Buscar

Amostra de mapas mentais Mandado de segurança, etc.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modalides:
MI preventivo pode ser impetrado por pessoas naturais ou jurídicas que se afirmam titulares dos direitos das liberdades ou das prerrogativas constitucionais. 
MI coletivo de acordo com o art. 12 da Lei nº 13300/2016 pode ser impetrado pelo Ministério Público, por partido político com representação no Congresso Nacional, por organização sindical, entidade de classe ou associação e pela Defensoria Pública, observando as especificações legais.
A posição adotada pelo STF atualmente quanto aos efeitos da decisão foi constituída a partir de 2007, quando o STF reuniu três MI’s coletivos que tratavam do direito de greve do servidor público.
Decidiu a corte que, enquanto não fosse editada a lei regulamentando direito do servidor público, deveria ser aplicada analogicamente a lei de greve de iniciativa privada. É erga omnes.
Art. 5º, LXIX, CF – “conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas-corpus ou habeas-data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.”
 
Tem natureza jurídica de ação constitucional, e no plano infraconstitucional tem natureza de ação civil de procedimento especial.
Celeridade (art. 20 da Lei n º 12.016/19)
Não se admite dilação probatória
Ataca ato ilícito de autoridade (comissivo ou omissivo)
Espécies:
MS preventivo quando há séria ameaça a direito líquido e certo.
MS repressivo quando a lesão já ocorreu com o prazo decadencial de 120 dias, contados da ciência, pelo interessado, do ato que se deseja impugnar. 
Modalides:
MS individual 0 impetrante é o titular do direito líquido e certo, como uma pessoa natural, as universalidades de bens, a pessoa jurídica nacional ou estrangeira. Surgiu em 1934.
MS coletivo pode ser impetrado por (art. 5º, LXX) :
Partido político com representação no Congresso Nacional, ainda que apenas em uma das casas legislativas.
Organização sindical, entidade de classe e associações legalmente constituídas, desde que em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses dos seus membros ou associados. 
Súmula nº 629: A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes.
Os direitos protegidos pelo mandado de segurança podem ser coletivos ou individuais homogêneos.

Continue navegando