Buscar

Atividade 03 - Bases Quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com Ramos et al. (2011), o uso de combustíveis fósseis aumentou consideravelmente nas últimas décadas, mas estudos realizados indicam que as principais reservas de petróleo do planeta deverão se esgotar em cerca de 100 anos. Além do eventual esgotamento das reservas e seus reflexos na economia, também é preciso considerar os aspectos ambientais. Nesse sentido, o uso de combustíveis derivados da biomassa tem sido apontado como uma alternativa capaz de minimizar os problemas. Consequentemente, programas incentivando a produção e o uso de biocombustíveis têm sido implementados em vários países nas últimas décadas. 
RAMOS, L. P. et al. Tecnologias de produção de biodiesel. Revista Virtual de Química, [s. l.], v. 3, n. 5, p. 385-405, 2011. Disponível em: https://sistemas.eel.usp.br/docentes/arquivos/1285870/52/Tecnologiasdeproducaodebiodiesel.pdf. Acesso em: 7 dez. 2020.
Entre as principais fontes de triacilgliceróis para a produção do biodiesel estão os óleos vegetais, as gorduras animais e os óleos residuais, como os oriundos da fritura de alimentos. Por advirem de fontes renováveis e serem menos poluentes, são ecologicamente corretos. Batista et al. (2013) complementam que pesquisadores vêm utilizando materiais reaproveitados para produzir biodiesel, possibilitando maior aproveitamento e reciclagem dos produtos que seriam inicialmente descartados. Ademais, estão sendo investigados produtos derivados de fontes renováveis para a produção de biodiesel utilizando itens regionais, como o pequi e o buriti.
BATISTA, A. C. F. et al. Caracterização físico-química do biodiesel de pequi (Caryocar brasiliensis). Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 23-26, 2013. Disponível em: https://seer.tupa.unesp.br/index.php/BIOENG/article/view/153. Acesso em: 7 dez. 2020.
Nesse sentido, considerando as informações dispostas e nossos estudos a respeito da temática, disserte sobre a produção de biocombustíveis no Brasil, enfatizando diferentes fontes, métodos, reações, processos e equipamentos, verificando os benefícios e desafios relacionados ao processo
R: Os dois principais biocombustíveis no Brasil são o biodiesel e o etanol. O biodiesel pode ser produzido a partir de oleaginosas (entre elas a mamona, o algodão, o amendoim, o dendê, o girassol e a soja), além de matérias-primas alternativas (como gordura animal, óleos de frituras e gorduras residuais). Já o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar, porém pesquisas vêm sendo realizadas para que o milho também sirva de matéria-prima para sua produção.
A maior experiência com o biodiesel, no Brasil, foi no estado do Piauí, na região Nordeste, por meio do cultivo da mamona. No município de Canto do Buriti está instalada a maior usina de produção de biodiesel: a Usina de Floriano. Ela tem capacidade de produzir sete milhões de litros por ano. Entretanto, a mamona não se adaptou muito bem à região, em função de suas condições edafoclimáticas. Assim, a principal matéria-prima do biodiesel está sendo a soja, proveniente da região Centro-Oeste.
O país adotou uma política paulatina da adição de biodiesel ao diesel comum, como meio de inserção do produto no mercado, conforme a Lei 11.097/2005. Dessa maneira, ficou estabelecido um incremento obrigatório do biodiesel ao diesel de 2%, de 2005 a 2012; e de 5%, a partir de 2013.
Já o etanol tornou-se uma realidade no Brasil, a partir de 1970, quando teve início o programa chamado de Proálcool. Em meio à crise do petróleo mundial, o etanol foi a alternativa econômica encontrada como combustível. O Proálcool foi o principal programa de incentivo à produção de etanol no país.
Atualmente, o país produz aproximadamente dez bilhões de litros por ano. A produção de cana-de-açúcar no país cresceu muito e a instalação de usinas sucroalcooleiras deu um salto quantitativo enorme. Os estados que mais produzem cana-de-açúcar no país são, respectivamente, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Existem, aproximadamente, 400 usinas instaladas no país.É importante salientar que nos últimos dez anos a quantidade de carros “flex” fabricados no país saiu de zero para quase três milhões. Hoje, representam pouco mais de 90% carros fabricados no país.

Continue navegando