, é preciso avaliar o perfil dos funcionários e, de acordo com essa avaliação, desenvolver uma abordagem de liderança para cada perfil, definindo as ações adequadas para cada um. (CASTRO, 2014, p 01)
Liderança em contexto organizacional. 2015. Disponível em:
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/liderana-em-contexto-organizacional/
Liderança na Contemporaneidade. 01/05/2014. Disponível em:
https://brazil.businesschief.com/l%C3%ADderesempresariais/463/Lideranccedila-na-contemporaneidade

Continue navegando