Buscar

Ferramentas de Qualidade e Gestão Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rodrigo Castilho 
1) O Programa 5S impacta na organização e gestão da empresa, ajudando a na reorganização, melhoria de qualidade de vida do ambiente e das equipes, além de facilitar a identificação dos materiais e a encontrar e descartar os materiais que não serão mais utilizados. Ou seja, melhorando os indicadores de desempenho da empresa.
2) Benchmarking é a identificação e pesquisa de empresas que sejam excelentes em alguns aspectos, podendo ser copiado ou adaptado. Já o Benchmark é a empresa que serve de exemplo, quando presta um trabalho excelente. Ou seja, benchmarking é a estratégia para identificação dessas empresas e benchmark é o adjetivo dado para as essas empresas identificadas.
3) “O benchmarking nada mais é do que copiar o processo do seu concorrente”. A fase não está de toda errada, mas pecou quando disse “nada mais é”. Realmente, utiliza-se do benchmarking para poder avaliar e as vezes até mesmo copiar o processo das empresas identificadas. Porém não é apenas isso. Muitas das vezes fazem-se uma adaptação do processo a fim de ficar melhor do que o benchmark analisado, mantendo os pontos fortes do seu processo e incrementando os pontos que faltavam. Logo, o foco mesmo do benchmarking é a aprimoração e não a cópia de um processo.
4) Em meio a vários exemplos expostos nas apresentações em sala de aula, podemos perceber, na pratica, que as ferramentas de qualidade têm ajudado muito as empresas a se desenvolverem e melhorarem seus processos, obtendo resultados melhores e mais eficientes. Temos ferramentas para análise de pequenos problemas recorrentes que podem acarretar problemas maiores, obtenção da variação geral de dados de um processo, diagramas que disponibilizam as possíveis causas e efeitos de um problema para melhor analise futura e outras. Uma das ferramentas mais comentadas foi a metodologia ágil SCRUM, dividindo as equipes da empresa em pequenos times, melhorando assim a entrega das features prioritárias, diminuindo o conflito com os clientes e abrindo mais portas para futuros clientes. Outra forma utilizada em uma das empresas apresentadas, foi a centralização dos tickets em uma única plataforma de organização, melhorando assim a métrica de atendimentos e a organização como um todo. A questão é que apenas pensamos em melhorar o rendimento de uma empresa, com mais pessoas trabalhando e maior agilidade nas realizações, mas uma boa gestão é essencial para o andamento eficiente e eficaz de uma empresa de sucesso.
5) Ao contrário da melhoria continua a Reengenharia parte de cima para baixo gerando mudanças muito rápidas e de difíceis adaptações por parte de muitos funcionários dentro de uma empresa, ela tem um alto custo, pois pouco do que existe é mantido. Exigem bastante conhecimento e treinamento por parte dos gestores. Ela provoca grandes mudanças em uma empresa, mas bem realizado pode promover grandes resultados. Já a melhoria continua ao contrário da Reengenharia não necessita de altos investimentos nem é realizada em curto espaço de tempo, os processos são realizados aos poucos e é um trabalho continuo onde se procura aprimorar os processos dia a dia.

Continue navegando