Buscar

Como a análise de desempenho no futebol tornou

Prévia do material em texto

Como a análise de desempenho no futebol tornou-se essa ferramenta tão poderosa?
O que é A Análise de Desempenho no Futebol?
Para que ela serve?
Qual é a importância dela?
Pessoas envolvidas no esporte já ouviram falar de SCOUT, mas muita gente nunca ouviu falar.
Scout é uma palavra de origem inglesa que quer dizer “olhar ao redor”, “inspecionar” e tem o significado global de analisar o desempenho dos atletas e equipes em um jogo ou treino.
Coletar números do jogo não é analisar!
Passes, finalizações, cruzamentos, desarmes, enfim, são vários ações anotadas para posteriormente serem analisadas.
A Análise de Desempenho no Futebol é um agregador ao esporte que busca otimizar o aproveitamento e performance, por meio de análises que se são por meio do registro e interpretação de informações.
Por isso, muitas vezes um analista de desempenho profissional é confundido com um cinegrafista. Pois a filmagem de jogos e treinos é constantemente utilizadas para registrar aquele momento para futura coleta de informações. Que serão categorizadas e analisadas. Assim, chegando ao treinador para aprimorar seus treinos ou decidir por possíveis melhorias na equipe durante os jogos.
Com esse material, o treinador consegue ver deficiências e decidir seu foco de trabalho de forma inteligente.
Os pontos fortes também são usados de forma estratégica. A equipe pode trabalhar para melhorar ainda mais esses pontos positivos e utilizá-los de maneira adequada durante os jogos.
Em resumo, a análise de desempenho no futebol é uma ferramenta poderosa.
A Análise de Desempenho começou a ficar famosa para o público leigo por meio do filme “Moneyball”. Em Português, chamado de “O homem que mudou o jogo”.
Esse filme de 2011 que foi dirigido por Bennett Miller, escrito por Steven Zaillian e Aaron Sorkin. Foi estrelado por Brad Pitt, Jonah Hill e Philip Seymour Hoffman.
O filme é baseado no livro Michael Lewis. Ele relata a história de vida de Billy Beane, que era gerente geral do time de baseball do Oakland Athletics. Na tentativa de Beane deixar o time competitivo para a temporada de 2002 de Oakland. A equipe estava totalmente falida e com a eminente saída dos principais jogadores.
Beane baseava as suas tentativas em uma análise sofisticada de análise estatística dos jogadores, o Scout.
Beane e sua equipe conseguiam analisar estatisticamente os jogadores. Avaliaram quais apresentavam um desempenho excelente e um preço abaixo do atletas famosos. Dessa forma, o time conseguiu uma sequência histórica de vitórias.
Esse tipo de estratégia para compra e venda de atletas, ou seja, uma prospecção de mercado é uma das vertentes da Análise de Desempenho no Futebol Brasileiro e denominada de MERCADO.
Na Europa, o Scout é usado a muito tempo, principalmente na Alemanha e na Inglaterra. No Brasil, é diferente: apenas alguns times usam efetivamente a análise de desempenho.
Em alguns grandes clubes brasileiros já se dispõem de um Departamento de Análise de Desempenho.
A análise de desempenho também pode ser utilizada a fim de analisar um adversário, sendo que essa análise permite ao técnico ter uma visão estratégica. É possível perceber, por meio das técnicas de análise, por onde o time adversário ataca mais, por onde ele é mais passível de ser atacado, por exemplo.
A análise de desempenho no futebol auxilia?
Além do mais, serve para analisar as diferentes situações de um time: quando se ganha, empata ou perde. Padrões de Comportamento podem ser observados ao longo de uma temporada ou de alguns jogos.
O artigo “Scout no Futebol: Uma análise estatística” do professor Dr. Laércio Luiz Vandite, relata que a necessidade de registro das atividades táticas e técnicas do jogo foi apresentada pela primeira vez em 1936. O processo de realização da Análise de Desempenho consiste em uma coleta de dados individuais e coletivos. Esses dados são utilizados em palestras para jogadores e comissão técnica.
Mas a análise de desempenho no futebol vai além dos dados quantitativos. Hoje usa-se até mais das técnicas de obtenção de dados qualitativos, ou seja, observacionais de caráter exploratório.
A ciência do esporte vem se desenvolvendo de forma que essas análises estão se sistematizando e modernizando. Fazem uma leitura da situação e é ferramenta eficaz na busca do padrão ideal.
Os softwares buscam dar informações também sobre os dados físicos do jogador. Esses dados são obtidos por meio de câmeras ou acessórios específicos que monitoram os jogadores durante cada partida. Normalmente, não se utiliza as imagens das transmissões televisivas, porque as transmissões normalmente acompanham o trajeto da bola. Essas imagens vão para empresas que fazer o “tracking”, que é uma análise da movimentação do jogador durante a partida, estabelecendo um traçado no campo.
Pode-se obter informações individuais do quanto caminhou, trotou ou correu, os locais do campo, acelerações e velocidades.
Atualmente, a profissão de Analista de desempenho no futebol é promissora e está de desenvolvendo muito. Se você é um apaixonado pelo futebol, essa pode ser a profissão ideal para você. Nos dias de hoje a análise de desempenho no futebol está crescendo muito por meio do Scouting.
Trabalhar com o que se gosta é sensacional, então, repito, se você é um apaixonado pelo futebol, trabalhar como analista de desempenho de algum time pode ser algo muito interessante.
Um profissional Analista de desempenho no futebol que é famoso e bem sucedido nos dias de hoje é Ricardo Pombo Sales. Mais de 20 anos de experiência na área do Treinamento Esportivo. Analista da Seleção Brasileira de Futebol Feminino nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Ouro Panamericano e Sul Americano com Mundiais FIFA. Um papel importante auxiliando os treinadores ao fazer planos que visam melhorias do time.
Se quiser saber mais, leia o Editorial de Derek Hernandes sobre o trabalho de Ricardo Pombo Sales e aprenda um pouco mais sobre analises: https://www.hudl.com/blog/performance-analyst-spotlight-ricardo-sales-brazilian-womens-national-soccer-team
Com as Olimpíadas esse ano, a análise de desempenho no futebol ficou mais visível nas mídias. A Seleção Brasileira de Futebol Feminino utilizou por meio de um aplicativo e isso virou notícia no Jornal Nacional.
O analista de desempenho da seleção registra o treino tático das jogadoras, de forma que os lances do jogo são registrados e as estatísticas são geradas. Leia mais sobre isso na matéria do G1, publicada em Julho desse ano: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/07/aplicativo-auxilia-treinamento-da-selecao-feminina-de-futebol.html
Se quiser saber um pouco mais sobre o trabalho do analista Ricardo Pombo Sales, leia também esse texto do globo esporte, também de Julho: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/futebol/noticia/2016/07/vesperas-dos-jogos-analistas-de-desempenho-de-eua-e-cia-somem.html
 
7 formas de entender as funções e atribuições de um analista de desempenho no futebol
Saiba quem é e quem não é o analista de desempenho no futebol e suas atribuições no dia-a-dia nos clubes e seleções.
Ver sua equipe vencer jogos e crescer é muito bom, não é mesmo?
Todos querem que suas equipes de futebol obtenham sucesso e que seja cada vez mais organizada em campo obtendo o maior sucesso a cada jogo.
Contudo, muitas vezes identificar os problemas a serem solucionados nos mais direntes aspectos dentro do clube pode ser muito difícil, ter informações preciosas que possam agregar o trabalho do treinador e sua comissão técnica além de informações a toda diretoria e administração.
Agora, ter um profissional especialista em levantamento de informações de atletas e do time o tempo inteiro, pode e vai auxiliar o treinador e clube a aprimorar as decisões positivas no dia-a-dia.
Posso até destacar as principais vertentes de levantamento de dados por esse profissional:
1. Análise de Atletas de forma individual
2. Análise de Treinos de forma individual e coletiva
3. Análise de Jogos de forma individual e coletiva
4. Compra e Venda de atletas para clubes e empresários
5. Detecção de Talentos
6. Análisedos Adversários
entre muitas outras vertentes de atuação.
Além disso esse profissional atua constantemente com as comissões técnicas e diretorias registrando e recolhendo informações para que posteriormente possam ser analisadas e enviadas para a tomada de decisão das pessoas as quais competem executar.
Então, mas quem é esse profissional?
Este profissional é o denominado analista de desempenho, o que me parece ser muito abrangente essa denominação, contudo, tradicionalmente este profissional irá ter como atribuição o registro e recolha de informações técnicas e táticas de uma equipe ou jogadores.
Então,
Quem é o Analista de Desempenho no Futebol?
Antes de falar quem é o analista de desempenho no futebol quero dizer QUEM NÃO É O ANALISTA DE DESEMPENHO.
Ele não é o:
1. Cinegrafista
Filmar um jogo e editar os lances não é analisar e sim registrar o evento. Muitas vezes o analista de desempenho é confundido com o cinegrafista por sempre estar portando uma câmera para filmar o treinos e jogos, mas isso é apenas uma parcela das rotinas de um analista exigindo usar desta filmagem para produzir dados, nalisar e transmitir ao treinador, atletas, diretoria, etc.
2. Observador
Existe uma grande diferença aqui e muitas vezes equivocada ao diferenciar os profissionais. Mas vamos lá! A Observação é uma das ferramentas que o analista utiliza-se para obter dados qualitativos previamente planejados e organizados para responder algumas perguntas sobre os atletas, equipe e adversários mas em uma parte do todo do processo exigindo complementações científicas e organizadas para gerar dados reais.
3. Programador
Configurar e programar softwares é uma das competências que o analista de desempenho terá de dominar para facilitar os processos dentro da análise com uso constante de tecnologias e suas otimizações de processos, mas por si só, necessitarão de leituras conceituais dos dados produzidos e interpretações as necessidades dos atletas e equipes de forma contextualizada.
4. Editor de Vídeos
Separar o lances da partida e gerar melhores momentos apenas facilita a observação dos momentos e fases do jogo ou mesmo lances dos treinos, entretanto, nenhuma análise foi produzida até então, contudo facilitará encontrar informações de forma mais rápida ao assistir por várias vezes esses vídeos.
5. Anotador
Fazer anotações da frequência dos acontecimentos do jogo apenas apresentam os números dos acontecimentos do jogo, como exemplo: passes certos e errados, escanteios, faltas, etc. São apenas números frios do jogo sem contextualizar o porque que e como acontecerema tais frequencias e associadas a algo que possa tornar mais relevante, ou seja, analisar mais profundamente as meras frequências que ocorrem em jogo e treino.
6. Estatístico
“Ciência é feita de fatos, como uma casa é feita de pedras, mas um acúmulo de fatos não é mais ciência do que um monte de pedras não é uma casa” Henri Poincare
A estatística será uma das ferramentas importantes ao analista, mas por si só não explicarão o futebol devido as imensas variáveis impossibilitadas de controlar.
7. TREINADOR
Opa! TOTAL ATENÇÃO!!!
Analista de desempenho NÃO é o TREINADOR.
Quem tomará as decisões referentes a equipe é o treinador.
O Analista de Desempenho tem por obrigação registrar, recolher informações, analisar e transmitir ao corpo técnico que terá como DECISOR o treinador.
Podemos sim auxiliar com informações no auxilio de propostas de construções de treinos e até mesmo estratéagicas, contudo, RESPEITANDO A HIERARQUIA.
Então, finalizo aqui dizendo quem é o Analista de Desempenho no Futebol!
O Analista de Desempenho no Futebol é o conhecedor aprofundado de conceitos e conteúdos do futebol moderno capaz de recolher dados quantitativos e qualitativos de treinos e jogos de forma individual e coletiva interpretando estes dados e transmitindo as informações que transformam de forma clara, objetiva e otimizada para o sucesso do grupo.