Buscar

a1 programa integraçao saude comunidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modelo para entrega da avaliação da Unidade 1.
Nome: ASHMYR SALIME DIEB PAULO
Curso: NUTRIÇÃO
	Qual cenário você explorou?
	HOSPITAL
	Quais os principais problemas encontrados?
	Manuseio inadequado do lixo hospitalar, falta de utilização dos produtos para higiene das mãos, dificuldade na separação do lixo e destinação correta do mesmo, falta de colaboração no cumprimento dos protocolos de segurança, falta de palestras sobre questões ligadas ao bem estar, alimentação, higiene, etc. 
	Qual desses problemas você considera mais relevante? Justifique.
	Os itens relacionados a higiene, porque se relacionam diretamente a contaminação, não só dos funcionários, mas também dos pacientes. É de extrema importância a conscientização e realização dos protocolos de higiene, como uso de EPIs, utilização de álcool em gel a todo momento, etc. 
	Elabore um texto (referencial teórico) sobre o problema indicado no item acima.
	Ao buscar por “contaminação por higiene inadequada em hospitais” no Google, os primeiros resultados são manuais da Anvisa e do Ministério da Saúde. 
O da ANVISA (Agência Reguladora de Vigilância Sanitária) é “SEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR”, que fala sobre os aspectos da segurança no ambiente hospitalar, atitudes que devem ser tomadas para o gerenciamento da segurança, aspectos legais, segurança em outros países, orientações gerais, planos de emergência em casos de problemas, controles de vetores, processos de esterilização, documentações necessárias dos equipamentos médicos, entre outros. 
Já o do Ministério da Saúde é “HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS”, que fala sobre a perspectiva histórica, prevenção das infecções, os aspectos microbiológicos da pele, evidências da transmissão de patógenos por meio das mãos, controle da disseminação de microrganismos multirresistentes, produtos utilizados na higienização das mãos, equipamentos e insumos necessários para a higienização das mãos, efeitos adversos causados por alguns dos produtos utilizados, métodos e estratégias para promover a adesão Às praticas de higienização da mão, estratégia da OMS para higienização das mãos visando a segurança do paciente em serviços de saúde e o impactos da promoção e melhoria da adesão Às praticas de higienização das mãos nas infecções relacionadas à assistência à saúde.
Esses dois manuais são extremamente esclarecedores e mostram de forma completa os motivos pelos quais devemos seguir a risca os protocolos implantados nos hospitais. 
Além desses, é muito fácil encontrar milhares de outras fontes de informações 
Bibliografia:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_servicos_saude_higienizacao_maos.pdf
https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/seguranca_hosp.pdf

Continue navegando