Buscar

Atividade 3 - Criatividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No mundo globalizado no qual estamos inseridos, pode-se afirmar que é essencial a presença de talentos que possuam a capacidade de resolver problemas. Esses profissionais que conseguem desenvolver soluções inovadoras têm sido procurados pelas empresas como o “pote de ouro no fim do arco-íris”, dada a relevância que a questão possui. O grande desafio para solucionar esse dilema é que essa competência é rara e difícil de encontrar nos profissionais atualmente.
Diante do proposto, as metodologias Creative Problem-Solving (CPS) e Teoria da Solução Inventiva de Problemas (TRIZ) surgem como propostas para disseminar a cultura da resolução de problemas por meio de métodos bem instituídos e com resultados e aplicações eficazes.
Disserte sobre a importância do profissional capaz de resolver problemas nas empresas, inspirado pelas metodologias propostas, e explique cada um dos métodos. Indique quais são as premissas básicas nas quais os métodos são desenvolvidos e os passos tomados em busca de soluções criativas para os problemas do mundo moderno.
No mundo globalizado como profissionais, devemos nos aperfeiçoar a cada dia e buscarmos técnicas que nos auxiliem a sermos ainda mais competentes. A velocidade com que as mudanças acontecem exigem que sejamos cada vez mais flexíveis e aptos a lidar com os problemas que surgem no cotidiano. Com isso de forma rápida e constante precisamos desenvolver e adaptar nossos conhecimentos para que sejam atuais e capazes de serem eficaz na resolução de problemas. Algumas metodologias nos ajudam nisso, como a CPS (Creative Problem Solving) e a TRIZ (Teoria da solução inventiva de problemas).
CPS – É como uma forma de desenvolver meios para solucionar um problema de forma criativa, um processo que tem como objetivo destrinchar os problemas em etapas para que sejam entendidos, através de insights que geram possíveis soluções, após avaliação das soluções mais eficaz é possível colocar em pratica. O CPS conta com duas premissas, que são elas: todos somos potencialmente criativos e as habilidades de desenvolvimento de soluções criativas devem sempre ser melhoradas e aprendidas. O CPS possui alguns princípios importantes, como: 1 - Equilíbrio entre o pensamento comum e o contrário, o ponto principal é sempre dosar. 2 – É importante serem levantadas questões com múltiplas possibilidades de respostas e essas respostas disponibilizarem outras, para que seja evitada respostas obvias. 3 – Ser livre de qualquer julgamento. 4 – Focar sempre no sim, pois permite a expansão de ideias.
O CPS para ser executado pode ser separado em 6 etapas. 
Confusão (buscar o real objetivo); Apuração dos fatos (entender a profundidade); Localização dos problemas (identificar qual é o problema e o que precisa ser focado); Busca de ideias (desenvolver todas as possibilidades); Localização da solução (fortalecer a solução escolhida); Busca da aceitação (com a solução viável, desenvolver um plano de ação para concretizar a solução).
TRIZ – com foco claro em resolução de problemas, a metodologia desenvolve uma teoria capaz de definir padrões de maneira geral para produzir soluções inovadoras. Os passos para desenvolvimento da metodologia TRIZ são, definir uma contradição (encontrar o motivo do problema), avaliar o objetivo do estudo (quais os recursos disponíveis), planejar os resultados (definir o que se espera) e desenvolver as ideias (gerar os insights). Seus princípios são quarenta e buscam através de um problema especifico sob uma ótima genérica ter uma solução e a partir dai desenvolver uma solução especifica.

Outros materiais