Buscar

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2 - RELIGIÃO E AÇÃO COMINUTÁRIA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2-RELIGIÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA
1)"O povo deve ser engajado num processo de engenharia social e a religião, metamorfoseada quantas vezes forem necessárias para ajudar nesse processo. O revolucionário não busca a verdade, pois não crê em sua existência. Uma vez que o marxismo viu que não conseguiria destruir a Igreja de fora (Revolução Russa, Gulags, Guerra Civil Espanhola) partiu para uma nova tática: infiltrar-se na Igreja, através da Teologia da Libertação, que se constituiu num projeto de engenharia social que, a partir da própria Igreja, busca fazer com que a Igreja mude a sua própria natureza, tornando-se uma força para ajudar a concretizar a revolução social.A tentativa: fazer com que o cristianismo deixe de ser visto como é, um acontecimento e passe a ser visto como uma realidade mental".
A Teologia da Libertação e sua influência na Igreja. Padrepauloricardo.org. Disponível em: https://padrepauloricardo.org/aulas/teologia-da-libertacao-e-sua-influencia-na-igreja. Acesso em: 30 ago. 2020.
 O texto é uma crítica à Teologia da Libertação como "Teologia". Quanto aos precursores dessa teologia, podemos afirmar que:
 I. São teólogos latino-americanos, preocupados com a questão social e política de injustiça social, que entenderam ser necessária uma intervenção do pensamento religioso e da ação da igreja para reverter os processos de opressão de ricos sobre pobres.
II. São pensadores da Teologia, envolvidos no trabalho e na ação social religiosa, que elaboraram ideias sobre a necessidade da igreja estar envolvida com a restauração social, com o resgate da vida, com base no testemunho de Jesus.
III. São teólogos de base comunista, envolvidos na ação social para a instauração de movimentos de inversão do poder político e econômico. Muitos deles, devido à sua postura radical, foram expulsos de suas denominações e impedidos de continuar a carreira pastoral.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Alternativas:
· a)III, apenas.
· b)Todas as afirmativas estão corretas.
· c)I e II, apenas. CORRETA
· d)II e III, apenas.
· e)I, apenas.
2)A Secretaria de Segurança Pública juntamente com a Vara da Infância e Juventude de sua cidade tem sido solicitada para resolver um problema no bairro em que se encontra a igreja onde você congrega. Com o fechamento da única creche municipal do bairro, por motivos de instabilidade na construção, uma senhora já de meia idade, dispôs-se a cuidar de algumas crianças enquanto as mães que trabalham estão fora de casa. Contudo, sabendo do voluntariado da tal senhora, têm aumentado em muito o número de crianças por ela acolhidas, resultando em lotação da casa, sem falar na falta de pessoas para auxiliar no cuidado com as crianças.
O trabalho da senhora, apesar de não resultar qualquer ganho financeiro, pode ser enquadrado como em desacordo com as normas mínimas de habitação para crianças, com insuficiência de espaço, banheiros e mesmo como irresponsabilidade.
O assistente do secretário de segurança, sabendo da sua liderança comunitária ativa no bairro, procurou-o a fim de encontrar ajuda na solução do caso, enquanto a prefeitura municipal estuda a reforma e reabertura da creche.
 Pensando na junção da sua atuação religiosa como teólogo também ator social, lembrando do envolvimento de diversos teólogos da história em seus contextos sociais, quais propostas você poderia oferecer?
 
I. Promover uma reunião no bairro com as mães das crianças e outros voluntários que possam auxiliar no cuidado das crianças.
II. Verificar a possibilidade de oferecer o espaço da igreja (sua ou outra) do bairro para acolher as crianças durante a semana, bem como os voluntários no cuidado com elas.
III. Elaborar reuniões com os pais e outros para discussão de propostas e mobilização junto à Prefeitura para exigir a reforma da creche em estado emergencial, devido à situação em que se encontram as crianças e as dificuldades das famílias.
IV. Dispor de trabalhos de evangelização junto às famílias, ressaltando a importância de as mães permanecerem em casa para o cuidados dos filhos menores, dispensando a necessidade da creche e de outros espaços de acolhimento.
V. Dispor-se como representante do grupo de mães e famílias das crianças como interlocutor junto à Prefeitura, levando as solicitações e trazendo as respostas do poder público para as famílias.
VI. Buscar conceder o espaço da igreja para acolher as crianças, com a condição de que também recebam orientação religiosa e doutrinária  no local.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Alternativas:
· a) IV e VI, apenas.
· b) I, II, V, apenas.
· c) I, II, III, IV e V.
· d) I, II, III e V, apenas. CORRETA
· e) I, IV e VI, apenas.
3)"No contexto latino-americano, em aproximadamente cinco séculos, a evangelização conviveu com massas de pessoas exploradas como os índios e os escravos. Da mesma forma, a dependência dos povos latino-americanos de um sistema neo-liberal atual, orientado pelo predomínio econômico, é algo real que ameaça sobretudo as conquistas sociais, as culturas menores, as iniciativas solidárias. A fé cristã, sobretudo diante de diversas inseguranças de uma democracia ainda frágil e do retorno de inúmeras posturas fundamentalistas ou relativistas presentes nos setores políticos, religiosos, educacionais, é convidada a repensar sua missão de defesa da vida. Nesse sentido, a Teologia da Libertação, na tentativa de unir fé e vida, não deve restringir a questão da libertação em seus aspectos puramente sociológicos ou demasiadamente escatológicos. O desafio é buscar uma ortopraxia respaldada pela ortodoxia da palavra libertação (GUTIÉRREZ, G.; MÜLLER, 2013). Por isso, é importante traçar uma justificativa da escolha da categoria libertação no cenário da teologia atual.
Nesse sentido, são iluminadoras as perguntas do teólogo Juan Luis Segundo (1983), que são apresentadas a seguir. Salvos de quê? Curas, multiplicações dos pães, o perdão inclusivo, são sinais muito claros de uma crítica que Jesus faz às pessoas e grupos que oprimem em nome de Deus (Mc 6, 34ss; Mt 21, 33. 43-46). Ainda que não termine no campo restritamente material, a libertação é prioritariamente material. Começa pelas situações nas quais as energias humanas são escassas. Jesus prefere as vítimas mais radicais da exploração e convoca o ser humano para participar do Reino de Deus".
FERREIRA, V. de P. Implicações pastorais da liberdade humana em Juan Luis Segundo. Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n. 43, p. 1064-1092, jul./set.2016. p. 1066-1067.
 
O texto, destaca a importância da Teologia na formação de uma nova religiosidade que atenderia às necessidades explícitas dos oprimidos.
Desta Teologia, foram grandes precursores na América Latina
Alternativas:
· a) Carlos Augusto Vailatti e Clodovis Boff.
· b) Gustavo Gutiérrez Merino e Juan Luis Segundo. CORRETA
· c) Ruy Cavalcante e Rene Padilla.
· d) Rubem Alves e Alexandre Brasil.
· e) Leonardo Boff e Augustus Nicodemus.
4)"O teólogo é um profissional se dedica ao estudo das religiões, seus rituais, doutrinas, dogmas e textos sagrados.
Utilizando conceitos de disciplinas como a Filosofia, Sociologia, Psicologia e História, o teólogo busca compreender as práticas religiosas e seus impactos sobre a vida dos indivíduos e da sociedade como um todo em diferentes contextos. O trabalho do teólogo não está necessariamente ligado a uma religião específica,  mas a formação teológica faz parte da preparação de sacerdotes, em muitos casos, como no catolicismo e protestantismo (evangélicos)".
Guia da Carreira. Cursos. Saiba o que faz um teólogo. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/o-que-faz-um-teologo/. Acesso em: 2 set. 2020.
 
Associe a coluna A e B, de acordo com as especifidades dos trabalhos do teólogo nas diferentes áreas de atuação.
 
	A
	B
	I. Estudar tradições religiosas, textos sagrados, fenômenos religiosos e impactos da religiosidade sobre os indivíduos e a sociedade, utilizando conceitosda Teologia.
 
II. Trabalhar em parceria com assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais para prestar assistência e aconselhamento a pessoas em situação de doenças ou vulnerabilidade.
 
III. Ensinar na educação básica (ensino fundamental e médio) ou superior. Embora o ensino religioso não seja obrigatório nas escolas brasileiras, muitas instituições públicas e privadas adotam a disciplina em seus currículos.
 
IV. Realizar celebrações religiosas, administrar a instituição religiosa a que pertence, estudar e ensinar os preceitos da doutrina que segue, aconselhar pessoas, incentivar a meditação e a contemplação e realizar ação social e comunitária em seu espaço.
 
	a. Teólogo pastor.
 
b. Teólogo pesquisador acadêmico.
 
c. Teólogo professor.
 
d. Teólogo agente social e comunitário.
Assinale a alternativa que contém a associação correta das colunas.
Alternativas:
· a) I - b; II - d; III - c; IV - a. CORRETA
· b) I - b; II - d; III - a; IV - c.
· c) I - d; II - b; III - c; IV - a.
· d) I - a; II - d; III - c; IV - b.
· e) I - c; II - d; III - b; IV - a.