Buscar

Atividade Contextualizada de Fundamentos da Contabilidade Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PUBLICA
Faculdade: Uninassau
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Fundamentos da Contabilidade Publica
Professor: Fernando Salvino da Silva
Aluno (a): Silvania Maria da Silva Naves
Matrícula: 01336913
A Lei 4.320/64, regue o setor público como um todo, sendo fundamental para o estudo da contabilidade pública, mesmo que alguns de seus dispositivos, não possuem aplicabilidade. Com a Lei complementar n. 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal, trouxe novos entendimentos de alguns pontos que estavam previstos na Lei n. 4.320/64.
A irresponsabilidade de governantes sempre causou grande déficit nas contas públicas. E dados recente mostram que o problema de gestão interna foi o grande responsável pelos números negativos que impactaram a sociedade.
Além da contabilidade pública ser uma ferramenta são só de tomada de decisão, mas também de transparência. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, a NBC T 16.22, Patrimônio e Sistemas Contábeis (2012 p. 10): O Sistema Contábil representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, avaliação, registro e controle e evidenciação dos atos e fatos da gestão do patrimônio público, que orienta e supri o processo de decisão. As normas estabelecem uma definição e classificam elementos patrimoniais da contabilidade pública.
Site: nucleoconhecimento.com.br/contabilidade/contabilidade-pública
De acordo com o Art. 101 e 103 da Lei nº 4.320/1964 as demonstrações Contábeis aplicadas ao setor público são: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstrações das Variações Patrimoniais, Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração do Resultado Econômico, Notas Explicativas. Conforme o site: cofen.gov.br
O contador é um profissional bem estratégico nos órgãos públicos, desde a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Quem escolher essa profissão vai orientar e auxiliar os gestores públicos, assim sendo, um cargo que envolve grande responsabilidade, pois vai estar em contato direto com as contas públicas. Envolve competências como: facilidade com números, organização, disciplina, visão analítica e raciocínio logico. E habilidades como: comunicação interpessoal e trabalho em equipe.
Entre os concursos públicos, as condições mais solicitadas nos editais estão:
Ser aprovado em concurso realizado pelas normas estabelecidas em edital, Ter nacionalidade brasileira ou naturalizado, Estar em dia com as obrigações eleitorais, se for do sexo masculino, estar em dia com o serviço militar, Ter os requisitos exigidos de sua formação, Ter a idade mínima de 18 anos, Ter aptidão física e mental e cumprir as demais determinações que cada edital pode impor. Quanto mais conhecimentos melhores serão as chances de se destacar no processo seletivo.

Continue navegando