Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
Rafael Ramos da Cruz Nascimento - 213001333
 
Trabalho avaliativo referente ao AVA 2 
da 
disciplina de Marketing Digital
Salvador BA
 2022
Nos últimos anos podemos ver uma aderência maior das pessoas com envolvimentos em redes sociais, não seria errado dizer que tal envolvimento tem evoluído de tal forma ao ponto de essas pessoas adotarem uma espécie de “segunda vida” em suas redes sociais. Uma procura incessante de reafirmação e a necessidade de sempre pertencer a um certo grupo ou bolha social. 
Posso até dizer a frase acima em um tom derrogatório, porém estaria mentido se disse que a existência das redes sociais é a maior vilã da nossa comunidade, é um facto de que a sua existência simplificou em muito o contacto das pessoas, aproximou pessoas comuns aos seus ídolos e facilitou o acesso ao tipo de informação significativa e pertinente do mercado para os seus consumidores auxiliando então no processo de compra e venda e auxiliando ainda mais o girar da engrenagem do capitalismo.
Porém, ainda sim, a utilização das redes sociais tem sido deturpada pelos seus próprios usuários ao que diz respeito a sua utilização. Pessoas estão constantemente tentando fazer parte de um grupo seleto, ou então tentando se encaixar em certos padrões em busca de agradar o olho alheio, e essa busca incessante traz muitas consequências psicológicas para os seus usuários.
Mas respondendo as perguntas propostas pelo exercício:
Você viaja pensando em tirar fotos em ângulos ou formas que possam aumentar a quantidade de curtidas na sua foto? 
R: Quando viajo planejo sim em tirar fotos, mas não para ter curtidas, para falar a verdade eu uso muito pouco as minhas redes sociais para mostrar a minha vida pessoal ou se quer ver a vida das outras pessoas, tiro fotos para gerar memorias, e se for para mostrar a terceiros prefiro que seja em um álbum de fotos para a posterioridade.
O que acontece quando alguma foto que você compartilhou consegue uma quantidade muito acima do esperado? 
R: Devo dizer que me espanto de facto, e também devo dizer que sinto um certo senso de orgulho ou satisfação social sabendo que outras pessoas gostaram de algo que fiz ou de algum trabalho que eu produzi, é natural do humano gostar de ser “bajulado” até certo ponto.
Você se pergunta por que isso?
R: Nem por isso. Como disse antes, o humano tem uma apreciação pela arte de ser apreciado, todos nós gostamos de nos sentir os melhores em algo, sensação de ser “único” 
O resultado altera a maneira como você se vê? 
R: Existe sim a questão de autoestima, ser apreciado aumenta significativamente o como você se vê, pois te dá o que pensar o que as pessoas pensam de você e te faz esforçar pra alcançar as espectativas delas.
E quando o resultado fica muito abaixo do esperado?
R: Caso eu poste algo eu já imagino o pior tipo de resultado existente, que é ninguém gostar ou apenas família gostar (porque sabemos que “curtidas” de família é “curtida” de pena) por isso se não recebo um feedback positivo não fico tão espantado.
Mas isso em um ponto de vista como cidadão singular. Analisando em um ponto de vista empresarial, analisar as interações que a sua empresa tem com o seu público é primordial. Me utilizando como comparação, uma empresa não pode esperar o mínimo, quando uma publicação não tem o alcance almejado pode ter um resultado catastrófico no futuro dessa empresa, e uma empresa com pouca visibilidade pode não realizar a sua missão e muito menos alcançar a sua visão. 
E como deve uma empresa deve se comportar após analisar a sua base de curtidas orgânicas e patrocinadas? Devemos analisar com base da definição de cada tipo de curtida. Uma curtida Orgânica é uma curtida gerada por um usuário normal, como eu e você, já uma patrocinada é provida através de um investimento gerado pela empresa em busca de alcançar um maior público, bem não seria então uma “curtida” patrocinada, mas sim um “post” patrocinado, e como as empresas deveriam se comportar após analisar essas estatísticas? Simples, quando uma empresa publica um vídeo ou uma foto de um determinado produto ou serviço, as curtidas geradas vão demonstrar o possível interesse e fidelidade de seus consumidores e também atrair possíveis consumidores para o seu produto, gerar engajamento através das redes sociais é uma tarefa importante principalmente quando se esta investido ou patrocinando uma postagem. É beneficial para uma companhia ter um certo número de curtidas mesmo ainda sem o investimento, pois mostra o quão a empresa já atingiu, e diminui as preocupações na hora de lançar o produto pois já sabem que a margem de venda pode ser positiva mesmo sem a necessidade de um patrocinar essa mesma postagem. Porém pode acontecer que uma postagem de um produto ou serviço não receba uma boa quantidade de engajamento mesmo depois do investimento do patrocínio do post, isso mostra que o produto/serviço não é de interesse para o consumidor, e isso pode se mostrar preocupante para a empresa pois já se foi o valor para a produção do produto, entrega e divulgação. 
Em suma Um grande numero de curtidas através de uma postagem orgânica é beneficial, pode se considerar “lucro”, um grande numero de curtidas em um post patrocinado é o esperado, pois após investir na divulgação a empresa deve sempre esperar o melhor e sempre ter um ponto de vista mais otimista em relação, mas um baixo número de curtidas em um post patrocinado é preocupante e a empresa deve arranjar uma forma de tornar o produto/serviço mais interessante para o seu público ou mudar a sua estratégia de divulgação.
FONTE:
-https://escolamarketingdeacademia.com.br/diferenca-entre-post-organico-e-post-patrocinado/ 
-http://41.89.240.73/bitstream/handle/123456789/810/social-media-and-its-role-in-marketing.pdf?sequence=1&isAllowed=y 
-https://blog.wedologos.com.br/infografico-o-perfil-dos-brasileiros-nas-redes-sociais/

Mais conteúdos dessa disciplina