Buscar

Projeto de PPE1 - Larissa Bianchi

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO DE SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO (SSE)
LARISSA DE SEABRA PEREIRA BIANCHI
Projeto para PPE1
NITERÓI
2021
LARISSA DE SEABRA PEREIRA BIANCHI
Projeto PPE1
Trabalho apresentado na disciplina Pesquisa e Prática Educativa 1 do segundo período de 2021 do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, como parte dos requisitos para conclusão da disciplina.
Orientador: Prof. Dra. Denise Brasil Alvarenga Aguiar
NITERÓI
2022
 Introdução 
O presente trabalho apresenta uma proposta de projeto a ser realizado com alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual ou municipal. As turmas seriam compostas, em sua maioria, por estudantes de classes média baixa entre 13 e 14 anos. 	Comment by Denise Brasil Alvarenga Aguiar: Qual conceito usou para fazer essa previsão?
O projeto se constitui em uma série de atividades curtas a serem aplicadas durante o estágio obrigatório como complemento da aula dada pelo professor. As atividades seriam de leitura e escrita, o objetivo do projeto é gerar interesse pela literatura e escrita criativa com a criação de um livro com compilado de histórias escritas pelos alunos.
A justificativa para esse projeto ocorre pela observação da necessidade de uma mudança no paradigma sob o qual a literatura escolar é aplicada. As ideias presentes neste projeto podem ser aplicadas no ensino de qualquer língua, não só de aulas de Portugues, tendo em vista a licenciatura plena da aluna em Francês e Portugues.
É imprescindível que alunos do ensino fundamental e médio tenham interesse pela leitura como forma de entretenimento, que tenham conhecimento de novos estilos literários assim como literaturas contemporâneas além das clássicas ensinadas nas escolas.
Objetivos
O projeto pretende cumprir dois principais objetivos: 1) ampliar a noção dos alunos acerca de contos mostrando suas características e como eles podem se influenciar e 2) demonstrar que a língua se realiza dentro de um contexto sócio-histórico, que é fundamental para que uma mensagem seja adequadamente compreendida. 	Comment by Denise Brasil Alvarenga Aguiar: Formulação vaga.
Como objetivos gerais o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, visando a literatura contemporânea, a fim de gerar interesse pela leitura. Desenvolvimento e produção de um projeto de escrita criativa. Apresentação da carreira de escritor.
Fundamentação teórica 
A fundamentação teórica que norteou a formulação deste projeto adveio da obra O Texto na Sala de Aula de Geraldi, J W e O que está em jogo na leitura hoje em dia de Michele Petit.
A partir da obra o Texto na Sala de Aula vemos que no ensino da literatura, alunos são expostos a obras clássicas como Inocência de Visconde de Taunay, O Alienista de Machado de Assis, Iracema de José de Alencar assim como obras “que de certa forma dão conta dos sentimentos e das atitudes que a escola pretende consolidar nas crianças: a generosidade, o otimismo, o espírito de renúncia, a piedade, a obediência, etc.” (GERALDI p.66) Muitos desses livros apesar de serem devidos à sua qualidade e estilo são antigos e muitas vezes não geram interesse no jovem pela leitura. Vivemos uma época onde tivemos um grande aumento na atividade de leitura como entretenimento, na lista de mais vendidos na Veja vemos alguns exemplos de livros infanto-juvenil como Conectadas de Clara Alves, Harry Potter de J.K. Rowling, Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas entre outros.
Como comentado por Geraldi, os alunos não têm direito de escolha sobre livros ou autores que serão lidos no ano escolar ele comenta que a escolha dos livros clássicos antigos pelos professores pode ser dada por vários motivos, como por exemplo autores que “se habituaram por força da sua formação, da tradição, da profissão e da imposição e que para eles não significam risco algum [...] por terem já sido consagrados, trazem consigo o peso da autoridade e a certeza da impunidade.” (GERALDI p. 67) Entretanto, esses professores não levam em consideração a vida extra-escolar de cada aluno e a diferença entre cada turma, muito menos a discrepância tempo-espacial entre a educação escolar do docente e de seu aluno.
Ao fazer trabalhos de produção escrita na escola muitas vezes não se pratica uma escrita criativa, e como comentado no texto, “na escola não se escrevem textos, produzem-se redações [...] não se lêem textos, fazem-se exercícios de interpretação e análise de textos”(GERALDI p. 71). E por conta disso, tive a ideia de criar esse projeto.
	Ao estudar o texto da Michele Petit, ela comenta que “em especial na adolescência, a leitura pode ocupar um papel formador, capaz de mudar os rumos da vida e reorganizar os pontos de vistas, ao nos mostrar que estamos experimentando afetos, tensões e angústias universais.” (PETIT, 2008: 50) os tornando mais adeptos a entender e avaliar os problemas do próximo em comparação com os próprios.
Para Petit, a literatura permite, além da apropriação da língua, um entendimento das experiências vividas, afinal, “(...) quanto mais formos capazes de nomear o que vivemos, mais aptos estaremos para vivê-lo e transformá-lo.” (PETIT, 2008: 71). Aumentando a possibilidade e apresentando oportunidades aos nossos alunos, tratando da importância da literatura para a construção de si mesmo.
Por conta disso, a leitura é importante quando mostra ao indivíduo que é possível “[...] sair do caminho que tinham traçado para ela, escolher sua própria estrada, [...] ter direito a tomar decisões [...], em vez de sempre se submeter aos outros.” (PETIR p. 100).
Metodologia
	A aplicação do projeto durará 5 encontros, onde nos dois encontros iniciais faremos apenas leitura de contos curtos e os três finais voltados a leitura e produção escrita.	Comment by Denise Brasil Alvarenga Aguiar: Vocábulo que indica lugar.
Na primeira aula fariamos a leitura dos contos A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade e Perplexidade, de Maria Judite de Carvalho. Seguido de uma reflexão em grupos de 4 alunos ou em turma dependendo do tamanho e característica da turma, na reflexão em grupos um aluno seria escolhido como representante e falaria um pouco sobre o que o grupo discutiu, o que eles entenderam dos contos, quais gostaram mais, se acharam os contos muito curtos ou não. 	Comment by Denise Brasil Alvarenga Aguiar: O texto precisaria de uma revisão.
Na segunda aula, seguiria para apresentar aos meus alunos a plataforma Medium, onde pessoas ao redor do mundo escrevem e postam contos ou reflexões. A partir desse princípio, distribuiria 2 contos para serem discutidos em grupos de 4, diferentes da aula anterior. Por ora de S. Paiva e Não sei onde as palavras foram de Beatriz coragem. Nessa reflexão os alunos devem perceber se tem algo de errado com o eu-lírico, se ele compartilha emoções no texto e como os alunos se sentiram ao lerem o texto, com um representante me passando o que foi discutido.
Na terceira aula, eu iniciaria o trabalho de escrita com os alunos, pediria para eles pensarem na raiva e no amor e me dessem exemplos de atividades em seu cotidiano que geram raiva e amor, pediria para escolherem uma dessas emoções para trabalharem. Para auxiliá-los pediria para pensarem em alguma coisa que aconteceu no último mês que os fez sentir raiva ou amor e tentar expressar esse sentimento no papel. Eu escolheria as redações para lê-las, e pediria para os alunos discutirem em grupo rapidamente o que foi mais fácil de escrever para eles (amor ou raiva), e se eles sentirem a vontade para compartilhar o que escreveram que o façam.
Na quarta aula eu devolveria as redações aos alunos apenas com correções gramaticais e com comentários positivos sobre suas produções, tendo em vista que é um trabalho de escrita criativa e a intenção é que eles se sintam seguros para escrever o que sentem ou pensam. Nesta aula, mostraria aos alunos alguns livros famosos que viraram filme ou série levando-os para a sala de aula para os alunos folhearem. Desses livros levariaum exemplar de Barraca do Beijo (Beth Reekles), Jogos Vorazes (Suzanne Collins), Blade Runner (Philip K. Dick), Com Amor Simon (Becky Albertalli), A Teoria de Tudo (Jane Hawking) entre outros. A intenção é ter um livro para cada 4 alunos, nesta aula eu pediria para os alunos analisarem a capa do livro, a contra capa e as primeiras 3 páginas do primeiro capítulo, pediria para o representante repassar o que foi discutido no grupo, o que eles acharam do livro, do que se trata e se eles já viram o filme. No final da aula daria uma cópia do primeiro capítulo ou das primeiras 10 páginas do livro, para os alunos levarem para casa caso queiram terminar de ler o que começaram em sala de aula.
Na quinta e última aula eu pediria para os alunos compartilharem o que acharam caso tenham lido o primeiro capítulo do livro apresentado na aula anterior, ou se viram o filme após a nossa conversa e o que acharam do mesmo. Após a breve discussão, apresentaria o projeto pedagógico da criação de um livro contendo uma coletânea de produções estudantis, e pediria para os alunos trabalharem em um esboço do que poderia se tornar a história presente no livro da turma. Daria a eles total espaço criativo, comentando que podem escrever contos de até duas páginas sendo eles fanfics, histórias originais, ou reflexões de acontecimentos diários, podendo ser também a produçao corrigida da produção da terceira aula, reforçaria que as histórias serão lidas pelos outros alunos e para isso precisam escrever algo que se sentiriam à vontade para compartilhar com os colegas. Pediria para os alunos levarem as redações para casa para finalizarem e recolheria na próxima aula.	Comment by Denise Brasil Alvarenga Aguiar: Redação?
Cronograma das atividades:
Referências bibliográficas
PETIT, Michele. “O que está em jogo na leitura hoje em dia”. In: ______ Os jovens e a
leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34,
2008. 
GERALDI, J.W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001. 
Os Livros mais vendidos Disponível em: 
https://veja.abril.com.br/livros-mais-vendidos/infantojuvenil/ Acesso em 27 de janeiro de 2022
CARVALHO, Maria Judite de. Perplexidade. Disponível em: 
http://cvc.instituto-camoes.pt/contomes/09/texto.html Acesso em 27 de janeiro de 2022
ANDRADE, Carlos Drummond de. A Beleza Total. Disponível em: 
http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/cronicas/4766/a-beleza-total#:~:text=Nascera%20assim%2C%20este%20era%20o,corpo%20e%20ficou%20pairando%2C%20imortal. Acesso em 27 de janeiro de 2022
PAIVA, S. Por ora. Disponível em:
 https://kspaiva.medium.com/por-ora-r-4c4810e993c6 Acesso em 27 de janeiro de 2022
CORAGEM, Beatriz. Não sei aonde as palavras foram. Disponível em: 
https://medium.com/beatriz-escreve/n%C3%A3o-sei-aonde-as-palavras-foram-c4c39b347e94 Acesso em 27 de janeiro de 2022

Continue navegando