Buscar

Atividade Reflexiva 2 - Unidade II - Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental Unidade II - Um Olhar sobre as Ciências Naturais no Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: 
	RGM: 
	Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual
	Data:26/02/2022
	Curso: Biologia 
	Disciplina: Prática De Ensino De Ciências Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental - 40h_turma_004_022022
A escola é espaço de mediação e resolução de diversos conflitos relacionados à educação e é tomando esse norte como ponto de partida que todo e qualquer professor deve tentar encontrar solução para problemas relacionados aos processos educacionais. 
A cidade de Imaginópolis possui conflitos que ultrapassam a esfera de resolutividade de uma escola e entram no âmbito criminal. Não cabe a escola e nem o professor resolver problemas relacionados à criminalidade ou até mesmo prevaricação de um servidor. 
Dentro do âmbito escolar existem alguns problemas que normalmente estão relacionados ao comportamento ou mesmo a convivência, o que é relativamente comum em espaços como esse e que ficam evidenciados quando o convívio aproxima as pessoas e os grupos. 
O fato é que a escola pode e deve institucionalizar um projeto de mediação de conflitos para que nessa oportunidade sejam criados espaços amplos de diálogo e a partir disso sejam extraídas formas de apaziguamento e melhorias na comunicação e nas relações. 
O projeto envolve a participação de todos dentro da escola para que haja a identificação da raiz dos conflitos e para que todos consigam entender a necessidade de aprender a mediar os problemas. 
Todos que atuam na escola devem entender que as práticas educativas devem estar centradas no diálogo e na mediação de conflitos. A formação na área de ciência ou em qualquer outra área não irá influenciar diretamente no conflito, mas a sua postura como profissional da educação, a clareza e a compreensão sobre a importância do seu papel enquanto educador terá grande relevância na formação de indivíduos mais tolerantes e uma consequente sociedade menos polarizada. 
Um tema bastante recorrente em uma escola é a violência que nesse ambiente muitas vezes se traduz em eventos que envolvem ameaças ou mesmo agressões verbais. Em diversas ocasiões é possível verificar que a carga emocional e o stress sucessivos desencadeiam diversos problemas psicológicos e podem comprometer diretamente o processo ensino/aprendizagem. 
É cada vez mais evidente que todos façam parte da solução, participem diretamente da formação e da educação dos alunos. A exclusão de qualquer grupo nesse processo sempre acaba trazendo consequências graves na formação. 
É imprescindível a ampliação de espaços de diálogo e mediação de conflitos para que qualquer tipo de violência seja desconstruída e os estudantes se tornem cada vez mais protagonistas de decisões. Isso os tornará mais responsáveis por suas atitudes em todos esses espaços. 
Referências
Vista do Violência e conflitos na escola: desafios à prática docente - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2192. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/2192/1363>. Acesso em: 26 fev. 2022.
Vista do Ensino de ciências: desafios à formação de professores. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8342/5998>. Acesso em: 26 fev. 2022.
Cartilha dos Direitos em Educação. Disponível em: <http://www.ipae.com.br/direitoeduca/cart_direit_educ.htm>. Acesso em: 26 fev. 2022.

Continue navegando